A conferência de imprensa dada por Leonardo Jardim é um daqueles momentos que, para mim, definem um profissional. Tentarei passar em revista as passagens mais significativas dum texto que será, sempre, para memória futura...
"Tenho 38 anos e o Sporting foi quatro vezes campeão nesse período."
Frase pouco agradável, mas que revela a realidade do nosso clube nas últimas décadas. Representa a dimensão da tarefa que espera os responsáveis do clube e deveria unir os sportinguistas para o reerguer das nossas cores...
"Ao contrário de outros clubes, que têm uma posição e estrutura já sedimentada no futebol, nós estamos a começar do zero."
Uma vez mais, uma constatação que nos obriga a vislumbrar a dificuldade da tarefa que temos pela frente.
"Sobre o que vamos atingir na próxima época não é coisa que me preocupe neste momento. Estou mais interessado no processo..."
A realidade é que o Sporting, antes de mais, tem de entregar-se a uma fase de profundo trabalho. Antes de perspetivar metas é preciso implementar esquemas de trabalho e conduzi-los com afinco.
"Mais importante que o modelo de jogo é criar uma dinâmica positiva."
Os esquemas táticos definem a estrutura da equipa, mas não servem para definir a sua identidade.
Leonardo Jardim era, desde há algum tempo, o meu preferido para liderar a nossa equipa. A conferência de imprensa de ontem espelha o porquê dessa inclinação. É um profissional atento que parte para a sua tarefa após análise concisa da realidade. Alia a essa capacidade uma ambição indisfarçável (o que, por vezes, o torna incómodo).
O binómio lucidez/ambição tem construído a sua carreira. Espero que o Sporting seja "o" passo para a sua afirmação como um dos melhores técnicos portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário