-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Leões de Sempre - Luís Figo

Luís Figo foi um dos melhores jogadores da sua geração, marcando uma época com o seu futebol de enormíssima qualidade, tornando-se referência incontornável do futebol português contemporâneo.

Figo começou a dar os primeiros passos no futebol sénior do Sporting na ressaca da extraordinária vitória no Campeonato do Mundo Sub-20. À data, Emílio Peixe (eleito melhor jogador da competição) era o expoente máximo dessa geração; mas foi Luís Figo a "pegar de estaca" denotando uma maturidade incomum para a sua idade.

E enquanto Peixe definhava (vítima talvez da "extinção" do líbero), Figo assumiu-se jogador de alto gabarito em quatro épocas de leão ao peito. Titular indiscutível num conjunto onde pontificavam jogadores como Valckx, Balacov ou Paulo Sousa; Luís Figo cresceu para uma dimensão que o campeonato português não alcançava.

Em 1995 assinou pelo fortíssimo Barça de Cruyff (após um processo atribulado que lhe vetou a entrada em Itália - devido a uma duplicação de contratos com Juventus e o Parma). Uma vez mais, a tenra idade não impediu de ser imprescindível desde o primeiro momento; ofuscando jogadores como Hristo Stoichkov ou Bakero.

Cinco anos blaugrana, Figo assinou, em 2000, uma das transferências mais polémicas do mundo do futebol, transferindo-se para o Real Madrid a troco de mais de 50 milhões de euros. A fama de pesetero não mais o abandonou, mas foi em Madrid que Figo conquistou o título de melhor jogador do Mundo.

Em 2005, chega finalmente ao calccio, assinando pelo Inter de Mancini, onde ainda fez três épocas de grande nível. Retirou-se das competições em 2009, embora permaneça ligado ao clube interista.

Infelizmente, Luís Figo não terminou a carreira em Alvalade, como seria desejável. Faltou alguma vontade por sua parte, mas, sobretudo, arrojo nas diferentes direções que passaram pelo clube. Mas isso não o invalida como um dos melhores produtos made in Alvalade!


Sem comentários:

Enviar um comentário