Carlos Jorge Marques Caldas Xavier nasceu a 26 de janeiro de 1962. Partilhou o berço com outro jogador leonino, Pedro Xavier.
Apareceu na equipa principal do Sporting em 1980, conquistando, no ano seguinte, o título nacional. Nessa altura, jogava a central, assumindo a titularidade com Eurico.
Depois dum começo absolutamente promissor, Carlos Xavier entrou numa fase menos conseguida da sua carreira (a quem não terá sido alheio o período conturbado em que o Sporting também caiu). Chegou a ser emprestado à Académica, em 86, mas depressa regressou a Alvalade; onde o brasileiro Marinho Peres viu no seu virtuosismo técnico uma peça importante no lado direito da defesa leonina.
Após quatro épocas em bom nível, deixa Alvalade na companhia de Oceano, vinculando-se aos bascos da Real Sociedade, onde espalhou o perfume do seu futebol durante três temporadas. Regressou a casa para o ocaso da sua carreira, finda em 95/96 (onde curiosamente evoluiu no meio campo, batendo o seu recorde de golos marcados numa só temporada - 8).
Carlos Xavier foi uma marca da excelência da formação leonina. Transpirou classe nas diferentes funções do campo e marcando uma era no Sporting.
Sem dúvida, um menino destes hoje dava-nos um jeitão.
ResponderEliminarLembro-me bem dele.