-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Vem ai a fase decisiva da época



Decorridas que estão 22 jornadas do campeonato, entramos na semana em que regressam as competições europeias, com o Benfica na Liga dos Campeões e o Sporting e o Porto na Liga Europa a terem que redobrar esforços no sentido de conseguirem fazer a melhor gestão possível do plantel com dois jogos por semana.

O Sporting parte com uma pequena (mas preciosa) vantagem de 3 pontos sobre Benfica e 6 sobre o Porto, pelo que esta vai ser definitivamente uma corrida a três em que a margem de manobra para deslizes será mínima.


Naturalmente que, se algumas das equipas for eliminada nesta ronda das competições europeias, ficará com uma gestão de calendário bem mais facilitada, mas acredito que, pelos milhões e prestígio envolvidos, todos eles quererão ir longe nesta aventura europeia.

No que diz respeito ao campeonato, todos vão ter jogos difíceis pela frente, sendo que, das 12 jornadas que faltam disputar, todos repartem da mesma forma o número de jogos em casa (6) e fora (6).

Quanto ao grau de dificuldade, é sempre difícil fazer uma avaliação e tentar "adivinhar" quais serão os testes mais difíceis na caminhada rumo ao título, mas, ainda assim, seleccionei os 6 jogos de cada um que me parecem ser os mais complicados:

SPORTING
Guimarães, fora (24.ª)
Benfica, casa (25.ª)
Estoril, fora (26.ª)
Belenenses, fora (28.ª)
Porto, fora (32.ª)
Braga, fora (34.ª)

A recepção ao Benfica e as visitas ao Porto e a Braga serão os grandes testes de fogo do Sporting. Com um grau de dificuldade também elevado, destaco ainda as deslocações a Guimarães, Estoril e Belenenses.

BENFICA
P. Ferreira, fora (23.ª)
Sporting, fora (25.ª)
Braga, casa (28.ª)
Rio Ave, fora (31.ª)
Guimarães, casa (32.ª)
Marítimo, fora (33.ª)

Depois de já ter jogado com o Porto, o Benfica tem agora como jogos mais complicados a visita ao Sporting e a recepção ao Braga. No entanto, tem ainda que se deslocar a casa do P. Ferreira, Rio Ave e  Marítimo, campos tradicionalmente complicados. Pelo meio, ainda que seja na Luz, terá que defrontar o Guimarães que este ano está na luta pelos lugares europeus.

PORTO
Belenenses, fora (24.ª)
Braga, fora (25.ª)
Setúbal, fora (27.ª)
P. Ferreira, fora (29.ª)
Sporting, casa (32.ª)
Rio Ave, fora (33.ª)

Naturalmente que o maior grau de dificuldade será a recepção ao Sporting e a visita a Braga, mas as deslocações a casa do Belenenses, Setúbal, P. Ferreira e Rio Ave serão também de elevado grau de dificuldade.

Mas tudo isto são meras análises "condenadas ao fracasso", porque vão certamente existir surpresas onde menos se espera. É precisamente naqueles jogos teoricamente mais fáceis que as equipas acabam por facilitar e acabam por ocorrer os grandes deslizes, como é exemplo disso a recente derrota do Porto em casa frente ao Arouca, ou os empates do Sporting em casa frente ao Tondela e Rio Ave.

Uma coisa é certa, vamos ter um dos campeonatos mais emocionantes das últimas décadas, com uma corrida a três em que eu espero que no final o campeão seja o Sporting!


1 comentário:

  1. Uma coisa é certa, durante esta época sempre fomos superiores a todos os adversários em todos os jogos, tirando aquela equipa que geralamente actua de negro e que pode decidir os jogos quando lhe apetecer, e que já nos tentou tramar várias vezes (salta-me á memória a arbitragem de um paquiderme chamado Cosme), mesmo assim temos conseguido vencer.

    Este campeonato será ganho por nós com sangue, suor e lágrimas, disso não tenho dúvidas, temos equipa para isso, temos treinador para isso e sempre tivemos adeptos para isso...somos o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar