-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A evolução segura de Iuri Medeiros


Nome: Iuri Medeiros
Clube: Moreirense (emprestado até final da época)
Nascimento: 1994/07/10 (21 anos)
Posição: Extremo ou segundo avançado
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 174 cm
Peso: 66 kg
Contrato: até 30/06/2019
Cláusula de Rescisão: 45 milhões de euros

Iuri Medeiros está no Sporting desde a época 2004/05, sendo internacional Sub-21 por Portugal e com um longo percurso nas selecções jovens portuguesas.

Este jovem produto da formação verde e branca tem algumas características que nos fazem acreditar que estamos na presença de mais uma estrela "made in Sporting". Tudo indica que, a breve prazo, será um caso sério na equipa principal do Sporting.

Apesar de ser um jogador com um aspecto algo franzino, destaca-se pela enorme raça com que se entrega ao jogo. É bastante persistente na disputa dos lances e faz prevalecer a sua agressividade na disputa das bolas divididas.

Joga habitualmente na posição de extremo, mas consegue surgir muitas vezes em posição de remate, graças à sua capacidade de fazer diagonais para o centro do terreno, onde se destaca também pela boa capacidade de remate de meia distância e que esta época já lhe valeram 9 golos ao serviço do Moreirense.

A criatividade e a propensão para fazer passes de rotura são outras das características pelas quais se distingue. Prova disso são as 7 assistências para golo que já fez esta época.


Depois de na época passada ter feito a primeira parte da época no Sporting B, onde disputou 18 jogos e marcou 2 golos, foi transferido no mercado de inverno para o Arouca, onde atingiu um bom desempenho e foi uma opção regular na equipa, tendo somado 18 jogos e 3 golos.

Ainda assim, o Sporting optou por efectuar um novo empréstimo e o jogador seguiu esta época para Moreira de Cónegos, onde o objectivo era poder jogar com mais regularidade e poder dar continuidade à sua evolução e atingir um nível compatível com o talento que já demonstrou possuir.

A aposta dos responsáveis do Sporting revelou-se muito acertada e os números que Iuri Medeiros apresenta esta época são impressionantes, sobretudo se considerarmos que o Moreirense é uma equipa que ocupa um modesta 14.º lugar na tabela classificativa e que luta pela manutenção no escalão maior do futebol nacional:

25 jogos disputados (22 titular + 3 suplente utilizado)
9 golos marcados (7 dos quais no campeonato)
7 assistências para golo (6 das quais no campeonato)
1.740 minutos de jogo acumulados
Apenas 2 cartões amarelos

Um destaque para o facto de 4 dos 9 golos terem sido marcados ao Benfica (2) e ao Porto (2), o que revela uma outra característica interessante: é um jogador que não se esconde e deixa a sua marca nos jogos mais difíceis.


Podemos naturalmente questionar se o jogador não poderia ter sido resgatado neste mercado de inverno e, à semelhança do que aconteceu com o central Rúben Semedo que estava emprestado ao Vit. Setúbal, ter regressado mais cedo a casa para fazer a segunda parte da época em Alvalade e ser assim mais uma opção no plantel às ordens de Jorge Jesus.

Eu pessoalmente considero que essa não seria a melhor opção. Iuri Medeiros é um jogador que está numa fase decisiva de crescimento e de afirmação, onde é fundamental jogar com regularidade. Isso é precisamente o que está a acontecer no Moreirense e os golos, as assistências e os bons desempenhos são o reflexo natural desse mesmo crescimento competitivo.

O regresso prematuro a Alvalade seria interessante na perspectiva de poder dotar a equipa de Jorge Jesus com mais uma opção, mas dificilmente o jogador se iria afirmar como titular e é quase certo que iria ter pouco tempo de jogo. Será que isso seria bom para a sua evolução?

Temos que pensar neste jogador como um valor seguro que está a fazer um percurso idêntico ao que fizeram jogadores como João Mário, William Carvalho ou até Adrien Silva que foram emprestados, jogaram com regularidade e destacaram-se de tal forma que depois regressaram a Alvalade para poderem então assumir um papel de protagonismo no plantel.

Certamente que é isso que vai acontecer com este jovem jogador e tudo indica que, na próxima época, teremos mais uma craque a espalhar magia em Alvalade.

1 comentário:

  1. Iuri está com uns números muito interessantes e está-lhe a fazer bem o empréstimo, cresceu como jogador, eu notava que nas camadas jovens e na equipa B, ele pensava que era a vedeta e não se esforçava, queria só a bola no pé, este empréstimo tem sido um banho de humildade que lhe marcará o futuro próximo.

    Quase de certeza que Iuri fará parte dos planos de Jesus para a próxima época e poderei dizer "quando se tem um Iuri desta categoria na forja e pronto a lançar, para quê pensar em carrillo?"

    ResponderEliminar