-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Gelson Martins, uma estrela em ascenção

Dia 14/08/2015, primeiro jogo do Sporting no campeonato, época 2015/2016. Deslocação ao terreno do Tondela, equipa recém promovida à Superliga e onde o Sporting queria começar da melhor maneira a sua caminhada na nova época.

Depois de João Mário ter colocado o Sporting em vantagem aos 15', Luís Alberto empatou aos 58' para a equipa da casa e, com o aproximar do final da partida, tudo indicava que o empate seria o resultado final. O relógio marcava precisamente os 90' quando Jorge Jesus decide fazer uma última substituição na tentativa de vencer o jogo: faz entrar o jovem Gelson Martins para o lugar de João Mário, naquela que seria a estreia no campeonato deste jovem de 19 anos formado na Academia Sporting (a estreia na época tinha sido uma semana antes na Supertaça quando entrou também no período de descontos).


Pouco tempo depois de entrar em campo, o irrequieto extremo sofre uma falta merecedora de grande penalidade que viria a ser convertida por Adrien Silva. Estava feito o golo da vitória leonina e selada da melhor forma a estreia de Gelson Martins no campeonato.

Desde essa dia, passou precisamente meia época e amanhã o Sporting defrontará novamente o Tondela, desta vez em Alvalade.

Mas o que fez então Gelson Martins neste período de tempo?

Participou em 26 dos 30 jogos realizados pelo clube, tendo alinhado em todas as competições e somado 1.278 minutos (média de 49' por jogo). Conseguiu ainda marcar 4 golos e realizar diversas assistências.


É neste momento o 6.º jogador mais utilizado no plantel, o que demonstra a forma como Jorge Jesus decidiu apostar neste jovem jogador.

Podemos dizer que Gelson é a arma secreta preferida do treinador, uma vez que apenas foi titular em 9 dos jogos disputados, tendo sido suplente utilizado nos restantes 17 jogos disputados.  O jogador mais vezes chamado para desbloquear os jogos difíceis, como foi disso um bom exemplo o último jogo em Alvalade contra o Braga, no qual Gelson entrou ao intervalo e catapultou a equipa para uma segunda parte demolidora em que a equipa deu a volta ao resultado de 0-2 para 3-2.


Jorge Jesus percebeu de imediato que estava ali um diamante pronto para lapidar e não mais abriu mão deste jovem e talento extremo. Está a fazer uma excelente integração do jogador, sabendo que existem sempre riscos neste processos de transição para um plantel sénior que compete ao mais alto nível semana após semana.


Creio que podemos afirmar que estamos na presença de um talento ao nível dos melhores que o Sporting já produziu. Com apenas 20 anos, Gelson Martins promete ser um verdadeiro caso sério do futebol português e mesmo que por muitos não seja ainda considerada uma estrela (ao nível de outras estrelas cadentes que por ai vão nascendo...), parece-me que já justificava uma chamada à selecção nacional.

Está no sítio certo para poder crescer de forma sustentada, sem ter que queimar etapas para agradar às bancadas ou a empresários e poder tornar-se um jogador de top mundial.

Força Gelson! Grande Leão!

1 comentário:

  1. Gelson é extremo puro, é gazua, tem o carimbo da academia do Sporting, é um jogador que vai ser craque e já é um extremo a ter muito em conta, tem entrado em momentos adversos e com a sua velocidade estonteante tem resolvido problemas que carrillo decidiu criar, aliás, neste momento é caso para perguntar - "quem é carrillo?"

    Antes de Gelson, estreou-se outra enorme promessa, de futebol requintado e um jovem a quem alguns entendidos auguram um futuro brilhante, Matheus Pereira, por isso em Alvalade não há cubos mágicos mas há uma academia que potencia e cria grandes jogadores.

    É como diz a célebre frase - "uns têm...outros não!"

    ResponderEliminar