Nome: Bryan Jafet Ruiz Gonzalez
Nacionalidade: Costa Rica
Nascimento: 18/08/1985
Altura: 188 cm
Peso: 80 kg
Internacionalizações A: 85 jogos / 20 golos
Posição: Avançado / Médio Ofensivo (pé esquerdo)
Clube actual: Sporting Clube de Portugal
Custo de aquisição: +/- 1M €
Contrato: 2018/06 (cláusula de 60 M €)
É esta a ficha técnica daquele que considero ter sido o melhor reforço do Sporting para a época 2015/2016!
Aos 30 anos e depois de passagens pela Bélgica (Gent), Holanda (Twente e PSV) e Inglaterra (Fulham), o internacional costariquenho decidiu dar continuidade à sua carreira em Portugal e em boa hora o fez, pois tem-se revelado decisivo para o bom desempenho da equipa.
Para quem duvidava da sua condição física ou achava que a idade não lhe permitiria atingir um patamar ao nível daquilo que já conseguiu ao longo da carreira, a resposta não podia ser mais esclarecedora:
Com praticamente metade da época decorrida, Bryan Ruiz contabiliza 25 jogos (dos quais 22 a titular) e 1.909 minutos (cerca de 75 minutos por jogo), ao longo dos quais marcou 6 golos e fez 5 assistências.
É, neste momento, o 5.º jogador mais utilizado no plantel, apenas superado por Rui Patrício (25 J / 2.206 min), Paulo Oliveira (23 J / 2.059 min), Adrien Silva (25 J / 1.976 min) e Slimani (25 J / 1.913 min), sendo desta forma um dos indiscutíveis de Jorge Jesus e assumindo um papel fulcral na manobra ofensiva da equipa, seja na esquerda ou até no centro em apoio ao ponta de lança.
Em termos de golos marcados, os números são também muito elucidativos: os 6 golos colocam-no no 3.º lugar na lista de melhores marcadores, apenas superado por Teo Gutierrez com 7 e pelo inevitável Slimani com14 golos.
Mais muito mais do que os números, Bryan Ruiz assume-se claramente como um dos cérebros da equipa, uma vez que consegue interpretar da melhor forma aquilo que o treinador pretende em cada jogo.
Uma técnica apurada, visão de jogo e inteligência muito acima da média são alguns dos atributos que o caracterizam. Mas acrescenta ainda uma boa capacidade de remate, o que lhe permite marcar alguns golos de belo efeito.
Uma boa parte da chave do sucesso do Sporting nesta época passa pelos pés do internacional costariquenho e todos nós esperamos que, no final, possa celebrar a conquista do campeonato nacional na sua época de estreia de verde e branco!
Ruiz é craque, não só pelo que joga como pelo que faz jogar.
ResponderEliminarÉ um virtuoso, um jogador de classe, por algum motivo o JJ andava há uns anos atrás dele.
Bryan Ruiz faz-me lembrar o Pedro Barbosa dos bons tempos, só que canhoto.
Excelente contratação e excelente post Jorge.