-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A melhor primeira volta do milénio


Terminada que está a primeira volta, importa fazer um pequeno balanço daquilo que tem sido a prestação do Sporting no campeonato nacional.

Que a performance do Sporting é das melhores de que temos memória nas últimas décadas, disso ninguém tem dúvidas, mas será que é mesmo a melhor dos últimos anos? E será melhor ou pior do que as épocas em que o Sporting foi campeão?

Para isso temos que recuar no tempo e fazer uma retrospectiva dos últimos 17 anos, fazendo desta forma um apanhado de todas as épocas disputadas neste novo milénio. Estão incluídas as épocas até 99/00, ano em que o Sporting se sagrou campeão depois de um prolongado jejum.

E os números não enganam: este Sporting de Jorge Jesus é mesmo o que fez a melhor primeira volta do período em análise.

Em praticamente todos os parâmetros analisados o desempenho supera as restantes época:

Maior número de pontos: 44 pontos
Melhor diferença para o 2.º classificado: +4 pontos
Maior número de vitórias: 14
Menor número de derrotas: 1
Melhor diferença entre golos marcados/sofridos: +26

Em rigor, esta época apenas não é a melhor em todos os items porque em termos de golos marcados (35), ficou a 3 golos da época 01/02 onde Jardel e companhia se sagraram campeões. No que diz respeito aos golos sofridos (9), apenas é superada pelos 8 golos concedidos numa das épocas da era Paulo Bento (08/09).
 
Por outro lado, constatamos que esta é apenas a 3.ª vez que o Sporting termina a primeira volta na liderança do campeonato, situação que apenas tinha ocorrido em 01/02, onde seguíamos com 3 pontos de vantagem e no final fomos campeões sob o comando de Lazlo Boloni, e em 04/05 (José Peseiro) quando liderávamos empatados com os dois rivais Porto e Benfica, mas acabamos por perder o campeonato na recta final por apenas 4 pontos de diferença.

Deixamos de seguida o quadro comparativos das referidas épocas:
 
Esta análise serve também para nos recordar não apenas aquilo que de bom foi feito, mas também dos períodos negativos, com natural destaque para a fatídica época 12/13, onde o Sporting seguia no final da 1.ª volta no 8.º lugar e viria a terminar a época no 7.º lugar (a pior da sua história), onde ficou a 36 pontos (!) do campeão.

Mais não foi só nesta época que a prestação do Sporting deixou muito a desejar. Foram várias as vezes em que terminamos a época a uma grande distância do 1.º classificado e em que, por altura do Natal, já tínhamos perdido a esperança de poder triunfar.

Não pretendemos com isto estar agora aqui a analisar os motivos pelos quais isso aconteceu, mas apenas destacar que, tal como em tudo na vida, uma boa organização, uma estrutura sólida com as pessoas certas nos lugares certos faz toda a diferença para que se possa atingir o sucesso.

O Sporting desta época (e das duas anteriores, onde o projecto desportivo de Bruno de Carvalho começou a ser construído), fez um claro corte com o passado em termos de performance desportiva e os números que deixamos neste quadro são elucidativos disso mesmo.

Podemos até nem vir a ser campeões no final desta época, mas todos sentimos que estão criadas as condições para que o Clube possa finalmente regressar ao sucesso!

Assim os sócios e adeptos saibam ser equilibrados e não entrar em estados de euforia ou de depressão consoante os resultados de cada jogo.


3 comentários:

  1. Estamos mais fortes sem dúvida alguma, com a entrada de Bruno de Carvalho o Sporting passou a ter treinadores, de Leonardo jardim, passando por Marco Silva e agora o "guru" Jorge Jesus, para mim, o melhor treinador português da actualidade e quando falo em melhor treinador português é claro que não me estou a esquecer de Mourinho.

    O Sporting joga verdadeiramente futebol, o melhor futebol praticado em Portugal, e a classificação assim o demonstra.
    É abismal a diferença destes três últimos anos para os restantes, salvo os anos em que fomos campeões nacionais.

    ResponderEliminar
  2. Os números confirmam o que temos visto... O nosso Sporting está de volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, quero apenas dar-te uma palavra de ânimo, pois um post de pesquisa bem elaborado, merecia ser comentado, mas sabes...o pessoal é mandrião, não gosta de escrever, faz-lhes calos nos dedos...siga...é o que temos!

      Eliminar