-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

sábado, 29 de junho de 2013

Maurício do Nascimento


Exigência e Futuro

O Sporting é um clube que considera a sua formação como mais-valia fundamental. É um ponto de vista absolutamente correto, tendo em conta a forma como surgiram jogadores como Luís Figo, Simão, Quaresma, Nani e Cristiano Ronaldo.

Infelizmente, essa premissa (totalmente correta) não é devidamente acompanhada por outras, igualmente essenciais à procura de sucesso num clube que procurar títulos.

Na minha opinião, existem duas outras premissas que falta consolidar:

1. O Sporting deve analisar as lacunas do plantel e trabalhar o mercado de maneira a supri-las. Isto significa comprar pouco e muito bom (mesmo que signifique comprar caro).

2. Se existe, por definição, um défice de maturidade e de experiência num clube que prioriza a juventude que cresce em Alcochete; deve ser necessariamente compensado na liderança técnica (nomeadamente no corpo de treinadores).
Ora, tem sido aqui o erro crasso do nosso clube. As últimas direções optaram por responsabilizar técnicos com pouca, ou nenhuma experiência; com os resultados que se conhecem... 

O nosso caminho é simples: apostar realmente nos nossos excelentes jovens. Mas é fundamental termos treinadores como qualidade e experiência para garantir que continuem a crescer em regime de alta competição. E reforçarmos as nossas lacunas com jogadores de nível superior, que acrescentem qualidade e experiência aos nossos.

Onde cabe Leonardo Jardim neste contexto?
Apesar da sua experiência não ser enormíssima, tem feito um percurso sustentado e com resultados relevantes. Há muito tempo que era o "meu" treinador (tendo em consideração as opções disponíveis e, sobretudo, depois de ser tornado evidente que não existia sintonia entre Jesualdo e a nova estrutura). Assim, creio estarem reunidas as condições necessárias a que o nosso clube possa entrar numa fase de estabilidade.

Em contra-pé...

O futebol, palco de paixões, tende a constituir amores desmesurados e antagonismos viscerais. Tenho presente que muito do que passarei a explanar irá no sentido contrário do que a maioria dos adeptos pensam; aqui vos deixo algumas ideias sobre o atual plantel leonino:

André Martins - É um miúdo esforçado, que não vira a cara à luta. infelizmente tem dois grandes problemas: não tem dimensão física para ser médio de contenção nem capacidade técnico-tática suficiente para trilhar terrenos mais avançados. Isto torna-o, na minha opinião, insuficiente para ser encarado como potencial titular (embora acredite que deva fazer parte do plantel, somando um elevado número de minutos ao longo da época).

Zezinho - Acredito que é o nosso médio com maior capacidade de rotação. É verdade que necessita de crescer taticamente (sobretudo na gestão do ritmo de jogo), mas seria um potencial titular no "meu" Sporting.

Carrillo - É um diamante, mas não é, de todo, um ala tradicional. O Sporting tem perdido imenso ao não aproximar o peruano da baliza como "muleta" do ponta de lança (especialmente depois dum ano em que jogámos com Wolswinkel isolado na frente). Nessa posição, Carrillo poderia finalmente dar uso à sua capacidade de explosão (embora compreenda que houvesse a necessidade de trabalhá-lo em termos de atitude e de espírito de sacrifício - já agora porque não contratar Alberto Acosta para adjunto, seria sopa no mel...).

Capel - O menino bonito dos adeptos. A mim não me convence. Falta-lhe dimensão coletiva, o que é uma pena dada a sua grande qualidade de desequilíbrio. Mas o futebol moderno não se faz de moicanos e vejo no individualismo do andaluz um desequilíbrio claro no onze leonino.

Jéffren - Apesar de fustigado por lesões e debilidades emocionais, o hispano-venezuelano é, para mim, o jogador mais completo do Sporting. Em condições físicas e anímicas seria sempre titular. Resta saber se o jogador está disposto a ultrapassar essas fragilidades.

Rinaudo - Outro favorecido pela crítica que eu tenho dificuldade em conceder a titularidade. Com a crescente insistência em tornar Dier num médio defensivo (e sendo o inglês um jogador que temos que necessariamente valorizar), não vejo outra alternativa senão descartar o argentino para o banco. Melhor ainda, aproveitando o facto de ser um jogador com visibilidade, ensaiar um encaixe financeiro com ele. E para aqueles que admitem um 11 do Sporting com Rinaudo e Dier no miolo, vão ver, por favor, a diferença entre os golos que marcámos e equipas como Braga ou mesmo Estoril (já nem falo dos dois primeiros classificados por motivos óbvios)...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os jornaleiros omitem o que querem, descubra as diferenças


Para um novo Sporting

I. Identidade. O Sporting tem estado demasiado sujeito a caprichos e vendavais. É urgente recuperar o espírito combativo no clube. Vestir a nossa camisola é uma honra e uma enorme responsabilidade. Não é para qualquer um. Cabe a esta Direção tornar isso evidente.

II. Equipa. Sejamos claros, o Sporting não possui uma há largos anos. Por equipa, não vislumbro apenas os jogadores, incluo também o corpo de treinadores e a estrutura mais ligada ao futebol. Urge que coincidam no sublime objetivo de tornar o Sporting, uma vez mais, campeão.

III. Apoio. Os sócios compreenderam, finalmente, que o rumo traçado era errado. É preciso devolver o clube a uma expressão de força e de determinação. Acordar a imensa massa adepta é fundamental neste processo.

De permeio, uma AG absolutamente decisiva, espaço determinante para que esta força nova se afirme!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

News Letters

Bruma rescinde com Pini Zahavi.
Caminho aberto para a renovação?


Ghilas a caminho do Porto.
E o direito de preferência do Sporting?

E Rafa?
Certezas num mar de dúvidas



Bruma
O anúncio da rescisão de Bruma com o empresário Pini Zahavi é uma excelente razão por vários motivos:

1. Abre caminho para uma negociação direta com o Sporting, ultrapassando-se o grande obstáculo que vinha dificultando a renovação.

2. É uma mensagem muito forte para todos os jogadores leoninos agenciados pelo israelita. Se um dos talentos mais cobiçados do momento repudia a forma como Zahavi se comportou com o Sporting, talvez os restantes visados vejam a questão de uma forma mais clara...

3. O "downside" é que é possível que existam represálias. Mais do que os passes, é uma boa altura para avaliar o carácter...

ghilas
Quem me conhece sabe que nunca fui um particular apreciador de ghilas. Reconheço-lhe alguma qualidade, mas para mim entra na categoria dos sobrevalorizados. O propalado interesse dos corruptos neste jogador abre, no entanto, uma oportunidade: a cláusula de preferência, a existir, deve ser utilizada. Até para começar a meter na ordem determinados bonecos que estrumam o futebol português...

Rafa
Desconheço totalmente o jogador. Mas a forma como o seu nome tem aparecido na imprensa torna-se um bom "case study" dos meandros do futebol tuga.
Estranhei a exaltação com que salvador e o pintas do feirense deram a transfega como consumada. Se é assim tão líquido, porque motivo o jogador e empresário parecem tão fora dessa história?
Não gosto de ver o nome do Sporting envolvido com personagens deste calibre. Tenho dúvidas até que o jogador valha tanto barulho. Mas, se calhar, é uma belíssima oportunidade de meter o salvador no seu devido lugar...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rescaldo à entrevista ao Rascord

FUTEBOL

" Van Wolswinkel fez a sua função. Foi um jogador semiamado, semi-não amado. Nós temos a expetativa de conseguir trazer um jogador que a nossa massa associativa realmente goste e que traga ao Sporting mais que marcar golos..."
Sinceramente, não gostei desta evocação. Depois duma época horrível, Wolfs teve uma prestação muito razoável. Não será de fácil substituição...

"Tem sido engraçado trabalharmos, eu, o Inácio, ele (LJ), o próprio Virgílio. Tem sido um grupo de trabalho muito bom. Todos as remarem para o mesmo lado. Todos a ter a mesma linha de raciocínio. Ninguém se sente atropelado por ninguém."
Veremos por quanto tempo...


"Nós não podemos passar da pior época do para uma das melhores épocas..."
 Assertivo...

"Será o Nélson a ficar como treinador residente."
 Terá perfil?

"- E o orçamento, pode divulgar? tem-se falado em 20 milhões...
- Isso é o que nós queremos fazer. Vinte milhões, sim..."
É um ponto de partida difícil de alcançar devido à herança recebida...

"Não podemos chegar e cada vez que se quer renegociar um contrato com um jogador, pensar que estamos a negociar com o Messi."
Carregar.... Apontar....

"... também temos de perceber, que podemos ter alguns jogadores cujo valor de mercado seja... nulo. Refiro-me à idade e aos salários elevados...!"
FOGO!!

"O Sporting tem mais vantagens de fazer vendas depois da reestruturação do que antes."
Ponderado...

 
GESTÃO

"O Sporting não trabalhava em orçamento. Trabalhava em imputação de custos."
Trabalhava-se sequer?

"Através deste plano, temos a possibilidade de fazer a gestão que queremos fazer, tanto em termos desportivos como organizativos."
Objetivo primordial da reestruturação!

"Posso dizer claramente que, quando tudo aquilo que está programado estiver realizado, os 18 milhões entrarão no Sporting de imediato."
E eu estarei à espera que algumas aves raras fechem a cloaca..."

COMUNICAÇÃO

"... os clubes são os parentes pobres do futebol."
Triste realidade do futebol português...

"A conferência de imprensa da reestruturação foi muito delicada. Era um tema grave. E toda a gente sabia que ia mexer com paixão. Se calhar estivemos todos um bocadinho mal nisso."
Lealdade... será que os merdia compreendem o conceito?

Em órbita?


Rafa Silva e Maurício poderão ser os próximos reforços

Muitos nomes são falados como possíveis reforços do Sporting, por norma o blog não faz referência a todos os nomes que saem na imprensa, mas nestes dois casos existem rumores que chegam dos próprios jogadores e seus empresários (incluíndo redes sociais dos próprios) afirmando que existem propostas formais do Sporting aos jogadores em questão.
Assim sendo damos a conhecer algumas características dos jogadores:

Rafa Silva é médio direito de 20 anos, tem 1,70m e joga no Feirense, é uma jovem promessa do futebol português, tem dado nas vistas ao serviço da equipa de Santa Maria da Feira.

Maurício Nascimento é defesa central de 24 anos, tem 1,85m e joga no Sport Recife do Brasil e é um jogador em ascenção.

o que acham destes dois jogadores?

terça-feira, 25 de junho de 2013

Bruno de Carvalho's playbook

Todos sabemos que o clube atravessa um momento muito difícil, não só economicamente, como também no plano desportivo. Mas nem todos os jogos florais do mundo livram Bruno de Carvalho de seguir a cartilha a que qualquer presidente está obrigado a seguir.

1. Sucesso desportivo.
2. Sucesso desportivo.
3. Sucesso desportivo.
4. Sucesso desportivo.
5. Contas equilibradas.


O resto... são cantigas...

Será esta a camisola alternativa?

Bruno de Carvalho em entrevista - "Passes de 28 jogadores recuperados devido á negociação com a Holdimo"

Ontem no programa da SIC notícias "o dia seguínte", Bruno de Carvalho falou á nação Sportinguista sobre os seus três primeiros meses de mandato.
Três meses completamente de loucos devido ás muitas surpresas (leia-se armadilhas) deixadas pela anterior direcção desde contratos a funcionários com claúsulas de rescisão milionárias, até aos dois meses de ordenados em atraso, passando pela venda de Van Wolfswinkel, em que foi afirmado por Godinho Lopes que sería exclusivamente para pagar ordenados e afinal de contas o montante dessa venda nem entrou no clube tendo ído directamente para os bancos credores.

Bruno de Carvalho esteve sereno dando a ideia que se encontra orgulhoso do trabalho feito até agora e ciente que na assembleia geral de dia 30 serão os sócios a escolher o caminho que querem para o clube.
As suas promessas eleitorais estão a ser cumpridas e a renegociação com a banca está alinhavada (a divida depois da reestruturação financeira finalizada, passará de 354 M para 206 M euros) e poderá ser efectivada em breve caso os sócios assim queiram.
Foi dada a garantía que a auditoria de gestão será feita também a breve trecho, os investidores, afinal sempre existem e entraram não com 16 milhões mas sim com 38 milhões de euros e foram recuperados á empresa angolana Holdimo participações de passes de 28 jogadores. (foto em anexo).

Falou-se também que a próxima época está a ser tratada com calma e que as contratações estão últimadas e serão apresentadas quando for oportuno, entre as quais a do ponta de lança. as saídas também serão uma realidade até porque as propostas de outros clubes pelos atletas leoninos começaram a ser encaradas como propostas sérias e não abordagens patéticas.

Por fim, haverá uma assembleia geral a ser realizada dia 30 deste mês e aí tudo será explicado aos sócios com total exactidão para que se possam debater ideias e tomar decisões.

"Ponta de lança está tratado"

Bruno de Carvalho dixit...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A caminho do Sporting?

O que acham?


Semana de decisões

A uma semana do começo oficial da época 2013/14, Bruno de Carvalho levantou a ponta do véu no que diz respeito á preparação da mesma.
Em declarações, depois da conquista do campeonato nacional de futsal, o presidente leonino divulgou que agora sim, começaram a chegar propostas dignas desse nome para a aquisição de atletas que compõem o plantel do Sporting, assim como deu a entender que nos próximos dias haverá novidades no que respeita a reforços.
Conversas (a confirmar) entre adeptos e Augusto Inácio na altura da recepção aos campeões de futsal revelam que os nomes que têm saído nos jornais são praticamente todos falsas questões e que o Sporting já tem quatro contratações prontas e a ser apresentadas nos próximos dias, fala-se ainda que Bruma e Ilori vão renovar...veremos se são verdadeiras estas "notícias".

Em relação ás possíveis saídas, Rui Patrício, Capel, Schaars, Labyad, serão os nomes que abandonarão Alvalade perante propostas tentadoras?

A não esquecer também a Assembleia geral de dia 30 de Junho onde se discutirá o futuro do clube.

domingo, 23 de junho de 2013

Festa em Alvalade com os adeptos


CAMPEÕES!!!! Benfica 1 - Sporting 3


Corolário duma época inesquecível, o Sporting de Nuno Dias arrebatou o campeonato vencendo o rival Benfica no jogo 4.

Nestes quatro jogos, a superioridade leonina foi notória, como aliás aconteceu ao longo da época.

Análise individual:

Benedito: Impecável. Não se pode dizer que tenha tido muito trabalho, mas resolveu quase tudo o que lhe apareceu à frente.

Paulinho. Esforçado. Manteve a coesão da equipa num contributo mais para o coletivo.

Leitão. Enorme. Jogador de classe indiscutível, define o ritmo da equipa na perfeição. Assistência brilhante para o segundo golo.

Marcelinho. Abre-latas. Acorreu ao passe de Leitão, lançando o Sporting para a vantagem no jogo. Algo perdulário, já o vimos a fazer bem melhor.

Cary. Raça. Nunca vira a cara à luta, mantém a equipa sem em elevado nível de concentração. Importantíssimo neste título.

Djô. Pilar. Pode parecer o patinho feio no meio de tanto virtuosismo. Mas Djô acrescenta querer e devoção. O Benfica foi praticamente inofensivo, muito por culpa dele.

Caio Japa. Cerebral. A voz de comando da equipa (impressionou ontem pela forma como se assumiu no minuto de desconto, após as indicações de Nuno Dias). É seu o golo do título. Perfeitamente ajustado!

Alex. Gazua. Inaugurou o marcador numa bola parada, mais tarde poderia ter assinado um dos golos do ano. Jogador de altíssima bitola.

Divanei. LEÃO. Hoje não marcou, mas este inveterado concretizador resolveu tirar da cartola dois cortes absolutamente decisivos. Prestação fundamental.

NUNO DIAS. Colocou o Sporting num desempenho superior. Domina todas as vertentes do jogo e não receia uma abordagem direta. Arrogância? Não! Trabalho diário, concentração, ganas de vencer. ESTUPENDO!!!!


Expliquem-me por favor...

1. Como é que o Porto consegue guardar 50% do passe dum jogador que, à data, se encontrava com o contrato desprotegido?

2. Como é que um clube consegue admitir ceder o poder de veto sobre esse mesmo jogador (o que por esta altura já teria terminado qualquer tipo de vínculo com o FCP) por um valor completamente irreal?

Nauseabundo...


sábado, 22 de junho de 2013

Será Bianchi o que nós necessitamos?

O avançado transalpino Rolando Bianchi tem sido associado nos últimos dias ao Sporting. 30 anos, capitão do Torino, em final de contrato, Bianchi parece ter um perfil interessante.

Não sou particularmente fã das coletâneas do youtube, mas em todo o caso, parece-me útil ficar a conhecê-lo um pouco melhor...


Futsal: Resultado Final Benfica 2 - Sporting 4

Vitória indiscutível do Sporting!

A equipa de Nuno Dias recuperou o seu ADN, capacidade física (todos os jogadores em altíssima rotação) e dimensão tática superior.

Mesmo em desvantagem mantiveram a cabeça fria e não deram hipóteses aos de Carnide.

Cheira a título!

Ponto por ponto...

1. Não acredito que exista algum sportinguista entusiasmado com a entrada de António Sobrinho no capital social da SAD.

2. Apesar disso, penso que resgatar os passes dos nossos jogadores (já agora quais exatamente?), era uma medida essencial para a viabilidade financeira e desportiva do Sporting no médio prazo.

3. Abre-se caminho (ou caminha, sei lá), para a entrada de um investidor no Sporting (18 milhões de euros).

A pouco e pouco, Bruno de Carvalho parece estar a por a casa em ordem. 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O meu Cadillac é melhor que o teu…

Fazendo uma alegoria aos principais clubes de futebol em Portugal, poderemos vê-los então como se fossem três automóveis, antigos e com tratamentos diferenciados pelos donos que lhes vão aparecendo ao longo da vida…

O Porto é o tal automóvel azul que tem tido poucos donos, o proprietário actual já é seu dono há umas dezenas de anos e trata-o muito bem, sempre bem polido e com um som de motor potente graças a favores de “mecânicos” amigos, que quando é necessário lá vão dando um jeitinho para que a coisa vá andando sem sobressaltos, mas transporta um cheiro a fruta e café com leite indisfarçável.
O Benfica é aquele veículo vermelhão, que foi esplendoroso em tempos mas que teve um início de montagem um tanto ou quanto duvidoso, não se sabendo bem qual o seu ano real de fabrico, tem tido muitos donos entre os quais o antigo regime fascista português e em que o seu passageiro mais importante foi “roubado” no aeroporto ao seu vizinho e rival Sporting.

È o tunning dos gabarolas, cheio de autocolantes “démodé”, que só usa peças estrangeiras, por vezes de qualidade duvidosa, que diz que ganha os picanços a todos, mas no final a força motriz vai-se perdendo e as vitórias nas corridas também.
O Sporting, é o tal automóvel verde, aparentemente o mais mal tratado de todos, com donos a mais, o tal que a partir dos finais do século passado uma trupe de “bem-intencionados” o    adquiriu mais para se envaidecerem dentro dele, fazendo figura ao passear pelas ruas de capota aberta do que para o restaurar como na altura já se começava a tornar prioritário

È um carro que tem sobrevivido aos maus tratos de mecânica e de dono desleixados, e que só devido ás suas peças serem de fabrico nacional (de uma afamada fábrica em Alcochete) e que por serem da melhor qualidade não lhe gripou já o motor.
O dono anterior ía estampando e por consequência deixando sem conserto tal relíquia, até que apareceu um apaixonado por carros antigos com sangue na guelra, que começou aos poucos a repará-lo, primeiro substituindo as peças feitas artesanalmente que custaram uma fortuna mas que não são compatíveis para aquele motor, depois pintando-o de um verde forte e brilhante e agora aos poucos com a ajuda dos muitos amigos que consideram a viatura com bastante carisma para voltar á ribalta, vão fazendo os possíveis, trabalhando nele dias e noites para que o Cadillac verde volte aos dias de esplendor em que já transportou dois dos melhores passageiros do Mundo, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

Na minha modesta opinião…o nosso Cadillac é muito melhor que o deles!

Mobilidade Especial

Era engraçado aplicar o conceito ao atual plantel do Sporting. Sempre ganhávamos uns porteiros para as bilheteiras (Oniewu, Boularouz, Gelson Fernandes)...

Aí estão os investidores...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/investidores_angolanos_sao_os_novos_accionistas_do_sporting.html_

Comunicado da Sporting SAD

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR45725.pdf

(Re)Fresh...

A cerca de duas semanas do início da temporada, existem muitas incertezas em torno da nova equipa do Sporting.

Sabendo que existem enormes constrangimentos económicos, penso que é a altura ideal para (re)definir a política desportiva do clube. O Sporting tem sido um clube demasiado permeável, onde tudo se coloca em causa ao mínimo constrangimento. É preciso consolidar uma imagem forte e determinada.

1. Prioridade ao jogador da casa. A nossa Academia é uma das melhores do mundo. Mas o plantel sénior nem sempre aproveita da melhor maneira os jovens talentos que proliferam em Alcochete. É preciso priorizar as camadas jovens como fonte primordial para os séniores. Para isso acontecer é necessário haver uma ligação constante entre os diferentes departamentos, identificar os jogadores que poderão fazer parte do futuro do Sporting e incutir-lhes essa mentalidade, essa responsabilidade.

2. Aquisições: MUITO poucas e MUITO boas. No seguimento lógico do primeiro ponto, o recurso a aquisições terá que ser enquadrado apenas e tão só no reforço de posições onde não existir a qualidade pretendida. E este tem sido um erro recorrente no Sporting, por exemplo:

   a) Será que Miguel Lopes era necessário quando temos dois laterais como Cédric e Arias? Penso que não! Para além de termos ficado com um encargo suplementar, contribuímos diretamente para desvalorizar dois jovens ativos! ERRO!

   b) Carriço sempre foi um "patinho feio". Mas recrutar Gelson Fernandes foi não só um insulto para um jogador que "apenas" capitaneou todas as equipas do Sporting, sempre de forma EXEMPLAR, como, ainda por cima, uma opção claramente inferior. Resultado? Vendido por 25% do valor que o Sevilha nos tinha oferecido há cerca de um ano...

3. Capacidade técnico-tática e blindagem do balneário. Se o Sporting privilegiar a sua formação (num momento em que temos meia dúzia de jovens de ALTÍSSIMA qualidade), não só pouparemos imenso em aquisições como poderemos refundar o clube sob princípios verdadeiramente leoninos. Para isso precisamos de um bom treinador (Leonardo Jardim parece-me uma aposta de qualidade), duma estrutura forte, dinâmica e SOLIDÁRIA e, last but not least, o APOIO dos adeptos!

Querem um exemplo? Leiam a entrevista de Eric Dier, um jovem britânico que dá lições de sportinguismo a muitos adeptos de pacotilha!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Finais infernais

Este sábado e domingos jogam-se dois jogos na Luz, em que se pode decidir o título nacional de futsal, depois de em Odivelas ter acontecido uma vitória para cada equipa.

Já se sabe como os de carnide pressionam as arbitragens e os adversários quando jogam em casa, vai ser tarefa árdua, vão ser jogos para homens de barba rija e nervos de aço, mas com o apoio dos nossos adeptos e com a qualidade do seu futsal o Sporting terá todas as condições de vencer no pavilhão adversário (como aconteceu na fase regular da época).

Há que ter cuidado com as "manhosices" alheias e com a noção que para sermos superiores temos de respeitar o adversário e prová-lo dentro da quadra, e assim trazer no mínimo a decisão para o 5º jogo em Odivelas, ou de preferência deixar já tudo resolvido a nosso favor.

Força leões!

Sobre reforços...

Pizzi Frio - Parece-me um produto de marketing da máquina de Jorge Mendes. Não o considero superior a Wilson Eduardo. Negócio aceitável considerando um eventual interesse do Atlético de Madrid em Capel.

Nabil Ghilas - Morno - Bom jogador, atlético, esforçado, um Derlei em potência. Mas qualquer valor acima de 1.5 milhões de euros é um exagero. Overrated.

Sílvio - Quente - Excelente jogador. Tem tido diversos problemas físicos, mas considero-o um lateral de mão cheia. Não sei quanto aufere, mas seria um dos meus preferidos para a nova temporada.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Para nunca esquecer, Martins dos Santos dragão de fruta





Condenado a dezoito meses de PENA SUSPENSA....

"Mestre" da Tática

Há quem viva obcecado com estatísticas, há quem não lhes ligue patavina. Eu considero-as um bom objeto de estudo, sobretudo quando se pretende perspetivar o futuro.

Nos últimos anos, a nossa produção atacante tem sido paupérrima . Este ano (36): menos 12 golos que o Estoril, menos 24 (!!) do que o Braga de Peseiro, menos de metade dos golos do Benfica... 

Com a saída de Peseiro (66 golos no ano do "quase"), nunca mais nos aproximámos das seis dezenas de tentos. Com Paulo Bento, perdemos a nossa identidade futebolística. A magia leonina perdeu-se nos meandros do losango e, daí em diante o panorama tornou-se ainda mais negro.

Consideremos Rinaudo, Schaars, Adrien, André Martins e Labyad. Quantos golos valeram? 

Capel, Jéffren, Carrillo, Bruma e Viola, quantas assistências? Quantas perdas de bola não forçadas?? 

O que deve mudar: os nomes ou o estilo de jogo? 


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rinaudo o "Desportista Exemplar"

Fito Rinaudo recebeu na Argentina, mais concretamente em La Plata (cidade do clube que representou, o Gimnasia) a distinção de o "Desportista Exemplar".
Este prémio demonstra o caracter de lider e a dedicação que Fito emprega nos clubes que defende, foi assim no Gimnasia de La Plata e é agora no Sporting onde a braçadeira de capitão que ostenta, acenta que nem uma luva.

parabéns grande Rinaudo!

Citações (im)prováveis...

Gelson Fernandes: “Ao pé de mim o Carriço é classe mundial!”

Bojinov: "FM 2006 rules!!"

Wilson Eduardo: "O que é que o Viola tem a mais que eu?"

Bruma: "Anti-semita desde pequenino"

Lições...

Em primeiro lugar, queria agradecer ao Mário a oportunidade de contribuir para este espaço de sportinguismo. Espero estar à altura do desafio apresentado!

Sobre o nosso clube... 

Bruma deu uma lição de sportinguismo nas declarações a desportivo "A Bola" (bem sei que falta ainda o mais importante, o contrato assinado, mas penso que foi uma entrevista bem conseguida).

Perdemos com o Benfica, igualando a eliminatória no futsal. Sinceramente, penso que não estivemos concentrados. É tempo de redobrar o afinco, só assim poderemos confirmar o poderio demonstrado ao longo da temporada. Caso contrário...

SL

Palavras soltas

« Nunca trairei o Sporting!» - Bruma
« O Sporting é o clube do meu coração» - Bruma
« Posso renovar depois do mundial» - Bruma
« Gostava de voltar ao Sporting» - Agostinho Cá
« O Sporting é a minha cara» - Bebé
« Vamos colocar o Sporting onde merece estar» - André Martins
« Gostava de jogar no Sporting» - Pizzi
« Podemos até nem vender ninguém, o Sporting não está em saldos» - Bruno de Carvalho
« Ligação a Pini Zahavi foi um erro» - Bruma
«É aqui que eu quero continuar. Quero crescer muito mais no Sporting, com o apoio dos adeptos e o carinho que sei que eles têm por mim e que eu também tenho por eles, pelos sócios e por toda a gente que gosta do clube...O meu empresário de sempre é o Cátio Baldé. O Pini Zahavi apareceu agora, mas para mim isso não conta nada...As coisas que aparecem nos jornais, a dizer que pedi isto e aquilo, não são verdade» - Bruma

domingo, 16 de junho de 2013

Futsal - Sporting 3 benfica 3 (2-3 em penaltys)

O Sporting perdeu hoje com o benfica na lotaria dos penaltys e adia para a próxima semana a conquista do campeonato nacional.
Num jogo onde os encarnados se apresentaram melhor do que no jogo do dia anterior, o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 2-1com golos de Pedro Cary e Divanei dando a volta a uma desvantagem no placard, no segundo tempo os de carnide beneficiaram da expulsão de João Matos para fazer o empate por Marinho. A reviravolta foi feita com um auto-golo de Pedro Cary.
A 5 segundos do final Divanei estabeleceu o empate a três bolas levando assim o jogo para prolongamento, etapa essa em que não houve golo algum mas que o Sporting foi a turma que mais quis vencer pois continuou a jogar com guarda-redes avançado.
Na lotaria dos penaltys a equipa que menos fez para ganhar a partida teve a sorte de sou lado e venceu por 2-3.
No próximo fim de semana há mais dois jogos, agora no campo do rival...um sítio ideal para nós podermos fazer a festa.

sábado, 15 de junho de 2013

Futsal - Sporting 5 benfica 1

O Sporting deu hoje o primeiro passo para a conquista do campeonato nacional de futsal ao bater o benfica em Odivelas por um concludente 5-1 com 0-0 ao intervalo.
Um jogo equilibrado na primeira parte mas com um segundo tempo totalmente dominado pelos leões e com os jogadores do benfica a fazerem o seu habitual jogo de agressão e provocação constante, levaram que contar no que diz respeito ao futsal praticado pelo Sporting!

Alex, Divanei (2) e Caio Japa (2) marcaram os golos dos leões.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Endhoscopy é a mais recente aquisição...do blog


Atenção amigos, o blog "Mística Leonina 1906" reforçou-se neste defeso com um ponta de lança para todo o serviço, de seu nome Endhoscopy, assim sendo desejo a maior sorte ao novo companheiro de blog e que os seus posts sejam um sucesso.
 
Bem-vindo Endho

Cristiano Ronaldo não esquece o seu Sporting

Cristiano Ronaldo não esquece o clube que o formou e fez dele o grande jogador que é hoje, um gesto bonito a que o CR7 já habituou os Sportinguistas - «Os meus primeiros tempos, no Sporting Clube de Portugal», foi a frase que escreveu numa rede social, a acompanhar a foto onde se vê um Ronaldo bastante mais novo.
Muito bem Ronaldo, sabemos que estás com o Sporting, e nós estamos contigo!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pizzi e Bebé seríam boas escolhas?

As notícias existentes são meramente suposições jornalísticas pois nunca o Sporting esteve tão blindado a nível de informação do que se passa dentro do clube como neste momento.
Nada sai das paredes de Alvalade cá para fora e os jornais nas páginas dedicadas ao Sporting vão lançando nomes como se lançam dados numa mesa de casino.
Nos últimos dias tem-se falado muito de um interesse do Sporting em Pizzi, jogador português que esteve esta época emprestado ao Depor pelo Atlético de Madrid, jogador esse que me agrada porque além de ser jovem já tem uma certa experiência futebolística e encaixaría que nem uma luva no sistema utilizado geralmente por Leonardo Jardim.

Outro nome que se tem falado hoje, aliás, notícia que chega de Inglaterra é o avançado Bebé que esteve emprestado ao Rio Ave pelo Manchester United e que realizou uma época muito interessante pois é um jogador bastante poderoso fisícamente e rápido, curiosamente já os dois jogadores demonstraram interesse em jogar de leão ao peito.

Teremos alguma verdade nestas notícias?

terça-feira, 11 de junho de 2013

Fábio Paím, uma nova oportunidade? porque não?

Fábio Miguel Malheiro Paím nasceu em Fevereiro de 1988 em Alcoitão e chegou ao Sporting com dez anos (em 1998) com a esperança de ser uma estrela de futebol, nunca pensou nas travessuras que a vida lhe viría a colocar, ou por más companhías, ou por uma vertente psicológica pouco trabalhada e preocupada em tomar decisões correctas, ou por falta de motivação em trabalhar duramente para atingir a finalidade para a qual se propôs.
Desde cedo que se viu que o Fábio era um predestinado para a arte de jogar futebol, nos iníciados, juvenís, juniores era um jogador que dava nas vistas e que ameaçava ser um fora de série, destacava-se por entre os outros com uma técnica soberba, estilo Ronaldinho Gaúcho (lembro-me de o ver nos juvenis pegar na bola nas imediações da área do Sporting fintar uns sete ou oito miúdos do benfica e servir o avançado para um golo de antologia, de antologia pela sua jogada pois o golo em si foi apenas um toque para o fundo das redes).
Quando chegou á idade de sénior cumpriu a primeira etapa no Olivais e Moscavide em 2006/07 e aí percebeu-se que algo já não estava como dantes, tendo a meio da temporada sido colocado a rodar mais longe no Trofense (quiçá para o afastar das más companhías), depois veio o Paços de Ferreira onde também não conseguíu mostrar toda a sua qualidade não sendo mais que um suplente pouco utilizado.
Foi em 2008/09 tentar a sua primeira aventura fora do país tendo jogado nas reservas do Chelsea mas invariavelmente sem sucesso regressou ao futebol português pela porta pequena para Real de Massamá e Torreense.
Nas temporadas de 2011/12 tentou a sua sorte em Angola (benfica de Luanda e 1º de Agosto) tendo regressado novamente já sem nenhuma credibilidae futebolística ao Futebol benfica onde se encontra hoje, tendo acabado a temporada com uns míseros 16 minutos de jogo sem qualquer golo marcado.

Ora bem, um jogador que tem futebol nos pés não desaprende de jogar á bola e se a cabeça for colocada no sítio por um psicólogo desportivo, se também, a vontade de retomar o caminho certo para a sua carreira for evidente, acho que o jogador (que um dia alguém que não me recordo o nome disse "este miudo virá a ser melhor que o Cristiano Ronaldo"), podería ter como última e decisiva oportunidade (agora com 25 anos), ser aproveitado na equipa B do Sporting fazendo-lhe um contrato por objectivos, ficando a residir na Academía e a ser acompanhado pelo corpo docente do "Sporting formação", quem sabe se dentro de um ano o jogador recuperado moralmente não podería entrar nas contas do treinador da equipa principal?

O que achas da hipótese de se poder dar uma nova oportunidade a Fábio Paím?

domingo, 9 de junho de 2013

Labyad quer ficar em Alvalade

O empresário de Zakaria Labyad considera que o seu jogador ficou «surpreendido» ao ter sido associado a uma possível saída do Sporting.
«Admirou-se porque se sente muito bem em Alvalade e não pensa sair do Sporting. Problemas com o salário? Essa questão nem sequer se coloca», afirmou Marcel Veerman, empresário de Labyad, em declarações citadas pelo jornal A Bola.
Marcel Veerman deixou ainda um aviso: «Este ano vão ver o verdadeiro Labyad! E é no Sporting que quer ficar.»

sábado, 8 de junho de 2013

Hoquei em patins, Sporting mantêm-se na 1ª divisão (6-6 frente á Oliveirense)

Um empate a 6 bolas na última jornada frente á Oliveirense (1-4 ao intervalo) e as derrotas do Hóquei de Cambra frente ao benfica e a inesperada derrota do "Os Tigres" frente aos despromovidos Limianos (6-2) fizeram com que o Sporting permanecesse na 1ª divisão de hoquei em patins.
Ao intervalo os Leões perdiam em casa por 1-4 mas cinco golos de rajada no segundo tempo levaram o Sporting a comandar por 6-5 com o herói a ser Ricardo Figueira com os seus 3 golos, a euforia estendeu-se ás bancadas tendo continuado mesmo depois do tento do empate da Oliveirense pois já se sabia que a 1ª divisão era uma realidade.
Parabéns bravos Leões!

O Sporting alinhou com Igor Alves, Carlos Trindade, André Pimenta, Tiago Roquete e Diogo Lã, Zé Diogo, Ricardo Figueira (3), Marinho (1), Bekas, Tiago Nogueira (2)

Sporting-6 Fundão-2 (Sporting na final do campeonato nacional frente ao benfica)

O Sporting qualificou-se para a final do campeonato de futsal ao bater no 2º jogo o Fundão por 6-2 com golos de Alex, Deo (2 na foto com Divanei), Pedro Cary, Paulinho e Djô.
Já no primeiro jogo destas meias-finais os leões tinham ído ao pavilhão da equipa beirã aplicar outra goleada, esta por 6-1.

"Não quero sair do Sporting" - Eric Dier

É esta a resposta de Eric Dier aos vários emblemas ingleses que o têm assediado no sentido de concretizar uma transferência no presente defeso tem sido clara: "Não quero sair do Sporting".
Segundo o jornal O JOGO avança este sábado,a atitude do jovem defesa-central inglês mantém-se firme no desejo de permanecer no clube que tem contribuído decisivamente para a sua formação e isso mesmo tem dado conta o pai e empresário do jogador, Jeremy Dier.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os maiores inimigos do Sporting são...alguns Sportinguistas

Há coisas que não lembram a ninguém, desta forma como é que um clube em dificuldades financeiras poderá reerguer-se?
Falo obviamente do "timing" em que Pedro Baltazar (esse grande sportinguista) escolheu para reaver os 5,5 milhões de euros que tem a haver da Sporting SGPS relativa á venda de acções da SAD, avançando com uma acção de penhora.

O acordo, assinado durante a presidência de José Eduardo Bettencourt, pressupunha o pagamento da quantia em cinco prestações anuais de cerca de um milhão de euros, embora tivesse ficado salvaguardado que o não pagamento de uma das prestações significasse a liquidação da totalidade da verba, que é precisamente o que Nova Expressão SGPS pretende ao ter dado entrado na justiça com a acção executiva.

Não estando em causa os direitos da empresa de Pedro Baltazar em reaver o dinheiro investido, certamente esta não será a melhor altura para o fazer (estamos na pior fase financeira da história do Sporting), por isso o título deste post assenta que nem uma luva a Pedro Baltazar "Os maiores inimigos do Sporting são...alguns Sportinguistas".

Agostinho Cá poderá regressar

O Sporting deverá tentar o empréstimo de Agostinho Cá, o jovem de 19 anos que recentemente trocou os juniores do Sporting pelo Barcelona B mas que não tem tido espaço para se impor na turma catalã e ao que parece encontra-se na lista de dispensas do clube a que pertence.

Acha que sería uma boa aposta o regresso de Agostinho Cá?

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bruma soma e segue

Enquanto não se resolve o embróglio da renovação de Bruma, este ao serviço da selecção sub-19 de Portugal vai brilhando e marcando.
Hoje na vitória por 4-1 sobre a República Checa em encontro a contar para a 2.ª jornada da Ronda de Elite do campeonato da Europa, o jogador do Sporting marcou por três vezes aos 20', 64' e 87'.
Tudo isto faz com que os "tubarões" do futebol europeu fiquem ainda mais atentos, mas é preciso não esquecer de um factor, e esse factor é... Bruma tem contrato com o Sporting até 2014 com mais um ano de opção, e a cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros por isso o Sporting terá sempre uma palavra a dizer.

Labyad não quer saír do Sporting

Apesar das dificuldades financeiras no clube de Alvalade, Labyad espera continuar a jogar de leão ao peito.

«É verdade que o Sporting não me pode pagar. Estou apenas há um ano no clube e quero dar algo de volta aos adeptos», disse o número 20, em declarações ao jornal holandês De Telegraaf

Assaidi a caminho?

Ao que parece o marroquino Assaidi que milita no Liverpool rumará mesmo a Alvalade, o jogador "levanta a ponta do véu" no seu twitter, restando saber os contornos do negócio.
Tiago Ilori será que faz o caminho inverso? qual o valor da transferência? o marroquino virá por empréstimo ou a título definitivo?
Aguardemos mais desenvolvimentos para as próximas horas, ou dias

Os jornais, as notícias do costume

Ao aceder aos jornais diários, deparamo-nos todos os dias com notícias de jogadores do Sporting que estão no mercado, hoje são Miguel Lopes e Adrien, amanhã serão outros, pelos vistos daqui a um mês, quando começar a pré-época nem juniores teremos para conseguirmos formar um plantel para disputarmos a 1ª liga.
Eu, pela minha parte, já disse basta á imprensa escrita desportiva em particular ao Grupo Cofina, grupo esse que destila ódio ao Sporting com notícias sem fundamento apenas para encher as suas páginas e onde o rigor de informação é igual a zero (lembram-se da notícia do Correio da Manhã que dava como reforços do Sporting nomes como, Pavlyuchenco, Bale e Modric?).

Para começar em beleza as publicações neste blog, peço aos Sportinguistas de verdade para deixarem de comprar e contribuír para a alimentação desses abutres e passem a adquirir o jornal do nosso clube.

Hoje nasceu um novo blog á Sporting

O blog "Mística Leonina 1906" nasceu hoje, dia 6 de junho de 2013 com a intenção de debater e postar notícias sobre o clube de todos os Sportinguistas.
Espero conseguír durante muitos anos poder postar grandes vitórias e grandes conquistas que a nação leonina  tanto merece.

Agora, é mãos ao trabalho...e viva o Sporting Clube de Portugal