-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Muito mais do que uma Taça


 
No dia 31 de Maio entramos em campo com o objectivo de conquistar a 16.ª Taça de Portugal do nosso historial, o que nos permite igualar o Porto no número de troféus conquistados nesta competição e quebrar um jejum de títulos que já dura desde 2008.

Estamos a falar da segunda mais importante competição em Portugal, a qual todos gostam de conquistar e que tem uma já longa tradição no nosso futebol, remontando a primeira edição ao longínquo ano de 1938.

Tudo isto, por si só, já seriam motivos mais do que suficientes para esta Taça ser muito importante e merecer toda a nossa atenção e empenho.

Mas eu digo que a conquista deste troféu tem muita mais importância do que aquela que à primeira vista pode parecer!

O Sporting está numa fase importante e decisiva da sua centenária história e vem de um período negro de quase 20 anos em que o clube foi delapidado, desmantelado e destruído por um conjunto de “gestores” que, pese embora afirmarem serem Sportinguistas, pouco tinham de amor ao clube… pelo contrário, as medidas e acções que tomaram, vieram a revelar-se desastrosas e levaram o clube a uma situação de pré-falência financeira e de divórcio com os sócios e adeptos.

À dois anos atrás, graças à coragem e audácia de uma nova Direcção eleita pelos sócios e liderada por Bruno de Carvalho, o Sporting inverteu o seu rumo e foram finalmente tomadas as medidas duras e firmes que era necessário tomar, sob risco de ver o nosso clube desaparecer em pouco tempo.

Certamente que não concordo com tudo aquilo que foi feito e nem eu esperava que alguém conseguisse fazer tanto em tão pouco tempo sem cometer alguns erros… isso faz parte da vida e apenas quero que a Direcção tenha a capacidade de continuar a tomar as decisões que tem que tomar e ter a humildade de corrigir aquilo que entretanto for mal feito.

Mas todo este trabalho de recuperação de um clube que muitos julgavam perdido faz confusão a muita gente e afronta poderes instalados e um grupo de pessoas que julgavam ter o futebol português controlado e orientado para uma lógica de partilha de poder entre dois polos… um a Norte e um a Sul.
 
Nesta equação, o Sporting não tinha lugar. E certamente que essas pessoas tudo farão para que assim continue a ser.


A Direcção do Sporting (e Bruno de Carvalho em particular) assumiu que a recuperação económico-financeira e a credibilização do Clube enquanto instituição que tem um papel de destaque e de liderança no futebol nacional seria feita não de forma discreta, mas sim afrontando os poderes instalados.

Tudo isto criou um conjunto de “anti-corpos” tão grandes que chegamos a um ponto em que temos toda a imprensa desportiva em Portugal “unida” em prol de um objectivo: destruir e descredibilizar aquele que os afrontou, Bruno de Carvalho e, por consequência, o Sporting Clube de Portugal!

Assisto, com muita pena minha, a alguns Sportinguistas, pessoas que amam este clube tanto como eu, a entrarem nesta onda de invenções jornalísticas e a acreditarem nas mais ridículas capas e notícias que os jornais vão fazendo diariamente… será que não entendem que isto tudo está orquestrado com um propósito?

Basta ver a campanha doentia que tem sido feita ultimamente com o processo de renovação de contrato de jogadores como Carrillo, Cedric ou com as possíveis vendas de jogadores como Slimani ou William. Para já não falar no Marco Silva que, ao que eu sei, já foi inclusivamente despedido em Dezembro e ainda nem sequer o sabe (eu acredito… vi com os meus próprios olhos em vários jornais!).

E é aqui que a conquista da Taça de Portugal assume uma importância fundamental no nosso futuro mais próximo!

Por muito meritório que seja o trabalho desta Direcção, todos os adeptos de futebol querem a mesma coisa: vencer troféus. E se alguns são mais pacientes e conseguem aceitar que estamos numa fase e que existem coisas mais importantes do que isso, outros porém não são muito pacientes e querem que os resultados (leia-se, títulos) apareçam o mais rapidamente possível.

E é neste contexto que eu entendo que terminar a 2.ª época desportiva com a conquista da Taça de Portugal é fundamental para que a Direcção continue a ter o mínimo de tranquilidade para continuar o seu (ainda longo) trabalho.


Não é que esta conquista (por si só) me satisfaça, pois tal como todos os adeptos, também eu quero vencer. Mas tenho a clara consciência de que não vamos passar de uma situação de “pré-falência” a “lideres do futebol nacional” de um dia para o outro… o caminho ainda é longo! Mas se não o fizermos, preparem-se para muitas mais desilusões.

E não duvidem de uma coisa: serão muitos os que no dia 31 irão torcer pela nossa derrota! Mais do que nunca, eles querem que este projecto de recuperação do Clube seja mal sucedido e, para isso, nada melhor do que continuar sem vencer títulos.

Os Sportinguistas têm que pensar bem no Clube que querem para o futuro e pensar que, mais do que gostar ou não gostar do Presidente, simpatizar ou não com o Marco Silva ou com o jogador A ou B, a união de todos em torno desta conquista da Taça de Portugal é fundamental!

Comigo podem contar! E contigo?

6 comentários:

  1. São os jornais que inventaram o conflito com a Doyen? São eles que inventam que Marco Silva irá sair? São eles que inventaram a discussão entre treinador e presidente em Dezembro? Foram eles que deram milhões por um tal de Gauld? Foram eles que prometeram dinheiro e investidores no mês a seguir às eleições? É tudo uma mega teoria da conspiração, criada não se sabe por quem. Isso sim é credivel....

    Pro caralho mais essa teoria do apoiar sempre BC. Quando vejo Sportinguistas a apoiar mais uma pessoa do que o clube só me apetee manda-los pro caralho!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sr. Anónimo (gosto do nick... entra facilmente no ouvido)

      Respeito a sua opinião que tão cordialmente teve a amabilidade de nos deixar.

      SL

      Eliminar
    2. RepTintas (ryangauld)
      Sabes Jorge gente esclarecida como este sr. anonimo faz falta á sociedade, se não existissem ignorantes e tapados como poderíamos rir, eu sei eu sei estou a fazer bulling com o rapaz mas com o palavreado que ele tem e o grau de conhecimento da língua materna de certeza que nem vai perceber, logo não se ofende.
      Este é daqueles casos que nem vale a pena tentar sequer explicar alguma coisa a este cidadão uma vez que só inspira e expira.

      S.L.

      Eliminar
  2. Muito bom post Jorge

    o que realmente interessa é ganhar, ganhar, ganhar...e nessa vertente de vitórias está incluída a conquista desta taça de Portugal.
    Não vai ser fácil, o Braga tem uma equipa experimentada e as notícias mais recentes viram em minar a relação entre os adeptos e direcção, um método a meu ver já gasto...gasto e ridiculo, pois quem tiver dois dedos de testa já não acredita nas "bonitas capas" diárias.

    Uma direcção que tem lutado contra tudo e contra todos, inclusivamente contra os ditos Sportinguistas (como o anónimo de cima), que pelos motivos mais variados, olham mais para os seus umbigos (sabe-se lá porquê) do que para o que de positivo tem sido feito.

    Não há teoria da conspiração, há factos reais, e só não vê que é cego ou quem tem algo contra um presidente que nos tirou da miséria, do limiar da falência!

    Portanto esta Taça é muito importante, se for ganha é mais um troféu de prestigio e que dá origem á possível conquista de outro troféu...a Super-Taça com que inicia a próxima temporada.

    O jornais, são a trampa que nos tem habituado, só no Sporting há problemas, só o Sporting tem a equipa toda á venda, os outros não, os outros encontraram o poço do petróleo nos seus quintais e nem passivo teêm, é tudo fabuloso, mas é bom continuarem a pensar assim, quando caírem o estrondo vai-se ouvir do outro lado do mundo e aí, senhores dos jornais, não se virem para nós, não nos venham lamber os colhões como tão bem sabem fazer, porque aí...conversamos de outra forma!

    SL

    ResponderEliminar
  3. RepTintas(ryangauld)
    "Não é que esta conquista (por si só) me satisfaça" nem a ti nem a nenhum Leão que se preze mas é um começo e isso é que é importante.
    Acredito que com este homem ao leme uma nova era virá e a melhor semente é esta taça.
    Como tu explicas e bem alem de vir dar um vigor a estes homens da direção e mostrar que estão no bom caminho vem fundamentalmente aumentar a chama que já tinha sido acendida com O SPORTING É NOSSO na alma de grande parte dos Sportinguistas.
    Só o facto de vermos croquetes, rivais, antagonistas, jornaleiros, comentadeiros, estúpidos e ignorantes contra nós demonstra que o BC está a fazer um bom trabalho isto de estar cantando e rindo e a bem com todos já é passado.
    O ORGULHO nas nossas cores, no Leão e em tudo o que representam voltaram amigos e com este homem vai ser difícil desaparecer aliás prevejo um futuro brilhante com raça, suor e gloria.
    Como mencionaste ponham os olhos nos homens dos patins e vão ver essa onda de energia a alastrar a todas as outras atividades no clube.

    S.L.

    ResponderEliminar
  4. o jorge nao mandaste esse sr anonimo pó caralho, nao mandaste mando eu pó caralho sr anonimo fusangueiro da desgraça ignorante lampiao ave de rapina

    ResponderEliminar