-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

domingo, 9 de novembro de 2014

Não chega!

Em termos muito objetivos, equipa que claudica, estrondosamente, em Guimarães e empata, uma semana depois, com o Paços de Ferreira, não está preparada para lutar pelo título nacional. 

Muito mais importante que os oito pontos de distância para o primeiro lugar, é a preocupante intermitência do Sporting. 

As razões para essa flutuação são variadas, também os responsáveis. É preciso que a estrutura reflita sobre todo o percurso realizado até ao momento e que seja encontrada uma estratégia para mitigar, na medida do possível, o dano realizado. 

Há muito campeonato pela frente, muitas competições para ganhar, mas negar evidências pode trazer maiores dissabores ao nosso clube.

Não é tempo de colocar tudo em causa, mas é momento de questionar muita coisa. 

A alta competição tem como traço mais decisivo a capacidade de resposta à adversidade e adaptação aos diferentes cenários. O Sporting tem falhado na consolidação de processos, demonstrando uma vulnerabilidade incompatível com a dinâmica de vitória que todos desejamos. 

Uma equipa não pode, simplesmente, vulgarizar o 3.º classificado da última liga alemã e ser incapaz de impor diferença para Guimarães e Paços.

Soluções milagrosas NÃO EXISTEM. Também não acredito em incursões num mercado caro e limitado como é o mês de janeiro. Acredito, isso sim, que o Sporting precisa de mais trabalho:

- Ao nível da liderança. Não é desejável assumir uma candidatura ao título e trabalhar o mercado numa lógica de médio/longo prazo. Esta abordagem trouxe pressão adicional à equipa sem que tenham sido angariadas as condições necessárias a esse upgrade de expetativas.

- Ao nível da equipa. Este Sporting pode ser mais refinado que o do ano passado, mas é também muito menos esforçado. Simplesmente, não chega. Não aceito a displicência ao nível do passe, não aceito a falta de compromisso com o clube (patente nalguns processos de renovação de contratos), não aceito falta de qualidade (sobretudo de quem vem de fora e deveria ser "reforço").

Também os adeptos têm a sua responsabilidade. Tenho dificuldades em compreender que raio de vírus apoquenta o sportinguismo que chora baba e ranho na despedida dum jogador que nem um campeonato ganhou pelo clube (e que passados uns meses não teve problemas em juntar-se ao inimigo), que esboça olés quando um jogo está por ganhar e poucos dias volvidos duma derrota humilhante. 

Talvez sejam pormenores para muita gente, para mim são sintomas duma letargia que nos tem tolhidos há décadas.


6 comentários:

  1. Perfeitamente de acordo amigo.
    Onde é que está a vontade de ganhar a que já assistimos? Se calhar ainda andam amoados com o presidente?

    E a política de reforços tem de ser revista no futuro, tirando o nani o resto é para aquecer o banco.

    ResponderEliminar
  2. - O Sporting está a ser prejudicado? muito!
    - O benfas está a ser beneficiado? sempre que as coisas correm mal!
    - O porto está a ser prejudicado? quero que se lixe…se estão, é para compensar as décadas de beneficio!
    Posto isto, o Sporting deu de avanço a 1ª parte, massacrou na segunda podía ter ganho o jogo (teve inúmeras oportunidades para isso) e s+o não ganhou (quer queiram quer não) porque nos foi anulado um golo limpinho, limpinho, assim como ao Nacional contra o carnide lhes foi também anulado um golo limpinho, limpinho.
    Só não vê quem não quer!
    mas para quem acha que não há cumplicidade entre a carneirada lampiónica e a tripeirada, atentem no silêncio do demente Bimbo da Costa em relação ás roubalheiras que o benfas tem sido beneficiado…ou o homem está completamente senil ou há pacto de não agressão entre as duas putas do futebol português.
    Enfim, estou longe de atirar a toalha ao chão, mas que não está fácil…não está!

    PS - não me parece que Paulo Oliveira Jonathan (que tem jogado) e Sarr estejam a aquecer o banco.

    ResponderEliminar
  3. esta equipa que falhou e que nao tem reforços é a mesma que limpou o schalke e o porto no dragao, se em guimaraes concordo que nao se fez nada para ganhar ontem tudo fizeram para nao ganharmos o erro é gravissimo e retirou-nos 2 pontos.

    se este campeonato fosse limpo nao estariamos a 8 pontos da liderança, nunca vi uma vergonha como esta

    ResponderEliminar
  4. Meus amigos, atribuir a situação que o Sporting atravessa aos árbitros é redutor e, mais importante ainda, não nos ajuda nada a ultrapassar a situação. Em relação às críticas que estabeleci à planificação deste plantel, são claras. Constituem, apenas, uma opinião. Quem lá está tem o direito e a obrigação de decidir, mas tem, também, que assumir as suas responsabilidades. Não tivesse havido investimento. Se não tivesse havido investimento era uma coisa, mas assumo, claramente, que, na minha opinião, investir quinze milhões de euros sem haver impacto imediato na equipa principal era uma opção estratégica errada. Posso estar errado, mas é esta a minha opinião (não de hoje, nem ontem...). .

    Jonathan é, na minha opinião, o único verdadeiro acréscimo de qualidade a este plantel, embora tenha de fazer o, natural, percurso de adaptação ao futebol europeu. Também Rosell foi uma aquisição necessária (pois colmatou uma lacuna evidente na reserva do médio defensivo).

    E o resto?

    Onde é que Geraldes é claramente melhor que Esgaio? Onde é que Slavchev demonstrou ser claramente melhor que Wallison (já nem entro em comparações com João Mário, ou mesmo André Martins)? E Sarr? Onde é que demonstrou ser claramente superior a Tobias? E Tanaka?

    Na minha opinião, falível decerto, o Sporting precisa de comprar jogadores melhores dos que já cá temos. Porque, para serem parecidos em qualidade, ou nem isso, que se aposte na formação.

    Lamento, mas estou a cagar-me para os árbitros e para a arbitragem. Para o Sporting ser novamente vitorioso tem que ser muito melhor que os adversários (não são palavras minhas), ontem isso simplesmente não aconteceu.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Lamento, mas estou a cagar-me para os árbitros e para a arbitragem. Para o Sporting ser novamente vitorioso tem que ser muito melhor que os adversários (não são palavras minhas), ontem isso simplesmente não aconteceu."

      desculpa amigo mas estas frases nada têm de lógico, os jogos que são arbitrados têm um problema, a legitimidade das arbitragens e o azar do caralho é que erram sempre contra nós, não pode nem deve ser escamoteado muito menos por nós pois para isso já existem os jornais e CS deste país de merda.
      Ontem, principalmente na segunda parte fomos muito melhores e não conseguimos vencer porque nos foi retirada essa hipotese e por quem? por aqueles filhos da puta para os quais te estás a cagar, há coisas incríveis!

      Deviamos ter ganho? deviamos!
      Não nos deixaram? não!
      Os lamps deviam ter empatado? deviam!
      Não os deixaram sofrer um golo limpo? não!

      e isto é só de ontem, e nas outras jornadas? sempre a mesma merda, quando eles estão aflitos, lá vem a mãozinha e esta não é de Deus!

      Eliminar
  5. "...Lamento, mas estou a cagar-me para os árbitros e para a arbitragem..."

    Pois eu acho que eles não podem nem devem ser assim "menosprezados"...

    Lembrar-lhe-ei apenas o que "não nos deixaram fazer", no tempo de Balakov, Figo e Compª...!!

    Acha que é razão então...para "não lhes ligar"...?

    Se me disser que a culpa não é só deles, até aceito...mas que trm uma grande culpa também...ah, lá isso têm...!!

    SL

    ResponderEliminar