A France Football lançou uma votação online para eleger o melhor jogador africano do mês de Janeiro. Entre os nomeados estavam Hakim Ziyech (FC Twente, Marrocos), Cheick Diabaté (Bordéus, Mali) e o ponta de lança argelino do Sporting, Islam Slimani.
A votação terminou com uma vitória esmagadora do avançado leonino que obteve 84% dos votos e não deu qualquer hipótese à concorrência. No decorrer deste primeiro mês do ano, Slimani efectuou 6 jogos, tendo marcado 8 golos.
O argelino mostrou-se satisfeito pela conquista deste prémio individual, mas destacou a importância dos companheiros de equipa: "Trabalho todos os dias em conjunto com os meus companheiros, pois são eles que me oferecem oportunidades para concretizar. O meu trabalho é marcar".
O treinador Jorge Jesus não foi esquecido: "É um treinador de classe mundial. Não estou a exagerar. Trabalhar com ele diariamente é um prazer. Ele ajuda-nos a progredir e isso vê-se nos jogos. Por vezes, insiste nos detalhes que podem parecer que não têm importância, mas rapidamente se percebe onde quer chegar. Jesus, taticamente, é um génio."
Mas Slimani também destacou os adeptos sportinguistas que tanto o acarinham, tendo agradecido a iniciativa dos adeptos que durante o encontro com o Rio Ave usaram máscaras com a sua cara estampada: "Isso deixou-me muito feliz. Venho de longe, da Argélia, não sou português, e a ligação deles comigo é incrível. Também é por isso que em campo eu nunca desisto."
Tendo como base as mais recentes acusações de agressividade que tem sido alvo, Slimani afirmou que, embora aceite as críticas, estas "têm sido exageradas e gratuitas". O avançado afirmou que isto lhe dá ainda mais vontade para contornar todos os obstáculos: "A verdade é que isso me fortalece. Essa raiva é uma força que me empurra para nunca desistir".
Com 27 anos de idade, o avançado internacional argelino está a viver a melhor fase da sua carreira, tendo já marcado 20 golos em 31 jogos (média de 0,65 golos por jogo). No entanto, importa referir que, à 3 anos atrás, jogava CR Belouizdad, uma equipa da primeira divisão do campeonato argelino, onde naturalmente não tinha as condições que hoje tem para demonstrar todas as suas capacidades.
Ao longo desta época, sob o comando de Jorge Jesus, Slimani tem vindo a corrigir algumas limitações que evidenciava e que são o reflexo de ter chegado tarde aos campeonatos europeus. Numa recente entrevista à Sporting TV, Jorge Jesus destacou o salto qualitativo do argelino, afirmando ainda que o avançado "É um jogador cheio de defeitos técnicos e táticos. Agora, ele tem aquilo que Deus lhe deu, que é uma capacidade física enorme. É um jogador muito forte no jogo aéreo, tanto a atacar como a defender, e ainda falta muita coisa para poder chegar ao produto final da valorização que pode ter como jogador, individualmente. É isso que temos feito, muito trabalho individual para ele poder crescer".
Slimani é fantástico, claro que não é um ponta de lança perfeito, mas ao longo destes 3 anos o homem evoluíu a olhos vistos.
ResponderEliminarEle jogava na argelia, país que tem muito bons jogadores mas que o futebol interno está longe de ser brilhante.
Foi uma das melhores aquisições das últimas décadas, e faço ideia da desgraça para os adversários que sería se neste momento tivéssemos Liedson na forma de quando esteve no Sporting...era um "ai Jesus" para todos os adversários, não tenho a menor dúvida.
Com este questão do castigo ao argelino, condicionaram a sua forma de jogar nos últimos dois jogos, mas ele vai já dar a resposta amanhã na Madeira!
Subscrevo na totalidade. As limitações iniciais são ultrapassadas com humildade e uma mentalidade de campeão, que se traduz na sua evolução. SL
ResponderEliminar