-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

quando uma imagem vale por todas as palavras...

Nota-se a desunião do grupo tão falada nos jornais...

O que estes querem sei eu...


MAMA...

Resposta à altura

Ao contrário do que os fervorosos detratores do clube desejavam, o Sporting saiu de Guimarães não só com três pontos, mas com uma resposta adequada ao período conturbado que afligiu o clube nas últimas semanas.

Ficou tudo sanada? Com certeza que não. Mas acredito que hoje todos compreendem melhor o seu papel dentro do clube. E isso é o primeiro passo para que o Sporting se torne mais forte.

Para quem procura compreender as minudências dos merdia, tornou-se óbvio que algo se passou em Alvalade nos últimos dias. Apesar das poias continuarem a boiar, começou-se a passar, subtilmente, que a manutenção do treinador passaria a depender dos resultados (como se o problema principal deste caso tivesse sido isso...).

Pegaria, por isso, nas palavras do treinador. Respeitar sócios e adeptos é essencial. Pena que tenham demorado tanto tempo a perceber o óbvio...

Uma última palavra para Héldon (um jogador muito apreciado aqui no MÍSTICA), a forma como celebrou o golo é um exemplo de como os jogadores devem viver o clube. Espero que tenha mais oportunidades no futuro!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

(Taça da Liga) Guimarães-0 Sporting-2 "DIGNIDADE!"

O Sporting como prometido foi a Guimarães jogar a primeira jornada da Taça da Liga com os habituais suplentes e jogadores que geralmente jogam na equipa B, conquistando uma vitória muito saborosa por 0-2 e mostrando que o treinador pode contar com todos pois as opções são realmente válidas.

Como sería de esperar a equipa da casa teve maior preponderância no jogo, até porque jogou com a equipa que normalmente joga no campeonato nacional e que ocupa o terceiro lugar do mesmo, mas os comandados de Marco Silva (sim, ainda é treinador do grande) íam respondendo com grande carácter e depois de uma grande jogada em progressão e troca de bola, Heldon aos cinco minutos de jogo fez o primeiro golo (na imagem).
Delicioso o momento do festejo do atleta que batia com a mão no Rampante e dizia "Somos o Sporting caralho!"

De destacar durante o resto da partida a enorme entrega de todos os atletas com especial destaque para o monumental jogo de Geraldes e de Tobias Figueiredo (quando concentrado no jogo é quase inultrapassável).
O adversário conquistou vários pontapés de canto, resultante da pressão que estava a fazer mas só por uma ou duas vezes as oportunidades foram efectivamente perigosas.

Depois de Marco Silva fazer entrar Wallyson o meio campo voltou a ganhar criatividade que foi perdendo com o desgaste fisico de Gauld (este menino tem pés de ouro e irá ser em breve o dono do jogo ofensivo do Sporting) e Dramé desferiu o golpe final nas pretenções vitorianas com um golaço já em tempo de descontos.

Excelente vitória dos nossos meninos, que mostraram que podem ser chamados para a "luta" sempre que o treinador quiser ou precisar.

Leonardo Jardim dixit

"Nunca senti que o presidente tentasse interferir no que quer que seja";

"O importante é as pessoas manterem o respeito e que justifiquem a sua posição. Eu não tenho de concordar sempre com os presidentes mas sim manter as coisas viáveis. Mas atenção, eu tenho uma boa relação com ele [BdC]";

"Trata-se de alguém que vive o Sporting com intensidade, foi necessário no processo de mudança no clube. É um facto que tem uma personalidade diferente da minha. Ele tinha as opiniões dele publicamente e em termos de futebol eu dava a estabilidade que entendia que o grupo necessitava. A sua forma de ser por vezes é difícil, realmente, se não estiver em consonância com aquilo que estamos a fazer, mas entre nós houve sempre respeito.";

"Ao longo da época eu e Bruno de Carvalho tivemos algumas opiniões diferentes mas as nossas decisões foram sempre em prol do êxito do Sporting. As opiniões entre um treinador e um presidente nem sempre convergem, pois um presidente defende o clube e o treinador o grupo, mas há que levar sempre em consideração a estrutura";

" A sua presença no banco? A mim não me cria qualquer problema uma realidade dessas. Nunca senti que o presidente tentasse interferir no que quer que seja. Aliás, nem me lembro de conversar com as pessoas durante o jogo.";

"Acho que os projectos devem ser sempre do clube e não dos treinadores".;

"Não vejo motivo ou razão para existir uma rutura, para despedir Marco Silva, mas estou só a falar em termos desportivos".

domingo, 28 de dezembro de 2014

Inacreditável

É inadmissível este cenário agónico! Estou-me completamente a borrifar para quem diz e quem deixou de dizer. Estou-me a cagar para quem diz maior ou menor teor de verdade. O Sporting não pode estar sujeito a esta continuada instabilidade!

Já são quase duas semanas de redemoinhos, sem aparente fim à vista. O presidente falou à Sporting TV, mas os efeitos práticos dessa declaração foram zero.

E continuamos a assistir a um desfiar de um rosário que apenas procura denegrir e prejudicar o Sporting. Se há uma campanha dos merdia contra o Sporting, é tarefa desta direção contrapor as mentiras publicadas, nem que seja em tribunal. 

Se há uma crise grave na estrutura do futebol, há que resolvê-la: ou se garante Marco Silva na completa extensão do seu contrato, ou é despedido! O que não pode continuar a acontecer é isto...

A VERGONHA CONTINUA (parte XXIV)

Hoje nas capas dos jornais a vergonhosa campanha contra o Sporting continua;

Na "Bola" dizem que os jogadores estão em sobressalto e que o treinador quer que os atletas se abstraiam, como se os jogadores fossem uns miúdos de colo e que não dormissem a sesta por a sua monitora do colégio estar prestes a reformar-se.

No "Record" a história é mais caricata, e chega ao ponto de contar (inventar) o que se passou na reunião "fatídica" e um NÃO em letras garrafais separa as fotos de Bruno de Carvalho e Marco Silva, quem sabe se o presidente convidou algum jornalista desse jornal nojento para se sentar á mesa enquanto se discutia o futuro do Sporting? Surreal portanto!

No "Jogo" a coisa foi mais grotesca ainda, houve um "morto" que ressuscitou e veio dos confins falar sobre o Sporting, esse coxo é nem mais nem menos...Izmailov, sim o russo vem a dizer que Bruno de Carvalho o convidou para ser bandeira eleitoral na altura das eleições no clube.
Mas a capacidade deste jornal tripeiro não se fica por aqui, e chega ao desplante de escrever a última frase da célebre reunião entre o presidente e o treinador:
"Fim da linha, cada um segue o seu caminho!" foi a frase dita e que o representante do "Record" que tinha lugar na mesa de reuniões não ouviu porque tinha ído á casa de banho depois de molhar a cueca com um telefonema do Manha.

Enfim, meus caros, é esta a imprensa que temos neste país, é para esta imprensa mentirosa e bafienta que alguns nós contribuem todos os dias comprando jornais desportivos.

Se calhar temos o que merecemos, se calhar gostamos de alimentar quem goza connosco e quem tenta acabar com o nosso clube.


Ponham a mão na consciência! a recuperação efectiva do Sporting passa também pelas nossas atitudes!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Pragmatismo - IIª Parte

Como todos os sportinguistas preocupados, assisti às declaração de Bruno de Carvalho. Não posso dizer que fiquei tranquilo com as "explicações" dadas, nem sei mesmo se essa tranquilidade pudesse ser atingida de alguma forma.

Penso que é um momento de reflexão para todos. Tornou-se evidente que o Sporting é ainda um clube demasiado fragilizado. E não é agradável temer que tudo o que foi feito de bom possa ser assim questionado, de um momento para o outro.

Responsável maior pelo Sporting, cabe também a  Bruno de Carvalho o maior esforço reflexivo. Parece-me que é tempo de repensar a política de comunicação do clube, tanto na forma como no conteúdo. Muita da perturbação que existiu nasce dum processo de comunicação quase amador que, mais grave ainda, não surtiu o efeito desejado, bem pelo contrário.

Um líder, um verdadeiro líder, deve compreender a sua função enquanto exemplo e representante máximo do clube.

Bruno de Carvalho esclarece situação de Marco Silva


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Pragmatismo

É inconcebível que se cozinhe a época desportiva leonina em "lume brando". Estou plenamente de acordo com o amigo Mário quando se refere aos merdia. Mas, pergunto, e o Sporting? E a equipa de futebol?

Das duas uma. Ou estamos perante a maior campanha de mentiras perpretada no futebol português. Ou o Sporting continua a ser demasiado poroso e frágil. Infelizmente, tenho pouca esperança que se trate da primeira hipótese.

O mais grave disto tudo é que o tema em causa, bem espremido, é zero. Permitir que a vida do clube seja esquadrinhada em praça pública, permitindo entrelinhas mais ou menos delirantes é servir os interesses dos nossos adversários.

O que me conduz à seguinte conclusão: a política de comunicação do clube está errada e está a prejudicar o processo de afirmação do clube. É preciso, urgentemente, conter este chorrilho de notícias e estabilizar a estrutura do futebol.


Nem no Natal estes gosmas nos deixam em paz

O Sporting está em blackout há cerca de dois dias, entretanto as notícias saem para as capas dos pasquins corruptos a ritmo alucinante.
Essas notícias apenas visam criar mau estar entre os adeptos e o clube, até porque para se descobrir uma verdade em cada uma dessas notícias, temos de ler umas dez mentiras.

As falsidades com que somos brindados todos os dias e o ataque cerrado que é feito ao nosso clube através da "a bola", "record" e "o jogo" é a todos os níveis absurdo.
A nós, sócios e adeptos do Sporting, cabe-nos uma missão, NÃO COMPRAR MAIS NENHUM DESSES JORNAIS!

Esta guerra que está a ser comprada connosco só poderá ter uma saída pacifica (porque outras menos pacificas haverão), e essa saída é não alimentarmos esses abutres, é não lhes darmos nem mais um cêntimo.
O Sporting tem plataformas de informação, tem o site oficial, facebook oficial, tem o canal SportingTV, tem o jornal em papel e on-line...para que é que necessitamos de gastar dinheiro em merda, comprando esses jornais e alimentando quem nos quer ver no fundo???

Estamos no Natal e em época de grandes reflexões, a minha reflexão de deixar de alimentar estes gosmas foi feita há cerca de 20 anos, está mais que na altura de cada um de vós fazer o mesmo!

BOAS FESTAS E VIVA O SPORTING!!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

1 de abril??

Confesso-me completamente estarrecido pelas notícias que dão conta duma suposta ruptura entre Marco Silva e a estrutura leonina, nomeadamente Bruno de Carvalho. Esse cenário "só" pode ser uma invenção dos merdia, caso contrário está em causa o projeto desportivo que tem vindo ser aplicado no clube.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Comunicado da SAD

Em virtude dos injustificados e repetidos ataques por parte de diversos órgãos de comunicação social ao Sporting Clube de Portugal e da constante manipulação da informação sobre o Clube, vem a administração comunicar que, com efeitos a partir da presente data, nenhum órgão social, dirigente, funcionário, colaborador, treinador, atleta ou outras pessoas que representem o Sporting, prestará qualquer tipo de declarações aos órgãos de comunicação social, com excepção das plataformas de comunicação próprias do Clube (Sporting TV, Jornal Sporting, site e redes sociais) e, ainda, com excepção das intervenções que sejam obrigatórias nos termos regulamentares e contratuais, como por exemplo nas 'flash interviews'.

Lisboa, 22 de Dezembro de 2014

A Sporting SAD

Sporting atinge os 120 mil sócios


Guimarães B-1 Sporting B-3

A equipa B do Sporting venceu este domingo o V. Guimarães B por 3-1, tendo ficado sem Ryan Gauld por expulsão aos 75 minutos, quando o jogo ainda estava empatado. Dramé inaugurou o marcador e nos últimos minutos com golos de Enoh e Gelson o Sporting conquistou a vitória.

Boas festas para todos!

Desejamos as boas festas para todos os Sportinguistas em especial para os nossos leitores/comentadores.
Um bom Natal, junto das pessoas que mais amam e um ano de 2015 cheio de sucesso!

Sporting-Famalicão nos quartos-de-final da Taça de Portugal

O sorteio da Taça de Portugal ditou o Sporting-Famalicão em Alvalade e em caso de passagem as meias finais serão com o vencedor do Maritimo-Nacional.

o que achas deste sorteio?


Seriedade, inteligência e garra

A batalha da Madeira foi vencida de forma clara, desenganem-se aqueles que dizem que o Nacional não joga nada á bola, aliás os madeirenses nunca tiveram equipas que praticassem o célebre pontapé para a frente e o anti-jogo, e por esses motivos são uma equipa que disputa sempre o jogo-pelo-jogo.

Esses factores de estilo de jogo são suficientes para dizer que o Nacional na Choupana é sempre um "osso duro de roer", e para isso o Sporting teve de jogar como sabe e deve, com seriedade, inteligência e garra.
Depois de uma semana em que as palavras (exageradas ou não) do presidente Bruno de Carvalho fizeram as manchetes desta imprensa desportiva vergonhosamente tendenciosa, servindo-se das mesmas para branquear a derrota e eliminação do benfica frente ao Braga na Taça de Portugal, o jogo de ontem tinha uma carga psicológica elevadíssima e havia quem estivesse colado ao ecrã a esfregar as mãos antevendo um final caótico...puro engano desses assumidos cabrões!

O Sporting fez uma boa exibição em crescendo, plena de garra e concentração não dando grandes hipóteses ao Nacional de criar situações de perigo, a defesa bem comandada por um enorme Paulo Oliveira não tremeu, o meio campo com William a aproximar-se aos seus indices exibicionais da época passada pautou o jogo, Slimani foi um portento a segurar a bola lá na frente e foi o primeiro a fazer pressão na saída do adversário e Carrillo, o melhor jogador em campo foi mestre na missão de minar a defesa adversária e depois já na parte final do jogo e com o Sporting reduzido a 10 elementos (pela expulsão de Adrien) segurar a bola como ninguém de uma forma inteligente como poucos o saberão fazer neste plantel.

Eu tinha dito ontem antes do jogo que o Sporting para vencer na Choupana precisava de ser igual a si próprio...e foi o que aconteceu!

Saudações Leoninas!

domingo, 21 de dezembro de 2014

Nacional 0 - Sporting 1 - "o regresso às vitórias"

A equipa leonina regressou às vitórias, conseguindo arrancar os três pontos da sempre difícil deslocação à Choupana. Não tendo sido uma vitória brilhante (dificilmente o seria), parece-me que foi inteiramente justificada pelo Sporting.

É óbvio que a equipa passa por um mau momento de forma. Mas hoje houve garra, primeiro predicado para ultrapassar qualquer adversário.

A equipa este muito bem defensivamente (à exceção de um lance perto do final onde Patrício saiu com coragem) e no capítulo ofensivo, apesar dum começo titubeante, também houve um acréscimo qualitativo (belas exibições de Slimani e, sobretudo, Carrillo).

Mais uma paragem cerebral de Adrien colocou em causa a vantagem leonina, mas a equipa soube colmatar a displicência do médio.

Vitória importante!!

(Hóquei) Sanjoanense-2 Sporting-1

(Futsal) Sporting-3 Belenenses-0

O Sporting venceu esta tarde o Belenenses por 3-0 num jogo muito calculista e sem as constantes oportunidades de golo, foi uma partida em que o acerto na finalização ditou os três golos sem resposta.

Pedro Cary, Marcelinho e Alex marcaram os golos da partida

Cristiano Ronaldo condecorado na Madeira

O melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo foi esta manhã condecorado na Madeira pelo governo regional da Madeira, condecoração muito merecida não só pelo que o jogador representa para o país como para a ilha onde nasceu.

Cristiano Ronaldo é neste momento a figura pública portuguesa mais conhecida no planeta e arrasta atrás dele muitos milhões de fãs que seguem a sua vida desportiva e pessoal com bastante interesse.
Tudo isto de certa forma faz com que Portugal, a Madeira e o Sporting saiam beneficiados pelo menos em termos de visibilidade.

Como diz o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho que foi convidado para a condecoração do craque - «Em Portugal é mais um reconhecimento para ele. É muito bom. Foi aqui que ele nasceu, tem as raízes e a família. Deve ser um dia de grande alegria e que o irá marcar. Para nós portugueses é uma felicidade porque ele merece todas as condecorações».

Se toda e gente neste país tivesse a vontade de melhorar a nível profissional como tem CR7 seríamos um paraíso na terra, aliás se os governantes, políticos e gestores portugueses fossem tão honestos a nível profissional como o craque formado nas escolas do Sporting, este país não estava no estado deplorável em que se encontra.

Parabéns Cristiano Ronaldo!

(Andebol - Supertaça) fc porto-29 Sporting-28 "até ao último segundo"

O Sporting foi derrotado no pavilhão da Maia pelo porto por 29-28 num jogo muito equilibrado (13-13 ao intervalo) com a expectativa a manter-se até aos instantes finais do encontro. Ricardo Moreira fez o 29-28 favorável ao porto nos instantes finais do encontro na transformação de um livre de sete metros. No último ataque, e em dupla vantagem numérica, o Sporting beneficiou também de um livre de sete metros mas, já com o encontro interrompido, Rui Silva atirou ao poste e não conseguiu levar o jogo para prolongamento.

De qualquer forma foi um grande jogo de andebol e o Sporting se jogar com esta garra todos os jogos pode perfeitamente lutar pelo título nacional.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Dores de crescimento

As palavras do presidente do Sporting continuam a ecoar na blogosfera e nos merdia, prenunciando um momento de convulsão na estrutura desportiva do nosso clube.

Não tenho informação da natureza dessa "crise", nem sequer se é real. Mas devo referir que num projeto desportivo como o do Sporting, a autocrítica deve fazer parte de todo o processo evolutivo.

Como já referi anteriormente, a planificação desta temporada incorreu em alguns erros de análise e de estratégia. Querer o título e reforçar a equipa para o médio/longo prazo é, quanto a mim, misturar alhos com bogalhos. Esse erro é de Bruno de Carvalho. 
Incontornavelmente.

Posto isto, não posso também fechar os olhos ao abaixamento da intensidade competitiva desta equipa. E quando vejo o Sporting fazer "bons" resultados frente a porco e benfas, não posso deixar de estranhar a enorme quantidade de pontos perdidos em casa, frente a equipas pequenas. Aí, Marco Silva não pode ser deixado de fora... Nem, tão pouco, os jogadores que nem sempre deixaram a pele em campo.

O que resta?
Trabalhar... Trabalhar mais e melhor. Não adianta reforçar a equipa se os princípios do conjunto não são suficientemente aglutinadores. É preciso identificar lacunas e trabalhá-las. Sem gritos, sem demagogias, nem desculpas.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sporting Superlativo

Na realidade
Plural
que é o 
Sporting, 
as opiniões
São
vastas e necessariamente difusas. 

Essa é a nossa grande riqueza e 
uma das maiores causas da 
crise que atravessamos
foi precisamente ter caído na esparrela de querer transformar o 
Leão
numa coutada de elites.

O "meu" Sporting 
tem de ser o melhor clube do mundo.

Tem que trabalhar para ser uma referência incontornável do futebol europeu, ganhar campeonatos, 
estar nas fases decisivas das grandes competições europeias. 
Em suma, 
"ser" Sporting.

A grande dificuldade é tornar esse sonho realidade.

Como o fazer?

Em primeiro lugar, viver o sportinguismo
em todo o seu 
Absoluto. 

Mete-me 
Asco
alguma tendência para comparar o nosso clube com os seus supostos rivais. 

Ao Sporting não interessa ser 
O maior clube de Portugal,
mas tem que ser 
O melhor clube de Portugal. 

E isso significa
Dar o litro
todos os dias,
Lutar
Incessantemente
para tornar esse desejo uma 
Realidade.

Eu,
Acredito!



"Assumo as minhas responsabilidades pelas últimas exibições"

O presidente do Sporting realizou um comunicado onde, enquanto responsável máximo da estrutura, entendeu por bem assumir as suas responsabilidades. Alargou essa asserção à necessidade que "os outros envolvidos assumam a sua quota-parte de responsabilidade".

Enumerou, também, os elementos da equipa B como os reforços da equipa principal.

Devo referir que estou 100% de acordo com estas declarações e que espero que se concretizem num redobrar de esforços no sentido de tornar o Sporting uma equipa mais forte e mais determinada.

Em relação ao reforço da equipa principal, reitero que, antes de qualquer outra coisa, devem ser corrigidos desequilíbrios. Héldon, Capel e Tanaka têm tido uma utilização quase residual e representem um gasto mensal sem impacto no futebol da equipa. Era importante emprestar o vender estes jogadores.

Em relação aos alas, penso que a equipa B tem qualidade e quantidade para suprir as referidas "perdas". Iuri, Podence e Gelson Martins têm tudo para serem integrados em patamares competitivos mais elevados (e nem precisei de falar de Sacko ou Dramé...).

Quanto ao ponta de lança, o cenário é mais complexo. Tanaka não tem sido uma completa desilusão, mas a verdade é que não creio que o treinador confie nele. Tendo em consideração que Slimani estará na CAN, talvez seja necessário um ajuste externo (Enoh e Cissé não me parecem alternativas credíveis).

No que diz respeito aos centrais, a decisão é difícil. Ninguém está satisfeito com a prestação da defesa leonina, mas não vejo o clube na disposição de ir buscar um DC de créditos firmados. Ou Maurício é vendido, ou para comprar igual ou parecido, mais vale estar quieto.

Também não me parece adequado manter 4 DD's no plantel. Despachar Geraldes, emprestar Esgaio será o mais óbvio. Mas eu não desdenharia colocar Miguel Lopes ou mesmo vender Cédric por um bom preço (a partir de 8 milhões).

Outro jogador claramente a mais é André Martins. A venda seria ótima (por 2 ou 3 milhões não pensaria duas vezes). A sua saída permitiria a subida de Wallison na hierarquia e dar a Slavchev mais espaço para evoluir...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

(Andebol) Belenenses-25 Sporting-34

O Sporting venceu esta quarta-feira por 34-25 na visita ao Pavilhão Acácio Rosa, reduto do Belenenses, em partida da jornada 15 do campeonato nacional de andebol.

Com uma grande actuação colectiva, os leões dominaram a partida e conseguiram um triunfo tranquilo no duelo com os rivais da capital. Bruno Moreira (na foto) saiu de campo como o melhor marcador, com 10 tentos, logo seguido por Pedro Spínola, com 8. Do lado dos azuis, Carlos Siqueira fez seis golos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

(Taça de Portugal) Vizela 2 - Sporting 3 "O cerne da questão"

Apesar de ter seguido em frente, o Sporting teve grandes dificuldades em levar de vencida a equipa do Vizela.

O 2-3 reflete não só os problemas colocados pelos vizelenses, mas, afinal de contas, a grande pecha deste Sporting 14/15. Há uma falta de intensidade inexplicável no jogo leonino, especialmente contra equipas teoricamente inferiores.

É urgente colocar o dedo na ferida e promover alterações que mudem este cenário. Marco Silva, enquanto treinador, é uma figura incontornável no processo; vai sendo tempo de garantir a dinâmica e a garra que exigimos à equipa. Mas também não creio que seja o único responsável...

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Arrumar a casa

Confesso, tenho fobia aos mês de janeiro e aos consequentes "acertos". Bem me podem acenar com os exemplos do André Cruz, do Mpenza e do De Francheschi; mas, para mim, é mais Skuhravy's, Kokes e afins.

Por esse motivo, talvez, acredite que, antes de qualquer outra coisa, o Sporting tem de aproveitar este defeso para redimensionar plantéis (o principal e os BB). O que quer dizer, neste caso, perder jogadores.

Entradas? Não digo que não. Mas a casa precisa de ser arrumada, (re)definindo estratégias...

Se fosse eu (só falando de saídas...):
Capel
Miguel Lopes (ou Cédric, caso não se fosse exequível a renovação)
Maurício
Héldon
Geraldes

E vocês?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sporting defronta alemães do Wolsburgo nos dezasseis avos de final da Liga Europa

Adivinha-se eliminatória difícil frente a uma equipa repleta de jogadores que já competiram em Portugal (Benaglio, Filipe Lopes, Vieirinha) e com elementos de inegável valia (Bendtner, Luiz Gustavo, De Bruyne, Olic...).


Em défice

A perda de pontos frente ao Moreirense teve como contexto um acentuado défice exibicional. É possível atribuir esse défice a três fatores diferentes:

Fator físico: a presença na Champions resultou num desgaste a que muitos jogadores não souberam corresponder.

Fator emocional: a eliminação da supracitada competição trouxe dano à capacidade anímica do conjunto leonino.

Contudo, mais grave que as duas condicionantes já referidas, foi a forma como o Sporting não jogou como equipa. Em vários momentos do encontro, parecia estarmos perante um conjunto de jogadores desconhecidos, sem rotinas, sem cumplicidades, manietados pelo Moreirense.

Se os dois primeiros fatores são, até certo ponto, compreensíveis; o terceiro é inaceitável. 

Foi deprimente ver dezenas de bolas bombeadas para a área sem qualquer seguimento.

Foi deprimente ver a equipa reincidir em passes infantilmente falhados (até roçar o ridículo).

Há que colocar o dedo na ferida e assumir responsabilidades.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Sporting 1 - Moreirense 1 ABSURDO

Algo de muito mau se passa quando uma equipa como o Moreirense banaliza o Sporting. O Sporting não fez um remate digno desse nome até ao momento em que Montero empatou o encontro, limitou-se a perder largas dezenas de bolas ao longo de noventa minutos HORRIVELMENTE jogados.

Mais dois pontos perdidos. Mais uma oportunidade desperdiçada para aproximar à frente da classificação.

Pior que isso é a forma inexplicável como a equipa enfrenta determinados jogos. Há uma complacência no passe e nas bolas paradas que não tem explicação fácil.

sábado, 13 de dezembro de 2014

(Futsal) Olivais-1 Sporting-2 "no último segundo..."

A equipa de futsal do Sporting conseguíu uma sofrida vitória nos Olivais por 1-2, tendo chegado ao intervalo empatado a zero.
Na segunda parte depois de se adiantar no marcador, o Sporting sofreu o golo do empate á entrada do último minuto e chegou á vitória a dois segundos do fim quando jogava com guarda-redes avançado com a ambição de ganhar a partida.

Resultado justissimo da única equipa que jogou para ganhar!

(andebol) Sporting-30 Passos Manuel-29

Vitória complicadissíma do Sporting sobre o Passos Manuel por 30-29 num jogo onde as exclusões "fáceis" do jogadores do Sporting fizeram os leões perder por diversas vezes vantagens de 3/4 golos.
A facilidade com que se exclui jogadores do Sporting começa a ser escandalosa e preocupante até porque  essa vertente no andebol é muito importante e por vezes vale mais que um golo marcado.

Ainda assim foi uma vitória tão dificil como importante e justa.

(hóquei) Sporting-6 Carvalhos-1

O Sporting recebeu no Pavilhão do Livramento o Carvalhos e venceu por 6-1 (2-0 ao intervalo), os golos que ditaram o resultado final foram apontados por: 
1-0 Tiago Losna 2m, 
2-0 Ricardo Figueira GP 21m, 
3-0 André Moreira 28m, 
4-0 Tiago Losna 29m, 
4-1 Zé Diogo Macedo na Baliza 31m, 
5-1 Tiago Losna 44m, 
6-1 Nicolas "Nico" Fernandez 48m.

Sporting B-2 fc porto B-1

O Sporting B conquistou a segunda vitória consecutiva, desta vez venceu o porto b por duas bolas a uma, resultado feito na primeira parte com os golos de Cissé aos 25m e Sacko (na foto) aos 45m, tendo os visitantes reduzido em cima do apito final numa grande penalidade.

A equipa revelou-se mais consistente e já praticou um futebol mais condizente com a sua conduta técnica.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

investir no "petróleo" angolano

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, esteve em Viana, na cidade angolana de Luanda, para a cerimónia de lançamento da primeira pedra da primeira Academia Sporting em território angolano e africano.

«Angola é um país com uma forte ligação a Portugal e ao Sporting em particular. Grandes jogadores nascidos em Angola defenderam as cores do Sporting. Queremos recuperar essa tradição e voltar a ter angolanos a vestir a camisola do Sporting», disse o dirigente.

Esta Academia surge na sequência do acordo entre o clube, a Parkgest e o Fundo Viana, e ficará instalada no complexo World Trade Center dentro de apenas seis meses.

in "A bola"

domingo? é para ir á bola!


como não podia deixar de ser...

como não podia deixar de ser, resolvemos não deixar caír no esquecimento como a equipa da GazProm se qualificou e deixámos duas mensagens no facebook dos alemães...

Tradução - "agradeçam ao árbitro russo da GazProm a vossa qualificação"

e de seguída o nosso desejo para os oitavos de final da Champions

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Alvalade Bridge


(Andebol) benfica-32 Sporting-32

benfica e Sporting empataram esta quarta-feira no jogo grande da 13ª jornada do campeonato português de andebol. 32-32 (16-15 ao intervalo) foi o resultado final.
Como o próprio resultado indica foi uma partida bastante equilibrada nunca havendo grande distanciação entre os dois conjuntos a nível de marcador.

O melhor marcador 'leonino' foi Pedro Solha, com sete golos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Chelsea 3 - Sporting 1, "o adeus à Champions"

O Sporting viu terminada a sua participação na Champions depois de ter sido derrotado em Inglaterra por três bolas a uma, enquanto o Schalke venceu na Eslovénia.

Sinceramente, tenho pouco ou nada a acrescentar. Apura-se a equipa mais fraca, mercê dum penalty inenarrável em Genselkirchen. Mas, diga-se, é também apurada devido a desacerto defensivo inenarrável que nos fez perder dois pontos com o Maribor. Estes dois lapsos inenarráveis traçaram a narrativa deste apuramento. Ironias...

Odeio vitórias morais. Deveríamos estar  a celebrar o apuramento para os oitavos da Champions. Mas não estamos. Ponto final.

Resta Sobra o futuro. E esse é muito mais importante que qualquer outra coisa. E para que esse futuro seja radioso há muito trabalho a fazer. Parágrafo.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

(futsal) Sporting-10 U. Pinheirense-1 " o regresso á normalidade"

O Sporting recebeu esta tarde no Multiusos de Odivelas, o Unidos Pinheirensetendo vencido sem contestação por 10-1 com golos de Fábio Aguiar (3), Pedro Cary (2), Cássio (2), Caio Japa, Diogo e Pacheco. Vigário marcou o tento de honra dos visitantes.

Foi uma partida de sentido único em que os leões aproveitaram para fazer descansar habituais titulares como Alex e Paulinho, fazendo rodar alguns juniores.

De notar que sendo feriado e não havendo mais nenhum jogo de outra modalidade, o pavilhão registou uma moldura humana fraca e onde o apoio foi praticamente inexistente.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Oriental 3 - Sporting B 4

O Sporting B regressou, finalmente, às vitórias, ultrapassando o Oriental por 4 a 3. 

Ryan Gaul adiantou os leões numa patada magistral, mas pouco depois Tobias Figueiredo fez penalti, deixando o empate no final da primeira parte.

No segundo tempo, os jovens leões foram absolutamente implacáveis, chegando ao 4-1, com golos de Sacko, Cissé e Iuri Medeiros. Nos últimos 10 minutos, a equipa tremeu, permitindo que os de Marvila reduzissem até à margem mínima.

Foi uma vitória importante, mas esta equipa continua a parecer muito desequilibrada. Falta, a meu ver, uma referência mais sólida no meio campo. Wallison é muito bom jogador, mas não me parece ter perfil para ser o vértice mais recuado no centro do terreno. Precisamos dum pêndulo que "ligue" defesa e ataque, com critério na distribuição de bola. Só assim poderemos chamar ao jogo o indiscutível talento que existe na equipa B.

Gostei muito da entrada de Gélson Martins, é um jogador fino, com grande inteligência no último terço do terreno, predicado que lhe poderá dar um enorme futuro.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Boavista 1 -Sporting 3 - o veneno da culebra

O Sporting venceu o Boavista por três bolas a uma, alcançando a quarta vitória consecutiva, num jogo em que brilhou a grande altura o extremo peruano, de seu nome Carrillo.

Curiosamente, este desafio encontrou a "culebra" muito por causa da lesão inoportuna de Nani (problema na coxa), que o coloca em dúvida na decisiva deslocação a Stanford Bridge. Assim, depois duma primeira parte em que a superioridade era já evidente, mas sem concretização, tudo mudou no segundo tempo em que os axadrezados foram literalmente varridos por Carrillo.

O 3-0 era a expressão perfeita da influência do sul-americano. O primeiro golo nasceu dum passe soberbo de William, suscitando a cavalgada de Carrillo, culminada por um remate fulminante que apenas parou no fundo da baliza. Dois minutos depois, a culebra partiu a defesa boavisteira e ofereceu o golo à decisão competente de Carlos Mané. Lance quase idêntico deu no terceiro tento, mudando o flanco e o marcador, mas mantendo o ritmo arrasador de Carrillo (bom remate de João Mário).

Decidido o vencedor, ainda houve tempo para mais uma oferta da defesa leonina, desta vez Jonathan...

Em suma, três pontos no saco. Boa exibição e alento moral para o desafio Champions!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

(andebol) Xico Andebol-22 Sporting-31

O Sporting venceu fora o Xico Andebol, por 31-22, desfecho que coloca a equipa leonina no segundo lugar da classificação, em igualdade pontual com o ABC.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sporting B-0 União Madeira-1

Expulsão de Fokobo na primeira parte (a facilidade com que se expulsam jogadores do Sporting é impressionante), penalty desperdiçado por Esgaio na segunda e futebol desgarrado, eis a equipa B.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nuno Dias, um Senhor Treinador

No final do encontro que ditou a segunda derrota do Sporting no Campeonato, desta feita em casa do Sp. Braga (4-2), Nuno Dias considerou o resultado justo.

“Hoje não estivemos muito bem. Há que dar os parabéns ao Braga, que tem uma belíssima equipa, jogou com garra, de forma muito agressiva e mereceu ganhar”, começou por adiantar o técnico ‘leonino’.

Quando questionado se o desgaste do encontro anterior, em que o Sporting garantiu a Final Four da UEFA Futsal Cup frente ao Inter FS, Nuno Dias foi assertivo.

“No ano passado falhámos o apuramento e no jogo seguinte empatámos com o Modicus porque estávamos frustrados. Agora estamos o quê? Eufóricos por termos passado? Não há nenhuma ligação. O Marcelo magoou-se, o Alex magoou-se, o [João] Matos magoou-se logo no início do jogo, mas não justifica. Há que dar os parabéns ao Braga”, concluiu.

Se todos fossem assim...o desporto saía vencedor, mas isto de ser sério não é para quem quer...

para não variar...mais um limpinho, limpinho

para que não restem dúvidas, vê-se perfeitamente que Luisão está atrás da linha amarela...limpinho, limpinho

(hóquei) Sporting-5 Candelária-4 (video)

O Sporting recebeu e venceu por 5-4 o Candelária, em partida da jornada 9 da prova, realizada em Mafra.

Na primeira metade houve mais Candelária, equipa que chegou ao descanso a vencer (2-1), com golos de Alan Fernandes (1') e Mauro Fernandez (10'). Pelo meio, Tiago Losna colocou os leões no marcador, aos 7'.
Depois, na segunda metade, a equipa leonina partiu para a reviravolta, chegando à vitória com golos de João Pinto (30' e 42'), Tiago Losna (33') e Ricardo Figueira (49'). Pelos açorianos marcaram ainda Alan Fernandes (44') e Tiago Resende (49').