O Sporting venceu a 2ª edição do Troféu Cinco Violinos tento ganho á Fiorentina por 3-0 com golos de Montero, Carrillo e Ruben Semedo.
Recebendo a equipa 4ª classificada da série A do Calcio da época passada, os leões entraram pressionantes e logo cedo, aos dois minutos disfrutaram da primeira ocasião de golo com Jefferson a cruzar na linha de fundo e Montero a falhar á boca da baliza.
Aos cinco minutos Montero rouba a bola a Pizarro e ainda bem fora da área dispara um petardo que levou a bola a entrar ao ângulo da baliza de Monúa, um golaço que levou o estádio ao delírio, grande momento do colombiano.
O topo sul renasceu ao juntar todas as claques no mesmo local e desde o ínicio do jogo o espírito ultra de apoio constante á equipa, foram 90 minutos a cantar, arrepiante!
A ganhar desde cedo o Sporting partiu para uma exibição bastante madura, jogando em pressão sobre a bola que era feita ainda no meio campo adversário provocando várias recuperações de bola em fase de construção da Fiore que causavam desconforto aos italianos.
Ruben Semedo na defesa não deu chances apesar dos seus 19 anos, Rinaudo no meio campo arriscava o cartão amarelo devido á sua impetuosidade, William Carvalho é um jogador que joga com o "descomplicódromo" desligado, Wilson Eduardo voltou mais forte e desta vez para se impor no seu clube de sempre e Montero na frente tem toque de bola, nota-se que é jogador da grande técnica e que será muito importante ao longo da época.
A segunda metade foi mais do mesmo com os Viola a tentarem mais o ataque com a entrada de Mário Gomez, tiveram mais posse de bola, as oportunidades foram aparecendo e as bola aos ferros também (para ambas as equipas).
Aos 72m, Gérson Magrão (bom jogador) aproveitou um "brinde" de Savic e serviu André Carrillo. O peruano, em zona frontal e vendo o guarda-redes fora da baliza, atirou para o segundo dos leões.
O terceiro golo chegou aos 77 minutos. Welder cruzou para a área, Cuadrado não cortou para longe e William Carvalho carregou e descobriu Semedo. O jovem leão, sozinho na área, encostou para mais um golo, mais uma festa verde e branca.
Ainda houve tempo para a expulsão de Rui Patricio por ter derrubado Yakovenko depois deste o ter driblado, livre fora da área do qual não resultou perigo.
Em suma, uma boa vitória num jogo contra uma equipa difícil e que serviu de mote para o início do campeonato.