O Sporting há muitas dezenas de anos (31 de Março de 1922) fez nascer o Jornal Sporting, o semanal de um clube, mais antigo da Europa, um local onde semanalmente as informações sobre a vida do nosso clube estão ao dispor de todos nós pela módica quantia de 1euro em papel ou através de uma subscrição on-line.
Na era da informática nasceu o site oficial do clube onde todos os cibernautas podem aceder sem custos, a toda a informação sobre o clube, site esse que está prestes a ser remodelado/renovado.
No meio de tudo isto, temos a forte blogosfera leonina com blogs para todos os gostos e maneiras de pensar, dos mais ferrenhos e apaixonados aos mais corrosivos e reçabiados, onde se trocam opiniões, onde se debate o Sporting com paixão e onde existe também muita informação válida.
As redes sociais oficiais, como facebook, Twitter são também armas de informação bastante concreta.
Como se isso tudo não bastasse o Sporting colocou no ar á pouco mais de um ano a Sporting TV , o canal televisivo do clube em modo canal aberto para que a informação possa chegar a todos.
E aqui está o cerne da questão...com tantas opções, porque é que ainda consumimos jornais que dia após dia inventam falsidades sobre nós e branqueiam problemas reais dos outros rivais? porque é que damos audições aos programas desportivos que tanto denigrem a imagem do Sporting? porque damos clicks nas páginas desportivas de entidades que alimentam a guerra connosco?
Só pode ser masoquismo, ou então falta de inteligência da nossa parte!
O modo "fight & resist" tem de ser aplicado na sua plenitude e nós temos que ser os primeiros a dar o exemplo.
Caro Mário, discordo, embora entenda.
ResponderEliminar"...porque é que damos audições aos programas desportivos que tanto denigrem a imagem do Sporting?"
Por 3 razões:
1- Nenhum blog tem fontes ou escrita credível. São apenas adeptos como eu, e isso cria uma espécie de "unanimismo" que nunca traz nada de bom. São excelentes espaços de comunicação mas não de informação.
2- Porque cada um de nós tem de ter a inteligência e clarividência de ver e filtrar o que aparece nos media. Algumas coisas são obviamente facciosas, outras não.
3- Porque a comunicação do clube, tal como acontece com o Porto Canal e BostaTV é também ela propagandistica, e também a temos de filtrar.
Eu creio que este é um não assunto. Devemos sempre procurar várias fontes de informação, ignorando o que é obviamente mentira, e fazer o nosso juizo do resto. Não coloquemos toda a culpa nos media, e o Sporting até tem alguns editores na Bola e Record. A culpa é dos adeptos que acreditam ou não nas coisas só porque sim. A verdade nunca é encontrada pelo caminho fácil, dá sempre trabalho a encontrar.
O pluralismo de fontes de informação/media é o único garante das democracias, para o bem e para o mal.
Boa tarde Fernando Coimbra
EliminarEntendo o seu ponto de vista e até certa parte acho que tem razão, a informação deve realmente ser filtrada por quem lê as notícias na imprensa, isso deve-se á inteligência de quem as lê, o problema é que existe muita não notícia nesses órgãos de informação, tendenciosamente incorrectos, e é aí que quero chegar com este post.
Os ataques são mais que muitos e por exemplo o grupo Cofina é useiro e vezeiro nisso através do record e correio da manhã.
Sei de jornalistas que por lá trabalham e são do Sporting mas dizem que tem de seguir o guião, e isso é triste.
Para ser tendenciosa prefiro a nossa informação, é verde e sabemos que em caso de dúvida cai para o nosso lado.
SL