-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Goleada tranquila para a Liga Europa



Este era um jogo em que as opções eram vencer ou...vencer! Nas contas do apuramento no grupo, era fundamental somar os 3 pontos e encurtar distância para o Lokomotiv e Besiktas que se defrontavam à mesma hora.

O Sporting apresentou uma equipa formada por jogadores que são habitualmente segundas escolhas no plantel, sendo que 6 dos 11 jogadores que iniciaram o encontro são oriundos da formação (8, se considerarmos os que entraram no decorrer da partida), o que é sempre um facto digno de registo e de destaque.

O adversário, de seu nome Skenderbeu, campeão albanês, não aparentava ter grandes argumentos para impedir a vitória leonina e, decorridos poucos minutos de jogo, rapidamente se percebeu que a história do jogo se iria contar apenas pela marcha do marcador e dos golos do Sporting.

E se a tarefa dos albaneses seria difícil, ficou quase impossível aos 24 minutos quando Hadmi Salihi viu o 2.º cartão amarelo e foi expulso da partida, deixando caminho aberto à vitória leonina.


Até ao intervalo, haveriam de surgir 2 golos para os leões, ambos na marcação de grandes penalidades e por intermédio de Aquilani (38') e Montero (41').

A segunda parte trouxe mais golos e um jogo de sentido único em que as oportunidades se foram sucedendo, tendo sido materializadas em mais 3 golos, por intermédio de Tobias Figueiredo (69') e da jovem promessa da academia Matheus Pereira (64' e 77') que, depois de se ter estreado a titular no jogo da Taça onde marcou 2 golos, voltou a merecer a confiança de Jorge Jesus e não desiludiu, sendo um dos melhores em campo e tendo voltado a bisar. Já leva 2 jogos em 4 golos e começa rapidamente a tornar-se num caso sério nesta equipa!


Da parte do Skenderbeu, apenas a destacar o golo de Bajram Jashnica mesmo ao cair do pano (89'), na sequência de um excelente cabeceamento dentro da área. Foi o ponto de honra para esta equipa albanesa que pouco fez para o merecer, mas que acabou por regressar a casa com o seu primeiro golo na fase de grupos.

Em resumo, foi um jogo tranquilo em que deu para poupar a esmagadora maioria dos elementos do plantel e que seguramente estarão no onze titular no jogo do próximo domingo frente ao Benfica.

Mesmo contra adversários teoricamente mais fracos e acessíveis, já vimos muitas vezes o Sporting escorregar ou vencer com dificuldade, mas desta vez os jogadores não facilitaram e fizeram com que aquilo que na teoria era simples, fosse efectivamente simples dentro de campo.

Nos últimos 3 jogos o Sporting leva o impressionante score de 14 golos marcados e apenas 2 sofridos, sendo que esta nova goleada de 5-1 aproxima o Sporting da frente do Grupo (fica a 3 pontos do Lokomotiv e a 1 do Besiktas) e dá moral para a ida à Luz, onde todos esperam que a equipa esteja à altura de um jogo importante para as contas do título.

5 comentários:

  1. muito bom resumo do jogo, foi exactamente o que vi em Alvalade, uma equipa que não se encostou á espera que o golo aparecesse, de realçar que estas "segundas escolhas" estão a dar tudo para ser chamados á primeira equipa e mostram que o treinador pode contar com eles.

    Gostei particularmente de Bruno Paulista e Matheus Pereira, além de, claro Aquilani que é o geometra deste plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem neste jogo gostaste do Montero, Mário?

      Eliminar
    2. neste jogo gostei do Montero sim, desde que jogue assim é um elemento super-válido para a equipa.

      O Montero tinha que rever a sua atitude em campo sob pena de passar a época a suplente.

      Eliminar
  2. Boa análise, Jorge! Exactamente o que eu vi do meu sofá. A 2ª parte foi bem melhor do que a 1ª, em parte devido à superioridade numérica mas, o mais difícil já havia sido desbloqueado por Montero no 1º tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reconheco que me faltou neste post uma referência ao enorme jogo que o Montero fez!

      Apenas quis destacar o Matheus Pereira por ser (mais um) jovem a despontar na equipa.

      Mas fica a nota para o grande jogo do Montero!

      Eliminar