-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Sporting 5 - Guimarães 1 "Goleada no regresso de William"

O que mudou no Sporting de hoje em relação às exibições menos conseguidas dos últimos encontros? O regresso de William Carvalho, mesmo a meio gás, permite uma dimensão completamente diferente ao meio campo leonino. 

Com WC, a dimensão defensiva ganha solidez e, sobretudo, a capacidade de passe ganhar enorme qualidade. Com WC, o Sporting avança o seu jogo vários metros, retira espaço aos adversários e hoje o Guimarães foi completamente cilindrado.

Passou a estar tudo perfeito? Claro que não, ainda irritam aqueles passes defeituosos a colocar colegas em dificuldade, ainda persiste alguma falta de posicionamento de algumas peças chave, mas o Sporting está na frente do campeonato. E isso é o que importa.

Por fim, "regressando" ao meu último texto.
Compreendo que se sinta choque perante a afirmação que fiz. Não retiro uma vírgula, pois nasce da minha forma de sentir o clube. Tenho quarenta anos de idade e só vi o Sporting campeão duas vezes. Vi o Sporting maltratado por direções incompetentes e corruptas, coroadas por cooptações e, também, pelo exercício dos sócios. 

Vejo também um presidente a quem reconheço muitas qualidades, mas que, infelizmente, ainda não compreendeu a dimensão do papel que lhe foi confiado. E, também infelizmente, começo a temer que não tenha a capacidade para emendar os seus erros e crescer para se tornar o no presidente que eu esperei que se tornasse.

Eu desejo que o Sporting volte a ser grande, aliás desejo que as páginas mais gloriosas do clube estejam ainda por escrever. Mas para que isso aconteça, temos que ser realistas e duplamente determinados nas tarefas com que nos deparamos. Viver com a cabeça no passado ou perder as estribeiras à primeira provocação é ir no caminho que os nossos adversários nos querem destinar. Atribuir a culpa aos árbitros quando vemos falta de atitude em campo é também tapar o sol com a peneira.

Amanhã, bdc vai brindar a tvi com a sua presença num dos programas mais nojentos na televisão portuguesa. Vai dar conversa a um esquizofrénico que não vale o ar que respira. Uma vez mais, vai colocar-se muito abaixo daquilo que eu exijo ao presidente do meu clube e, com isso, apoucar o Sporting. E não posso deixar de tornar evidente a minha discordância...

cmps
Endo

10 comentários:

  1. Parece que o caro tem uma concepção distorcida do que é um clube grande! Imagine, hipoteticamente, que o Barcelona nos próximos trinta anos só irá vencer duas ligas espanholas (isto se a Catalunha não se tornar independente e criar uma liga própria), acha que o Barça deixará de ser um clube grande? O Sporting só venceu duas Ligas nos últimos trinta anos, mas venceu 5 taças de Portugal e 6 supertaças; apenas falhou uma presença nas competições europeias (juntamente com Madrid e Barça é o clube com mais presenças nas competições uefeiras); a pior classificação foi aquele inusitado e inacreditável 7º lugar. Acha que um clube que fica sempre nos 3 , 4 primeiros lugares (poucas vezes), não é um clube grande, e isto numa época de completa viciação de resultados no futebol luso, em que tem valido tudo? Um clube que tem assistências em casa e fora que o Sporting tem não é um clube grande? Ainda no ano passado o Sporting teve maiores assistências do que o Porco! Então o porco não é uma pocilga grande?
    Acha que se o SCP não fosse um clube grande mereceria esta quantidade brutal de ataques que o nosso clube sofre? Não acha que é pelo Sporting ser um clube grande, e por os seus inimigos perceberem que o Sporting tem um potencial enorme adormecido, que nos atacam de todas as maneiras e feitios? Até porque o que o caro poderia ainda defender era que o Sporting, nos últimos 30 anos, não tem sido uma equipa de futebol grande. Agora que um clube com mais de 100 000 sócios, mais de 3 000 000 de adeptos não é um clube grande!... Então já não sei o que é um clube grande! Talvez um clube da China, com umas centenas de milhões de adeptos... E o paradoxo, é que depois dizem que o braguilha é um clube grande! Um clube que ganhou uma taça de Portugal, na longínqua década de sessenta. Dou os parabéns à central goebbelsiana de propaganda, porque tem conseguido passar a sua mensagem. E nem vou entrar num paradigma diferente de se considerar um clube grande. ou seja, o paradigma da moral e ética... Gostava de ser um clube grande, com essa grandeza feita à custa de processos ínvios, como os utilizados pelos nossos inimigos? Como vê, udo é relativo, até a forma de se considerar um clube grande...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Hélder, e, em primeiro lugar, bem haja pelo comentário. Não procuro verdades absolutas, muito menos germinadas na minha pena. Muito menos nesta sensível questão. Os pontos que apresenta são mais que válidos, mas o que pretendo é chocar para um "presente" (últimas décadas) tudo menos brilhante. Quero, sobretudo, que não se repitam e reconheço que têm existido melhorias. Mas vejo comportamentos que também me preocupam muito e essa preocupação tem crescido exponencialmente nestas últimas semanas. O primeiro passo para ultrapassar uma barreira é reconhecê-la, não enumerar argumentos que justifiquem a impossibilidade de ser ultrapassada.

      cumprimentos

      Eliminar
  2. Sobre o jogo houve muito mais que William, como por exemplo os três golos de Slimani, as 31.000 pessoas num domingo de elições e de temporal com um jogo ás 20;30, houve um estádio praticamente em unisono a dar o apoio ao presidente com um sonoro "ó Carrillo vai pró caralho".

    Em relação ao resto do post, amigo, não retiro uma virgula ao que disse também, o Sporting É um grande clube, está-se é a levantar da pequenês em que foi enfiado por direcções, essas sim, pequenas!

    Bruno de Carvalho não é perfeito, como nenhm de nós o é, inclusivé os anónimos que escrevem a dar as suas opiniões, mas que não são publicadas porque aqui isto não é o !A (des)norte de Alvalade" ou "Fonte segura" ou algum blog da oposição, aqui ninguém perdeu um tacho na estrutura do clube.

    Esses montes de merda hoje nem piam, e porquê? porque o que os move são as derrotas do Sporting, hoje é dia de consternação para esses bichos, foram 5-1 que poderíam ter sido muitos mais...que azar do crl gentinha de 2ª categoria!

    ResponderEliminar
  3. Amigo, sabes bem o que me motiva. Bruno de Carvalho continua a ser o meu presidente até ao momento em que se complete o ciclo e existam novas eleições. Mas não aceito que o seu temperamento coloque o clube em dificuldades e isso tem sido visível em várias situações. Obviamente não tem que ser perfeito (nem nunca lho exigi), mas também não aceito que pense que temos que gramar com as suas imperfeições sem estrebuchar.

    As atitudes quixotescas são muito bonitas até começarem a cair as faturas. E o que temo é que a falta de tento na língua e a falta de jogo de rins coloque em risco tudo o que de bom conseguiu.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas amigo, esta frase "Bruno de Carvalho continua a ser o meu presidente até ao momento em que se complete o ciclo e existam novas eleições" mostra que não és apoiante de BdC, e até aí nada de mal, o que eu não consigo compreender são os ataques ao homem que nos salvou da extinção só porque sim.

    Não digo que esses ataques surjam da tua parte, mas surgem da parte de outros que vou lendo pelos blogs, em especial no Fonte Segura, camarote Leonino e A Norte de Alvalade, esses ataques são uma autêntica vergonha e é contra isso que eu luto.
    Não gostam do presidente? estão no seu direito, mas por favor, não me digam que não gostam do homem porque tem voz grossa, porque tem uma gravata aos quadrados e que devia ser ás riscas ou que fala demais.

    Lembro que o maior incendiário do futebol português chamado Pinto da Costa, nos seus tempos áureos disparava contra tudo e contra todos, mandava os seus capangas bater em quem lhe fazia frente e nada se falava sobre isso, muito menos os adeptos do seu clube, aliás, para eles Pinto da Costa era uma Rei...e é isso que nos faz falta, felizmente que a minoria que não gosta de BdC não conta para nada e está identificada, só que agora fazem das redes sociais o seu campo de batalha, o campo de batalha dos cobardes, pois basta aparecerem com nicks diferentes e parecem muitos...mas não são!

    Desde que publiquei aqui no blog as caretas dos supostos apontados por BdC na última AG, os comentários de merda têm sido muitos, foram tocados nos "maxinhos", é um problema que a mim não me faz diferença, basta chegar á sua propaganda de fazer "DELETE" pois aqui não é o Camarote de ninguém a não ser dos verdadeiros Sportinguistas ou de quem quiser falar dos assuntos de forma correcta.

    abraço Endho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, sabes bem que apoiei bdc nos dois últimos atos eleitorais e até às próximas eleições será, obviamente, o meu presidente. Nesse momento, teremos todos que analisar as candidaturas e escolher a que melhor serve os interesses do clube. Se, nesse caso, continuar a ser bdc não terei qualquer tipo de problema em continuar a escolhê-lo. De contrário, também não terei qualquer tipo de problema em escolher outro, desde que considere ser o melhor para o clube.

      Eliminar
    2. "o que eu não consigo compreender são os ataques ao homem que nos salvou da extinção só porque sim"

      Isso é falso, pelo menos no que diz respeito ao Endho e outros neste blog. Os elogios a BdC surgem quando merece, as criticas também. Porque razão não se há de criticar quando mente, ou quando tem um mau acto de gestão?

      Relembro que BdC foi eleito sobretudo pela ideia de que iria ser um presidente de rompimento com o passado. Um passado onde os adeptos defendiam os presidentes mesmo com provas evidentes de má gestão. BdC sempre assumiu que queria ser escrutinado.

      Por isso caro Mário, é falso que seja criticado só porque sim. É justo que seja criticado por um processo ridiculo a MS, por ter escondido os detalhes da parceira com o Cáala, e por constantemente se expor em situações mediáticas ridiculas, como o programa de logo à noite.

      Da mesma forma que é justo elogiar, pela recuperação financeira e desportiva, pelo aumento de ambição, por ter escolhido uma equipa de sportinguistas de facto etc.

      Sendo adeptos não podemos ser 100% racionais no apoio (se assim fosse jamais aceitaria JJ), mas uns 25% já era bom.

      Eliminar
    3. Endho, se alguma vez me disseste eu não me lembro, se me lembrasse evidentemente que não escrevia isso, se assim é as minhas desculpas em relação a esse lapso.

      Abraço

      Eliminar
  5. O BdC se não tivesse o temperamento que tem não seria a pessoa que é . Não teria feito o Sporting sair do buraco tão depressa. Se fosse um dirigente com um temperamento, tipo Couceiro, provavelmente, O Sportingnão teria saído de um 7º lugar para o patamar onde se encontra hoje. E, mais importante do que tudo, eventualmente, hoje apenas seria uma sociedade de futebol, sem força nas modalidades amadoras, e completamente longe do povo sportinguista. E que gozo me tem dado esta equipa de Hóquei, que BDC decidiu, em boa hora, tornar modalidade oficial do clube.
    BdC é o melhor dirigente do Sporting que conheci até à data. E, por isso, perdou-lhe as imperfeições, que afinal, o tornam humano.
    Outra coisa que me enfurece é, para a propaganda e para a elite sportinguense, BDC ter que ser o modelo da virtude, enquanto o pintinho e o homem do pó poderem usar todos os meios para atingir os fins.

    ResponderEliminar
  6. Vinha aqui deixar um comentário, mas depois de ler o que o Hélder Mestre acabou de escrever, prefiro subscrever na integra as suas palavras com as quais concordo a 100%.

    Destaco apenas a primeira frase que me parece muito esclarecedora:

    "O BdC se não tivesse o temperamento que tem não seria a pessoa que é . Não teria feito o Sporting sair do buraco tão depressa. "

    Muito bem! É isso tudo!

    ResponderEliminar