-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

sexta-feira, 21 de junho de 2013

(Re)Fresh...

A cerca de duas semanas do início da temporada, existem muitas incertezas em torno da nova equipa do Sporting.

Sabendo que existem enormes constrangimentos económicos, penso que é a altura ideal para (re)definir a política desportiva do clube. O Sporting tem sido um clube demasiado permeável, onde tudo se coloca em causa ao mínimo constrangimento. É preciso consolidar uma imagem forte e determinada.

1. Prioridade ao jogador da casa. A nossa Academia é uma das melhores do mundo. Mas o plantel sénior nem sempre aproveita da melhor maneira os jovens talentos que proliferam em Alcochete. É preciso priorizar as camadas jovens como fonte primordial para os séniores. Para isso acontecer é necessário haver uma ligação constante entre os diferentes departamentos, identificar os jogadores que poderão fazer parte do futuro do Sporting e incutir-lhes essa mentalidade, essa responsabilidade.

2. Aquisições: MUITO poucas e MUITO boas. No seguimento lógico do primeiro ponto, o recurso a aquisições terá que ser enquadrado apenas e tão só no reforço de posições onde não existir a qualidade pretendida. E este tem sido um erro recorrente no Sporting, por exemplo:

   a) Será que Miguel Lopes era necessário quando temos dois laterais como Cédric e Arias? Penso que não! Para além de termos ficado com um encargo suplementar, contribuímos diretamente para desvalorizar dois jovens ativos! ERRO!

   b) Carriço sempre foi um "patinho feio". Mas recrutar Gelson Fernandes foi não só um insulto para um jogador que "apenas" capitaneou todas as equipas do Sporting, sempre de forma EXEMPLAR, como, ainda por cima, uma opção claramente inferior. Resultado? Vendido por 25% do valor que o Sevilha nos tinha oferecido há cerca de um ano...

3. Capacidade técnico-tática e blindagem do balneário. Se o Sporting privilegiar a sua formação (num momento em que temos meia dúzia de jovens de ALTÍSSIMA qualidade), não só pouparemos imenso em aquisições como poderemos refundar o clube sob princípios verdadeiramente leoninos. Para isso precisamos de um bom treinador (Leonardo Jardim parece-me uma aposta de qualidade), duma estrutura forte, dinâmica e SOLIDÁRIA e, last but not least, o APOIO dos adeptos!

Querem um exemplo? Leiam a entrevista de Eric Dier, um jovem britânico que dá lições de sportinguismo a muitos adeptos de pacotilha!

Sem comentários:

Enviar um comentário