-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

terça-feira, 18 de junho de 2013

"Mestre" da Tática

Há quem viva obcecado com estatísticas, há quem não lhes ligue patavina. Eu considero-as um bom objeto de estudo, sobretudo quando se pretende perspetivar o futuro.

Nos últimos anos, a nossa produção atacante tem sido paupérrima . Este ano (36): menos 12 golos que o Estoril, menos 24 (!!) do que o Braga de Peseiro, menos de metade dos golos do Benfica... 

Com a saída de Peseiro (66 golos no ano do "quase"), nunca mais nos aproximámos das seis dezenas de tentos. Com Paulo Bento, perdemos a nossa identidade futebolística. A magia leonina perdeu-se nos meandros do losango e, daí em diante o panorama tornou-se ainda mais negro.

Consideremos Rinaudo, Schaars, Adrien, André Martins e Labyad. Quantos golos valeram? 

Capel, Jéffren, Carrillo, Bruma e Viola, quantas assistências? Quantas perdas de bola não forçadas?? 

O que deve mudar: os nomes ou o estilo de jogo? 


6 comentários:

  1. O problema está na equipa toda! Este ano foi mau demais...mas temos de perceber que outros jogadores também têm de marcar além do PL. Precisamos de melhorar na meia distância e nos lances de bola parada especialmente.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo! Mas acho que ao considerar que o problema é da equipa toda, se calhar há que apontar o dedo a quem a dirigiu...

    ResponderEliminar
  3. o problema é que não temos centrais goleadores quw marquem golos nas bolas paradas.
    os nossos medios rematam pouco e a maior parte das vazes mal.
    os extremos sao rapidos e desiquilibram mas temos pouca gente na área.

    na minha opinião o sporting deveria passar a jogar num esquema táctico com dois pontas-de-lança, por exemplo usar um 4-4-2 contra as equipas teoricamente mais fracas e utilizar 4-5-1 contra as equipas mais fortes ou de igual valor.

    ResponderEliminar
  4. Considerando o futebol com uma envolvente de dinâmicas (nem Luís Freitas Lobo diria melhor, hehehe), penso que o futebol do Sporting demasiado "partido".

    Os médios raramente desequilibram, surgindo em zona de fogo; os extremos são pouco apoiados pelos laterais e perdem demasiadas bolas e o PL fica completamente isolado.

    Também acho que o 4-4-2 é o futuro lógico, tendo em consideração o plantel que existe. Mas, também acho que nesse desenho, coincidir Dier e Rinaudo parece-me asneira.

    cmps

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião é falta de treinador, aliás quando Jesualdo entrou para o comando da equipa já se começou a ver alguma coisa de futebol.

    Peseiro colocou a equipa a jogar um futebol atacante e atractivo mas falhou no fim, numa prova por causa de Paraty na outra devido aos russos chegarem a Alvalade com 1 mês de futebol nas pernas e nós com uma época inteira, notou-se principalmente a partir dos 35 minutos dessa final a frescura fisíca do CSKA.

    ResponderEliminar
  6. Eu tb acho, Mário. O Sporting para ser bem sucedido precisa "apenas" de duas coisas: treinador com qualidade e dois ou três jogadores que sejam realmente mais valias e que, não menos importante, sustentem o crescimento dos nossos jovens talentos!

    ResponderEliminar