-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mané até 2020

Carlos Mané, avançado de 21 anos, renovou o contrato que o liga ao Sporting até junho de 2020.

A informação foi avançada pelos leões no seu canal de televisão, esta quarta-feira.

O internacional português sub-21 viu também a sua cláusula de rescisão subir dos 45 para os 60 milhões de euros.

Mané já comentou a renovação.

«Estou muito feliz por continuar no clube, foi sempre o que quis. Vou dar o meu melhor. Este é um reconhecimento do meu trabalho, esta direção tem feito bom trabalho como todos têm visto. Há que continuar assim  para que o Sporting continue como era no passado, a ganhar. O meu pensamento esteve sempre aqui, ajudar o Sporting para que possa ganhar bastantes títulos, que é o que queremos», disse.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Expetativa

A poucos dias da apresentação do Sporting frente à Roma, torna-se evidente que ainda estamos numa fase de construção da equipa. Nesse sentido, o próximo desafio pode ajudar a clarificar algumas dúvidas que subsistem em Jorge Jesus e na generalidade dos sportinguistas.

Centro da defesa - A exibição de Naldo frente aos ingleses colocam-no na "pole-position" para a titularidade ao lado do incontestado Paulo Oliveira. Gostei da sua tranquilidade, da forma natural como se assumiu na equipa e consigo perceber o porquê da sua aquisição. Espero que confirme as boas indicações...

Posição 6 - O busílis da questão. A orfandade de WC é impossível de colmatar totalmente, é um facto. Ruben Semedo esteve em plano razoável, mas teve a infelicidade de sair de forma prematura. João Mário e Adrien teimam em assumir o controlo das operações, embora constituam a escolha mais expectável. Pessoalmente, gostava que Rosell confirmasse os bons apontamentos do último jogo e, assim, entrar na luta pelo lugar...

Ataque - Em contraponto, tenho dificuldade em imaginar Slimani encaixado no esquema habitual de JJ. O argelino é um lutador extraordinário (que muito tem dado ao nosso clube), mas terá dificuldades em desempenhar o seu papel no 4-4-2 de Jorge Jesus. Já Montero pode tornar-se imprescindível nesse mesmo desenho tático. A dúvida recai sobre Téo. Se o colombiano conseguir atingir um rendimento importante no curto prazo, a frente de ataque será uma dor de cabeça bíblica...

SL
Endho

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sporting 2 - Crystal Palace 0

O Sporting venceu o Torneio da Cidade do Cabo após ter derrotado os ingleses do Crystal Palace por duas bolas sem resposta.

A equipa leonina apresentou-se com alterações no seu onze titular em relação ao primeiro jogo. O 4-4-2 foi apresentado com Ruben Semedo na posição 6 e com uma dupla atacante constituída por Slimani e Gutierrez (saíram João Mário, Mané e André Martins).

Foi um Sporting muito mastigado na primeira parte. A equipa demonstra dificuldades em transitar para o modelo de jogo de JJ, originando um estilo pouco fluído. O miolo terá que saber abdicar duma abordagem mais trabalhada e a falta de assertividade de jogadores como Adrien ou João Mário poderá trazer alguns dissabores. 

A segunda parte trouxe um Sporting mais presente no meio campo ofensivo, chegando à vantagem com dois golos do colombiano Montero (claramente o atacante mais confortável neste novo sistema tático).

Jesus pretende uma abordagem ao jogo baseada na rapidez de execução, isso significa que não pode haver jogadores a dar mais do que dois, três toques na bola. O berro a Carrillo enquadra-se perfeitamente nessa lógica. Confirmo a noção que há meninos em Alvalade que vão ser espremidos como nunca antes foram.

O problema é que temos três jogos fundamentais a menos de um mês de distância....

sábado, 25 de julho de 2015

Híbrido

Foi um Sporting em plena mudança de processos que vimos ontem na África do Sul. A transição entre o 4-3-3 e o 4-4-2 está em fase de implementação, o que provoca naturais soluços nos papéis e nas diferentes movimentações.

A primeira parte foi agradável, onde destaco particularmente Gelson Martins. O jovem extremo leonino mostrou que tem muito para dar a esta equipa e quem sabe se não teremos encontrado um titular para o Sporting 14/15. Sinal menos para a defesa, onde percebi algum défice físico, que permitiu demasiado espaço ao ataque sul-africano. O 1-0 espelhava o desperdício de Slimani, assim como a falta de pontaria da equipa adversária.

A segunda parte foi marcada pela reviravolta do Ajax de Cape Town, muito por força, uma vez mais, de uma estrutura defensiva que ainda tem muito trabalho pela frente. Téo e Montero podem vir a formar uma dupla temível na frente de ataque, num ritmo tipicamente "cafetero".

O empate surgiu através duma cabeçada oportuna de Rúben Semedo, jogador que pode aproveitar a lesão de WC para se consolidar no plantel principal, já que a dupla João Mário/Adrien ainda não conseguiu os níveis de agressividade necessários para a supremacia no miolo.

No domingo, teremos um teste muito mais exigente frente aos britânicos do Crystal Palace, onde será possível aprofundar a evolução deste novo Sporting.
 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Parabéns, Jorge Jesus!



Jorge Jesus completa hoje 61 anos, naquele que é o primeiro aniversário de "leão ao peito", depois do regresso a casa!

Desejamos-lhe muitas felicidades e que a época que se avizinha lhe traga muitas alegrias e conquistas.

Parabéns Mister!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prognósticos... só no fim

É com alegria que regresso ao Mística neste início de uma temporada que todos os sportinguistas desejam cheia de vitórias e conquistas.

Sob a batuta de Jorge Jesus, o plantel leonino tem tudo para crescer exponencialmente, em termos qualitativos. Se isso acontecer, acredito que existem condições para realizar um campeonato mais positivo.

Campeão? É muito difícil antecipar esse tipo de cenário, sobretudo quando temos adversários a pagar 5 milhões/época limpos a um guarda-redes de 34 anos. Existe, essencialmente, a responsabilidade de apresentar um futebol mais agressivo em termos atacantes e ser, para todos os efeitos, um efetivo candidato ao título.

Em relação aos reforços, pouco há a acrescentar ao que já foi dito. Téo Gutierrez é um dos pontas mais reputados da América do Sul, Bryan Ruiz foi um talento emergente no futebol europeu que procurar regressar à ribalta, Naldo é um central que pode tornar-se um esteio da equipa leonina e Ciani outro elemento que trará a tão necessária experiência ao setor defensivo. Sobre João Pereira, pouco há a acrescentar, basta confirmar o que tem feito em toda a sua carreira...

O que falta?
Clarificar a situação de Carrillo. Não renovando, é preciso um reforço de peso para as alas. Ampliando o vínculo aos leões, o peruano, Carlos Mané, Gélson, Iuri e Capel serão, a meu ver, suficientes para enfrentar a nova época.

A lesão de WC é uma péssima notícia. Contratar um jogador para três meses parece-me desnecessário. A não ser que se pretenda, desde já, precaver a futura venda de William Carvalho. Esiti tem sido falado, mas sinceramente não me agrada propriamente.

Também seria importante clarificar a noção de plantel. Existem jogadores cujo papel é ainda muito indefinido. Capel, André Martins, Rosell, são apenas três nomes que, sinceramente, não vejo com futuro em Alvalade. A saída destes elementos abriria um alívio orçamental que permitiria olhar para o reforço da equipa com outros olhos, mas até isso acontecer, penso que "entupir" o plantel com mais elementos possa ser contraproducente....

SL!

Época 15/16 - Primeiro esboço


O plantel para a próxima época 15/16 começa a ganhar forma!



Neste primeiro esboço, com 29 jogadores, ainda devem ser dispensados alguns jogadores ou até surgir alguma contratação, mas começar a ficar definido o plantel que vai atacar a nova época que começa já no dia 9 de Agosto no jogo da Supertaça.

Que alterações fazias? Quem dispensavas? Faz sentido ir buscar mais algum jogador?

Palhinha perto do regresso

Boas notícias para Jorge Jesus e para o Sporting, Palhinha está praticamente recuperado da luxação no ombro que ocorreu num treino a 11 deste mês após choque com Slavchev.
O jovem e possante médio defensivo deverá começar a integrar os trabalhos da equipa na próxima semana, sendo assim mais uma opção para o treinador leonino, que neste momento não poderá contar com o lesionado William Carvalho durante cerca de dois meses e meio.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Fome de bola


Hoje acordei com fome de bola!

Esta pré-temporada tem sido muito intensa e todos andamos com muitas expectativas acerca da nova época futebolística.

Começando pelo novo treinador que promete fazer um upgrade na qualidade do nosso futebol e que, vindo directamente no nosso rival, regressou a uma casa onde quer ser feliz...

Passando pelos reforços que trazem a experiência e a qualidade que precisávamos para equilibrar um plantel jovem e ambicioso...

E terminando nos dossiers ainda em aberto e que nos prendem a atenção, sejam eles a renovação de Carrillo, a possível vinda do Mitroglou ou até a saída de alguns jogadores titulares como Slimani, Patrício ou William.

Tudo isto nos tem mantido permanentemente “ligados” ao Sporting nestes meses de verão, em que devíamos era aproveitar para descansar um pouco e recuperar as forças para as batalhas que se avizinham.

Mas não dá! A fome de bola é muita e por isso só me apetece dizer…. nunca mais começa a época!!!

terça-feira, 21 de julho de 2015

Sporting na África do Sul (Cape Town Cup)

O Sporting já está na África do Sul para disputar a "Cape Town Cup" onde se encontram as equipas do Ajax de Cape Town, o SuperSport United, o Crystal Palace e o Sporting Clube de Portugal.
Os jogos terão transmissão televisiva pela SportTV2.

No dia 24, sexta-feira ás 19:15 (hora portuguesa) o Sporting defronta o Ajax de Cape Town e no dia 26, domingo, dependendo do resultado desse jogo, poderá jogar a final ás 14:30 ou o jogo para o 3º e 4º lugar ás 12:00.

De realçar que a presença do Sporting neste torneio está a animar os milhares de portugueses que residem naquele país esperando-se um forte apoio aos verde-brancos.

(Futsal) guardião Marcão no Sporting

O guarda-redes Marcão é o quarto reforço da equipa de futsal do Sporting, para a época 2015/2016.

O jogador brasileiro, de 31 anos, chega proveniente dos campeões da Europa, o Kairat Almaty, depois de passagens pelo Belenenses e Benfica, em Portugal, e pelo Al-Rayyan do Qatar.

«Sempre olhei para o Sporting com o desejo de jogar aqui. O que me fez aceitar a proposta foi sem dúvida a grandeza do clube e os meus objectivos passam por ganhar tudo e levar de novo o Sporting à UEFA Cup, para aí contarmos uma história diferente. Podem esperar muita garra, muita entrega, muita dedicação. Sou uma pessoa intensa em tudo o que faço e verão um Marcão disposto a dar o sangue pelo clube», disse aos órgãos de comunicação do Sporting.

(andebol) espanhol Javier Zupo é o novo treinador

Depois de muitos rumores, o Sporting oficializou o espanhol Javier Zupo Equisoain como o próximo treinador. Depois de rescindir o contrato com Frederico Santos, especulou-se durante algumas semanas quanto ao próximo treinador leonino. Mas, Zupo esteve sempre na linha da frente, o que fica agora confirmado.

Aos 63 anos, Zupo é um dos mais conceituados treinadores espanhóis. E conhece bem o andebol nacional, depois de orientar a Selecção de Portugal, em 1999. Mas, foi ao serviço do Portland de San Antonio (com Ricardo Andorinho,entre outras estrelas) onde mais brilhou. Chegou em 1989 e, em dez anos, venceu uma Liga dos Campeões, uma Supertaça europeia, duas Recopas europeias, duas ligas espanholas, duas Taças do Rei e uma Supertaça espanhola.

É também de Zupo parte do mérito do excelente Mundial do Catar, no ano passado, quando a equipa conseguiu um brilhante segundo lugar, caindo apenas frente à França, na final.

Zupo assina, agora, pelo Sporting por duas épocas e em declarações ao sítio oficial do clube, revela uma natural ambição: “O Sporting é um Clube com fome de títulos. Com trabalho e com garra espero poder dar essa alegria ao Clube de voltar a ser campeão. É esse o meu grande objectivo”.

in - "modalidades.com.pt"

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cinco leões campeões mundiais

Portugal é campeão mundial de futebol de praia ao vencer o Taiti por 5-3 no jogo da final do Mundial.
Tiago Petrony, Rui Coimbra, Jordan Santos, Madjer e Belchior são os atletas do Sporting que se sagraram campeões do Mundo, numa selecção dividida entre jogadores do Sporting e do Braga.

Parabéns a todos especialmente aos nossos atletas!

domingo, 19 de julho de 2015

Internacional francês Ciani para o eixo da defesa

O Sporting oficializou, este sábado, a contratação do defesa-central francês, Michael Ciani, de 31 anos.

Os leões informaram que foi firmado um «contrato com duração de duas épocas mais uma de opção e uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros».

Aí está Gutierrez

o Sporting chegou a acordo com Teófilo Gutiérrez para um contrato válido para as próximas três temporadas, com mais uma de opção.
O jogador fica blindado com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

sábado, 18 de julho de 2015

(jogo treino) Sporting-5 Atlético-0

Slimani fez dois golos

O Sporting jogou e goleou hoje o Atlético CP por 5-0, num jogo treino que que teve lugar na Academia em Alcochete.

Slimani Islam (2), Montero, Mané e Gelson Martins apontaram os golos naquele que foi o último teste antes da partida para a África do Sul, onde a equipa vai continuar os trabalhos de preparação para a nova época.

A comitiva parte na próxima segunda-feira para a Cidade do Cabo, estando o regresso a Portugal previsto para dia 28 de julho.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ai está o Central!

O Sporting anunciou hoje a contratação de Naldo, defesa central de 26 anos, ex- Udinese que assinou um contrato válido para as próximas 4 épocas.

Foi fixada uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Teo Gutierrez já fala como Leão


Teo Gutiérrez já não esconde que se prepara para assinar contrato com o Sporting. À partida de Barranquilla, rumo a Portugal, o avançado colombiano confirmou a indicação dada pelo seu pai a Bola Branca, no sentido de que já escapará aos leões.


"Quero representar bem Barranquilla em Portugal. Espero que tudo se feche da melhor maneira e que possa cumprir o desejo de voltar ao futebol europeu. Agora vou mais maduro e com mais experiência para lá. Espero que as coisas sejam diferentes e que tudo me corra bem", afirmou o avançado de 30 anos, aos jornalistas.

Teo desvincula-se do River Plate, assina pelo Sporting, ao que tudo indica, por três temporadas e mostra-se já entusiasmado em dar seguimento à veia goleadora que tem registado este ano.


Em 2015, apontou 18 golos e, em Alvalade, prepara-se para ter a possibilidade de formar uma dupla de ataque com Fredy Montero, um amigo de infância com quem tem vindo a falar sobre a realidade do Sporting.


"Espero fazer uma grande dupla com ele. Já conversámos e ele falou-me muito bem do clube e da cidade", atirou.


Teo Gutiérrez deve aterrar em Lisboa na manhã de sexta-feira. De Barranquilla, a sua cidade-natal, o dianteiro viaja inicialmente para Bogotá, partindo depois para Madrid. Será na capital espanhola que irá fazer a derradeira escala rumo à Portela.

in "Bola Branca - RR"

quarta-feira, 15 de julho de 2015

(jogo treino) Sporting-3 Mafra-1

O Sporting venceu esta quarta-feira o Mafra por 3-1, num encontro particular realizado em Alcochete. No primeiro teste sem ser contra a equipa B, os leões derrotaram o conjunto que esta temporada subiu à 2.ª Liga, com golos de Jefferson, Slimani e Tanaka (este na segunda parte), com André Teixeira a fazer o momentâneo 2-1.

A partida marcou ainda a segunda estreia de João Pereira pelo Sporting, ele que está de regresso ao clube verde e branco, tendo o lateral-direito atuado na segunda parte. De referir que Jorge Jesus entrou em campo com um 4x4x2, com Montero e Slimani na frente e o jovem Gelson Martins numa das alas (a outra era ocupada por Mané).

Titulares: Rui Patrício; Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Tobias e Jefferson; Rosell, Adrien, Carlos Mané e Gelson Martins; Montero e Slimani.

Onze que começou a 2.ª parte: Marcelo; João Pereira, Rúben Semedo, Naby Sarr e Jonathan; Slavchev, Esgaio, Iuri e Capel; Viola e Tanaka

in "A bola"

Olhá Stromp fresquiiiiiiinha!!!


terça-feira, 14 de julho de 2015

Digam lá se isto já não chateia???

Exigências complicam Teo Gutiérrez - Sporting - Jornal Record há 12 horas

Téo Gutiérrez pode assinar esta segunda-feira Renascença‎ - há 1 dia

Teo Gutiérrez tem acordo para três anos - O Jogo

Agentes insistem por Teo Gutiérrez no Corinthians e querem cartada final - UOL esporte - há 1 dia

«Se não está em Portugal, está a viajar», diz pai de Téo - Mais Futebol

Sporting e Teófilo Gutierrez já acertam os detalhes - Mais Futebol

Teo Gutiérrez será leão por três épocas :: zerozero.pt

Empresário afirma que Teo Gutiérrez está a caminho do Sporting - LanceNet - há 1 dia

Exigências salariais de última hora afastam Teófilo - sapo desporto - há 2 dias

............

William Carvalho jogou lesionado nos sub-21

Eis o comunicado da Sporting SAD:

«A Sporting SAD vem, por este meio, exprimir a sua indignação pelo facto de o futebolista William Carvalho ter regressado dos trabalhos da Selecção Sub-21 com um fractura de stress na tíbia sem que tal facto tenha sido comunicado pelo corpo clínico da Selecção Nacional de Sub-21 ou por qualquer um dos seus dirigentes à Direcção Clínica do Sporting Clube de Portugal.

Só ontem, segunda-feira, no regresso de William Carvalho aos treinos, o corpo clínico do Sporting Clube de Portugal identificou um problema com o jogador e, curiosamente, só hoje de madrugada a Federação Portuguesa de Futebol enviou ao Sporting Clube de Portugal os boletins clínicos referentes aos sete jogadores do Sporting que participaram no Campeonato da Europa de Sub-21.

O boletim clínico da Selecção, referente ao jogador William Carvalho, diz que o jogador nunca apresentou qualquer problema físico. O jogador nega e refere que o departamento clinico estava a par das queixas do jogador.

Como resultado, o jogador William Carvalho enfrenta um tempo de paragem entre 10 a 12 semanas.»

Dia 16 há Sporting na televisão (Sporting-Blackburn)


segunda-feira, 13 de julho de 2015

"A atração pelo numero 15" por JP

Depois de Bernardo Silva, foi agora a vez de Ivan Cavaleiro ser também ele 'vendido' por 15 milhões e por mero acaso certamente, ao mesmíssimo clube.

É cada vez mais evidente que o clube folclórico de Carnide está envolvido num circuito de lavagem que opera de uma forma cada vez mais descarada e quase com requintes de gozação.

Pelo andar da coisa ainda se vão lembrar de vender o Vieira por 15 milhões.

Será que esta situação que já decorre à algum tempo e em moldes sem-vergonha não merece a atenção e consequente reencaminhamento para as entidades apropriadas por parte da tão diligente e atenta srª Eurodeputada?

Será que as suspeições da srª Eurodeputada são assim mais a dar para o 'selectivo'? 

Será que quando as coisas metem um certo clube, a srª Eurodeputada amocha e pensa duas vezes nas consequências eleitoralistas dos actos que toma?

Mas o melhor ainda foi o que se viu ontem numa coisa disfarçada de jornal. Numa só capa conseguiram:

1. Serem cúmplices numa acção de branqueamento de um esquema de lavagem de dinheiro;

2. Construírem uma farsa elegendo um valor monetário como obra e virtude de uma gestão capaz de milagres mas cujo montantes não entram no clube de Carnide nem tão pouco são comunicados às entidades reguladoras;

3. Construírem outra farsa a envolver a formação do clube de Carnide que nem por tradição tem um nível de prestigio reconhecido e comparável por exemplo ao do Sporting (embora a tentativa de equiparação seja indisfarçável) no que toca à produção de jogadores de classe mundial, nem por politica do clube apresentou resultados dignos de realce uma vez que preferiam andar anos a gastar milhões em estranjeiros, mas que e vá-se lá saber como há quem já consiga ver como caso de estudo, e;

4. Fazerem mais uma das habituais sessões de bajulação com a montagem da figura numa pose majestosa de um sujeito que já tinha e agora levou para outro nível a reputação de andar metido até... às orelhas em actos criminosos, como se um mago da gestão se tratasse.


Já sabemos que o grosso da massa adepta do clube de Carnide, publico ao qual aquele órgão de propaganda se dirige, é composto largamente por gente ignorante, iletrada, boçal, manipulável e bruta-monte, mas até mesmo esses dificilmente devem levar a sério uma historieta daquelas.

(futsal) Diego Cavinato no Sporting

Diego Cavinato, ala de 30 anos nascido no Brasil mas com nacionalidade italiana, é o terceiro reforço da equipa de seniores masculinos de futsal do Sporting para 2015/16.
O canhoto, que chegou a passar pelo futebol, saltou para as quadras aos 16 anos, no Rio Grande do Sul, tendo despertado o interesse dos italianos do Augusta, para onde se transferiu em 2006. Aí, foi companheiro de Alex Merlim e Rodolfo Fortino, dois outros reforços ‘leoninos’ para a próxima temporada.

“O sonho de qualquer jogador é jogar num Clube como o Sporting, um ‘time’ de topo da Europa. Chego com a ambição de ganhar tudo e levar a equipa para o lugar onde merece estar”, referiu o jogador em declarações ao Jornal Sporting. “Conheço bem o Sporting e, apesar de ainda não saber muito desta nova realidade, percebi pelos vídeos que tem uma ‘torcida’ muito apaixonada. Espero conseguir retribuir o apoio”, completou.

João Pereira regressa a casa

O Sporting acabou de colmatar a saída de Cédric Soares com o regresso de João Pereira com um contrato de 2 anos, que o regresso a Alvalade seja em grande!
A Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, informa que chegou a acordo com o atleta João Pereira, para a sua contratação para as duas próximas épocas ficando com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.

A Sporting SAD deseja a João Pereira os maiores sucessos profissionais e pessoais.

domingo, 12 de julho de 2015

(Jogo Treino) Sporting-3 Sporting B-0

O Sporting venceu ontem a equipa B, por 3-0, num jogo de preparação que decorreu na academia do clube, em Alcochete.

Os três golos foram apontados na segunda parte por Wallyson, Fredy Montero e Slimani, com Jorge Jesus a observar pela primeira vez os jogadores em situação de jogo.

O guarda-redes esloveno Azbe Jug, uma das caras novas do Sporting, foi testado na baliza.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lesão de Ewerton obriga reforço central

Se já era uma das prioridades de Jorge Jesus a contratação de um defesa central experiente e que fosse o patrão da defesa, agora com a lesão no tornozelo de Ewerton (que parará cerca de três meses, pois foi operado), ainda será mais prioritária.

Ewerton estará assim fora de combate na Supertaça Cândido de Oliveira, e também do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

terça-feira, 7 de julho de 2015

ÚLTIMA HORA - Bryan Ruiz no Sporting

A Bola TV está a anunciar que Bryan Ruiz já é jogador do Sporting e que fica com uma claúsula de rescisão de 60 milhões de euros.

Jorge Jesus - Uma entrevista sem rodeios



No dia 05/07/2015, Jorge Jesus esteve no programa Playoff da SIC Noticias, onde, ao longo de 2 horas, falou sem complexos ou rodeios de alguns temas muito relevantes da actualidade do Sporting.

Não fosse a azia e a ânsia de protagonismo dos membros do painel (nem sei bem como classificar aquela rena do Rodolfo…) e poderiam ter sido abordados mais alguns temas com interesse.

Mas fica aqui um resumo com as principais ideias do nosso Treinador, as quais nos deixam pistas acerca daquilo que vai ser o Sporting 2015/2016:

  • Não imaginava que viria a ser treinador do Sporting. Foi tudo muito rápido e neste momento anda à procura de conhecer a realidade do clube. Entra na Academia às 7h e sai às 8h/9h da noite.

  • Durante os 6 anos em que esteve no Benfica sempre se sentiu desejado, mas neste último ano as coisas mudaram e no final da época apareceu o Sporting com uma grande vontade de o contratar e em apenas 2 dias acertou o acordo com o Sporting.

  • Em termos contratuais, nem verbas discutiu. Aceitou de imediato o que o Sporting lhe propôs. Tinha propostas financeiramente muito superiores (6M € a 8M € anuais limpos), de Itália (refere o Inter, Milan, Nápoles e Roma) e do Quatar, mas optou pelo projecto desportivo em detrimento da vertente financeira. Admite que a componente sentimental pesou, mas não foi o mais importante.

  • Quem ganha campeonatos e alimenta a estrutura são as vitórias. Não são as estruturas que ganham campeonatos, mas sim as pessoas certas nos lugares certos. Pessoas com experiência e sabedoria.

  • Quem manda no Sporting é o Presidente (BdC) e está acima de toda a gente. Ao Treinador compete pedir aquilo que ele entende ser o melhor para o clube, mas tudo será sempre feito em sintonia com o Presidente.

  • Se o BdC entender que quer continuar a assistir aos jogos no banco de suplentes, pode fazê-lo sem problemas. É a ele que compete tomar essa decisão e não ao Treinador.

  • Apesar de estar à pouco tempo no clube, já tem uma relação muito boa com BdC. Considera-o um homem com muita dinâmica e muito apaixonado (um pouco parecido ele) e considera que de certeza que se vão entender muito bem.

  • O Octávio Machado foi contratado a seu pedido (e aceite pelo BdC) por ser um homem do futebol com ideias muito próprias e um conhecimento profundo da gestão de um clube. Vem ajudar a montar uma estrutura e organização do futebol. Um pouco na linha do M. Fernandes, que no fundo são regressos ao Sporting (tal como ele próprio).

  • Em termos gerais, a ideia de jogo do Sporting vai ser a mesma que tinha no Benfica, mas o que define tudo é o modelo de treino e a qualidade dos jogadores.

  • Tem consciência que esta mudança para Alvalade tem riscos, mas optou por sair de uma posição confortável.

  • Formar jogadores não é só formar jovens, independentemente da idade ou da nacionalidade um jogador pode sempre ser formado.

  • Os grandes clubes têm que ter massa adepta (e o Sporting tem) e por isso é que é um grande clube. A história do clube existe conquistas e é isso que o Presidente procura.

  • Assumindo que mais nenhum jogador sai do plantel, está à procura de contratar entre 3 a 5 jogadores para melhorar a qualidade do plantel e lutar pelo título.

  • O Danilo era um jogador que queria ter no Sporting, mas vão procurar outras soluções e não ficou muito preocupado porque esta não era das posições mais carenciadas. Era uma contratação a pensar no futuro.

  • O Bryan Ruiz já estava a ser negociado antes de ele chegar ao Sporting. O Ricky Van Wolfswinkel fez duas boas épocas no Sporting e foi um dos melhores marcadores (20+25 golos), sendo uma possibilidade em aberto.

  • Não existe qualquer possibilidade do Quaresma poder vir para o Sporting. Tem com ele uma boa relação extra-futebol e existe entre ambos e um respeito mútuo, mas nada mais do que isso.

  • Gostava de poder contar com o Nani para esta época, mas as exigências financeiras não o permitem.

  • O Sporting vai ter um início de época muito exigente, com a Supertaça, Campeonato e o Playoff de acesso à Liga dos Campeões, a qual é muito importante em termos desportivos e financeiros. Existe uma grande preocupação com o facto dos 8 jogadores internacionais A só chegarem no dia 19 (véspera da partida para o estágio da Africa do Sul).

  • Sem bons jogadores não se faz uma boa equipa. Desde que exista matéria-prima (e o o Sporting tem), é possível construi um plantel à altura das exigências da época.

  • O treinador pode fazer a diferença no que diz respeito a potencializar um jogador (alguns fazem em 1 época o que outros nem em 10 conseguem fazer).

  • O William Carvalho já não é uma esperança, é uma certeza e só vai ser potencializado se a equipa também o for. Mas, pelas suas características, não tem dúvida que com ele, o WC vai jogar mais.

  • Não é contra o sorteio dos árbitros. Existindo qualidade nas equipas de arbitragem, o sorteio até pode ser positivo.

  • Vai olhar para todos os jogadores, independentemente da nacionalidade ou idade. O que importa é a qualidade. Mas refere que nos últimos anos o Sporting é a equipa que tem tido mais jovens no 11 inicial e pouco ganhou.

  • No imediato, já decidiu que 2 jovens da equipa B vão fazer parte do plantel principal e um deles é um dos que foi referido no programa (falou-se em Wallyson, Gelson, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Rubio e Ryan Gauld).

  • Há uma diferença entre formação (jogadores formados no clube) e prospecção (jogadores descobertos fora do clube). Na formação, o Sporting tem estado á frente e está muito bem, mas na prospecção tem que melhorar.

  • A composição do plantel para a nova época é definida no decurso da pré-temporada. Nunca parte com um plantel pré-definido. Antes de tomar decisões, quer conhecer e trabalhar com todos os jogadores (referem os casos de Labyad, Viola e Salomão). Considera que a vinda dos internacionais A mais tarde tem um lado positivo, pois tem tempo para avaliar com mais calma os outros jogadores.

  • O estágio da Africa do Sul já estava definido antes de ele chegar ao clube e há que respeitar essa decisão. Deixa no ar a ideia de que não tomaria essa decisão.

  • O capitão de equipa será sempre aquele que ele considerar que tem mais capacidades para a função. O Rui Patrício é um dos três capitães, mas vão entrar outros jogadores com esse perfil e o capitão não tem que ser necessariamente o que tem mais anos de clube.

  • No que diz respeito à sua irreverência no banco de suplentes durante os jogos, pensa que os árbitros vão ter com ele a mesma postura que tinham anteriormente. Normalmente dirige-se apenas aos seus jogadores e não é desrespeitoso para com a equipa de arbitragem.

  • Sem dizer nomes, admite que gostava de ter jogadores do Benfica no Sporting, mas da mesma forma que anteriormente haviam jogadores do Sporting que gostava de ter tido no Benfica.

  • Acredita no seu trabalho, que vai fazer uma boa equipa e que pode ser campeão na primeira época. Diz que qualquer treinador que treine o Sporting tem sempre essa exigência.

  • O Sporting é um clube com história em Portugal e habituou os adeptos a ganhar títulos ao longo dos anos. Essa é a sua responsabilidade: devolver ao Sporting a sua cultura e história desportiva!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Diz que é uma espécie de engole-sapos (take1) por JP

A realidade by Jorge Jesus:
 
«O presidente é que decide se vai para o banco de suplentes»

«Não hesitei. Não discuti nada, nem verbas»

«Senti o entusiasmo, que era este o treinador que queriam, que iam fazer tudo para me ter no Sporting e resolvi em dois dias»

«Não pode haver dúvida nenhuma de quem manda no Sporting Clube de Portugal é o Presidente Bruno de Carvalho, o Presidente está acima de toda a gente»

Para os mais esquecidos, convém relembrar...

Cem milhões ou Sem milhões?...de investimento ou de passivo?

domingo, 5 de julho de 2015

Rescisão com Marco Silva por mútuo acordo

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting informou sobre a rescisão de contrato, por mútuo acordo, com Marco Silva, treinador que orientou a equipa na época passada.

Leia o comunicado na integra:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem informar que foi formalizada a revogação por mútuo acordo do contrato de trabalho desportivo entre a Sporting SAD e o treinador da equipa principal de futebol da época transacta,
Marco Silva, bem como com os restantes elementos da sua equipa técnica, João Sousa, Gonçalo Pedro e José Sampaio (“Rifa”).

basta um "garoto" principiante para fazer melhor do que "os credíveis" - por JP

Da 'série' basta um "garoto" principiante para fazer melhor do que "os credíveis":

- Recuperação competitiva do Sporting em relação aos rivais em contraste com a tendência de afastamento cada vez maior que se verificou nos anos anteriores;
 
- Recuperação financeira do Sporting através de uma politica de contenção de custos que permitiu a apresentação de resultados financeiros positivos em dois anos consecutivos;
 
- Aumento de receitas através do aumento das assistências, participação na CL e negócios lucrativos a partir da venda de jogadores como Bruma e Maurício;
 
- Contratação de jogadores com elevado potencial de retorno financeiro em resultado de um investimento inicial reduzido (Jefferson, Slimani);
 
- Recompra de percentagens de passes de jogadores;
 
- Aumento do numero de sócios;
 
- O empréstimo do Nani;
 
- Uma taça de Portugal;
 
- Contratação do melhor treinador em Portugal desde à largos anos.

No fim ainda lhe sobra tempo para conseguir que os "credíveis" andem a cometer suicídios de reputação em plena comunicação social.
 
Enviado pelo nosso leitor JP

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Hoquei Leonino apresenta reforços de peso onde a experiência impera

Depois de uma boa temporada em 2014/15, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal partirá para a nova temporada de 2015/16 com (ainda) mais ambição.

O treinador Nuno Lopes vai iniciar a terceira temporada no comando técnico dos leões e, depois de um 6º e um 5º lugar, o objetivo passa agora por terminar mais acima, num lugar de acesso à Liga Europeia. Na Taça de Portugal e na Taça CERS, o Sporting entrará com toda a ambição, e os novos reforços servirão para evitar “surpresas” próprias de competições disputadas em eliminatórias.

Recordamos que, na temporada que agora chega ao fim, o Sporting venceu a Taça CERS e participou na final da Taça de Portugal.

 Grandes reforços para o “leão”!
A ambição da secção de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal é grande. Por isso, a aposta será forte, tendo sido já apresentados o avançado português Luís Viana, o defesa / médio luso-angolano André Centeno (ambos ex-Juventude de Viana), o defesa / médio argentino, Estebán “Tuco” Ábalos (ex-Benfica), e o avançado brasileiro Cláudio Selva “Cacau”, que militava no Hockey Breganze, e Itália. Destes quatro, três fizeram parte do plantel do SL Benfica que venceu a Liga Europeia, na temporada 2012/13.

 Saídas confirmadas

Do plantel atual, sabe-se que Carlos Martins “Carlitos”, deu por terminada a sua carreira desportiva, depois de ter passado pelos três “grandes”, FC Porto, Benfica e Sporting, na última temporada. Já o internacional chileno Nicolás Fernandez, vai reforçar o US Coutras, da liga francesa.

Já os jovens Pedro Delgado “Bekas” e André Pimenta serão emprestados a outros emblemas da 1ª Divisão, de modo a poderem ganhar experiência competitiva e voltar um dia, mais fortes, ao Sporting Clube de Portugal. Pedro Delgado irá manter-se ao serviço do recém-promovido Hóquei Clube de Braga, enquanto André Pimenta irá rodar no Hóquei Clube de Turquel.

retirado do blog Modalidades.com - http://www.modalidades.com.pt/noticias/c90hoqueiempatins/sporting-apresenta-reforcos-no-hoquei-em-patins