-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Desonestidade a toda a escala

Há clubes e clubes...
Há clubes que gravitam á base da mentira, dos processos sombrios, das conquistas suspeitas e da célebre "Chico-espertice" militante.
Temos como um dos exemplos mais claros o nosso rival do outro lado da 2ª circular que sempre que é ultrapassado seja no que for, tem de arranjar uma forma menos clara de contornar a situação para se chegar á frente.
Posso aqui dar vários exemplos, desde a data de fundação "martelada", aos títulos que nem eles sabem quantos são, passando pelo constante "colinho" dado nos momentos mais complicados pelos seus associados árbitros.
Neste momento a preocupação foi outra, os likes do facebook, onde atingiram 130 mil likes num só dia!
É obra, sem dúvida, estamos a falar de um clube que tem uma média diária de 2.270 likes, e que de um momento para o outro aparece com 130.000 likes num só dia.

A obra é apenas a "compra" de likes para mostrar ao mundo a sua grandiosidade, a verdadeira grandiosidade de trafulhice habitual.

Como a insuspeita comunicação social nada diz, cabe a nós divulgar esta súbita vontade de clicar no "like" da página desse clube...enfim!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Identidade e futuro

Numa forma particularmente estranha, o Sporting acomodou-se à bipolarização do futebol português, cedendo a porcos e lampiões. Desde que chegou à presidência, Bruno de Carvalho tem pugnado por terminar com esse conclave bufo. É uma tarefa dura e difícil, mas absolutamente necessário para a revitalização do clube.

Dias da Cunha mencionou, há um par de dias, que temia um Sporting rasca. Pessoalmente tenho dúvidas se um clima de guerrilha seja o melhor para o clube, mas prefiro, vezes, um Sporting rasca do que um Sporting À RASCA. No fundo, a questão reside na mudança na ideia de Sporting.

A ideia de Sporting enquanto clube "diferente" abriu caminho à menorização do nosso emblema. Insistir na cadência brasonada significa negar a dimensão NACIONAL do nosso clube, passo primeiro para a decadência.

Que ideia tem Bruno de Carvalho para o nosso clube? O principal motivo que me levou a apoiá-lo foi o assumir do Sporting enquanto força vencedora. De nada serve ser diferente se a vitória não estiver no horizonte.

Mas a vitória não é apenas um resultado. É todo um processo, toda uma dinâmica, o clube em toda a sua dimensão. Tarefa difícil, hercúlea, especialmente exigente dada a falta de recursos, mas ainda assim possível.

Sporting B-0 Oliveirense-0

O Sporting B recebeu esta tarde a Oliveirense em partida a contar para a 2ª Liga com o resultado final a ser o mesmo que se registava ao início do jogo (0-0).

Foi um jogo fraco onde o Sporting dominou do principio ao fim, mas não conseguiu desfeitear a defensiva nortenha muito por culpa do último passe que não saía em condições aceitáveis para uma boa finalização.

A Oliveirense jogou apenas no erro do Sporting e só por uma vez podería ter feito golo num cabeceamento a saír ao lado da baliza defendida por Luis Ribeiro.

Do lado leonino o jogador mais acertivo foi Ricardo Esgaio bem secundado por Podence e Sacko.
No que respeita ás entradas durante a partida, Gerson deu maior profundidade ao ataque e Iuri Medeiros enquanto não pensar em prol da equipa, nunca conseguirá jogar na equipa A.

(Hóquei) Sporting-2 porto-2

O Sporting empatou (2-2) com o porto, no pavilhão do Livramento, em Mafra, em encontro da quarta jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. 
A equipa verde e branca esteve na frente do marcador por duas vezes, mas os portistas conseguiram sempre responder, cedendo, ainda assim, os primeiros pontos na prova.

Os leões inauguraram o marcador aos 12 minutos, por intermédio de Ricardo Ferreira, mas, poucos minutos depois, o porto alcançou a igualdade, através de Jorge Silva, num jogo muito equilibrado, repleto de ataques e contra-ataques. O equilíbrio foi-se mantendo, com o intervalo a chegar com as equipas empatadas a um.

Apesar do esforço mútuo para alcançar o domínio do jogo, nada mudou na segunda parte, com o Sporting a voltar a adiantar-se, por João Pinto, e os dragões a responderem cerca de cinco minutos depois, por Ricardo Oliveira. 

Taça de Portugal - Sporting vai a Espinho

O Sporting, que na ronda anterior eliminou o porto, vai jogar no terreno do Sporting Espinho, equipa que ocupa último lugar da Série C do Campeonato Nacional de Seniores, terceiro escalão do futebol português.

domingo, 26 de outubro de 2014

Sporting 4 - Marítimo 2 "A atração pelo abismo"

Depois duma primeira parte em que os leões apresentaram um futebol de primeira água, poucos imaginariam que a segunda parte representasse momentos de angústia para os sportinguistas. Mas, de facto, assim foi.

Um autogolo do central maritimista logo no começo do jogo fez adivinhar uma noite alegre em Alvalade. E João Mário e Paulo Oliveira pareciam sentenciar essa sensação. Contudo, já a primeira parte denunciava alguma tremideira nas respostas aos avanços de Mazou.

Essa tremideira transformou-se em terror no início da segunda parte, reduzindo a supostamente confortável liderança para um mísero tento de diferença. Felizmente, (re)surgiu Montero, que concretizou de forma esplêndida um ótimo passe de Adrien.

Marco Silva deixou um aviso à navegação. Futebol não é desporto para intermitências. É preciso refletir sobre o que aconteceu naquele princípio de segunda parte.

Em suma, este Sporting cresceu. Muito por influência de Nani, mas não só. É um Sporting mais crente, um Sporting mais ofensivamente capaz. Mas é também um Sporting muito mais frágil no plano defensivo. Não só pela saída de Rojo para Inglaterra, mas também pelo menor fulgor de William Carvalho.

É urgente aproveitar janeiro para "descobrir" um novo André Cruz, alguém que serene e lidere o centro da defesa.

Parabéns Tasca do Cherba

O maior blog leonino, "A Tasca do Cherba" faz hoje um ano de existência, é um local de culto onde se encontram virtualmente Sportinguistas de todo o mundo para conviver e debater a vida do clube de todos nós...o Sporting Clube de Portugal.

A Tasca, é como que se fosse um núcleo virtual do clube, talvez o venha a ser ainda, e eu como participante activo nesse blog desde o início do mesmo, desejo aqui em nome do "Mistica Leonina" muitos e bons anos de vida e de muita conquista a esse covil de grandes Leões e Leoas.

Parabéns!

(futsal) Sporting-2 benfica-3 "quando se marcam 5 golos e se perde o jogo"

O Sporting perdeu 2-3 contra o benfica tendo feito uma exibição dominadora em que esteve a grande parte do tempo em cima do adversário.
É incrivel mas é verdade, os Leões marcaram 5 golos (três dos quais na própria baliza) acabando por saír derrotados injustamente.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dias da Cunha ou é louco ou já lhe falta pouco

Foi presidente do Sporting entre 2000 e 2006, Dias da Cunha criticou a forma de gestão implementada por Bruno de Carvalho no Sporting, acusando-o de estar a dividir os sportinguistas em vez de os unir.

"Infelizmente o futebol é a única coisa que está a ser bem gerida. Falo da parte desportiva. A forma como se está a comportar em relação aos seus antecessores, com a apresentação da auditoria na assembleia geral é de uma profunda demagogia", começou por dizer em declarações à Antena 1."ao contrário do que apregoa, não está a unir os sportinguistas, mas a dividir. Está a criar um Sporting 'rasca' devido ao preconceito em relação aos que o antecederam", concluiu.


Poderemos ver nas fotos as companhias com quem este senhor andava (aqui sim, vejo um Sporting rasca) quando estava na presidência do Sporting e nessa altura era gozado por tudo e por todos (por exemplo retive esta frase de José Veiga - "já ninguém leva a sério Dias da Cunha".

A senilidade, não se poderá neste momento atribuír única e exclusivamente a Pinto da Costa...Dias da Cunha será o outro parceiro para, quiçá um joguinho de dados no banco do jardim.

Chega a ser revoltante como estes "papagaios" que nada fizeram de jeito ao comando do Sporting apenas contribuíndo com derrotas e passivo ainda têm a coragem de falar desta direcção.

Descobre as diferenças entre ficção e realidade


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

o novo jornal do Sporting

O jornal do Sporting saíu hoje com um novo visual, está mais arrumado, mais atractivo, com mais qualidade, uma nota curiosa (não me recordo se já era assim há algum tempo) os "enviados especiais" no que diz respeito ás modalidades são dirigentes ou ex-jogadores dessas mesmas modalidades, o que é bom pois sabem do que falam ou seja...escrevem.
A aposta na modernização das plataformas de informação do clube está a ser bem trabalhada e a ser melhorada, de seguida será o site oficial a ser renovado com novidades para breve como disse o presidente Bruno de Carvalho em recente entrevista.

(hóquei) HC "os Tigres"-2 Sporting-8

O Sporting foi a Almeirim e venceu por 8-2, em jogo a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, perante o HC “Os Tigres”.

Numa exibição consistente, ao intervalo os ‘leões’ já venciam por cinco bolas a zero, com os tentos a serem marcados por João Pinto, Tiago Losna, Ricardo Figueira e André Moreira, o último por duas vezes.

Na segunda parte, André Moreira completou o hat-trick e Poka bisou, cabendo a Filipe Bernardino os dois tentos de honra da formação da casa, ambos de grande penalidade.

Na próxima jornada os ‘verde e brancos’ receberão o FC Porto, domingo, pelas 17 horas.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

(andebol) Sporting-30 Águas Santas-23

O Sporting venceu o Águas Santas por 30-23, encontro disputado no Pavilhão Desportivo Ginásio do Sul, em Almada, que encerrou a 6.ª jornada da Liga de andebol.

Os leões saíram para o intervalo a perder por 12-14 mas reagiram na segunda parte, com Frankis Marzo e Fábio Magalhães, com sete golos cada, a revelarem-se decisivos para o triunfo que coloca de novo a equipa na vice-liderança.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Schalke-4 Sporting-3 "quando uma arbitragem assassina não nos deixa pontuar"

Um golo em fora de jogo e um penalty marcado a um corte de cabeça nos descontos não deixam o Sporting pontuar na Alemanha.

A arbitragem do "Paraty russo" trava uma recuperação histórica e heróica do Sporting que a jogar uma hora com 10 jogadores foi melhor que o Schalke.
Maurício expulso á meia hora de jogo por faltas completamente infantis fez com que os seus colegas tivessem um esforço enorme para empatar a três golos, esforço esse que um juíz sem categoría e completamente caseiro fez tudo para que fosse inglório.

Resta saber onde é que o árbitro russo vai receber o cheque alemão.
este foi o penalty que nos derrotou

Youth League - Schalke-3 Sporting-0

Os golos de Schröter logo aos 4m, Sané 28m e Lohmar 87m ditaram a derrota dos juniores do Sporting na Alemanha e jogo a contar para a Youth League.
Com esta derrota os leões somam em três jogos, duas derrotas e uma vitória, estando assim na terceira posição com 3 pontos atrás do Chelsea (9 pontos), Schalke (6 pontos) e á frente do Maribor que tem zero pontos.

Os (duques) da Liga

A entronização de Luís Duque a candidato da corrupção não é mais que a cabal constatação do ridículo a que o futebol português chegou.

Como sportinguista, tenho pouco, ou nada, a acrescentar ao cenário sórdido. Penso que o clube fez bem em demarcar-se do referido processo (embora não considere importante algo de mais enfático). A Bruno de Carvalho não se pede que lidere a regeneração do futebol português (pelo menos eu não lhe peço semelhante desiderato). Peço, isso sim, que guinde o clube para uma senda vitoriosa. Isso, sim, é fundamental.

A relevância que Bruno de Carvalho pretende para o Sporting não se consegue nas coullotes da Liga, mas ganhando com capacidade no porco e levando o clube aos almejados títulos. 

Obrigar as nalgas a assumirem par, isso sim é um enorme feito. E, nesse contexto, permitam-me referir que luís filipe vieira e pinto de costa tiveram pleno acerto em demonstrar a ENORME cagada que ambos produziram...

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ac. Viseu-0 Sporting-3 "João de Deus entrou com o pé direito"

O Sporting B venceu este domingo em Viseu o Académico local por 3-0

Depois de um primeiro tempo muito equilibrado e com ligeiro ascendente da formação da casa, o Sporting entrou totalmente transfigurado no segundo tempo, superiorizando-se com distinção.

O primeiro tento surge pelo homem do jogo, Iuri Medeiros, poucos minutos depois de ter entrado. Ao minuto 60, Sacko dilata a vantagem, aproveitando uma bola perdida, após remate de Iuri Medeiros.

O francês acabou por bisar na partida e de forma semelhante, ao minuto 74, fixando o resultado final.

O Sporting B conquista assim a segunda vitória consecutiva, na estreia do novo técnico, João de Deus.

e as modalidades continuam em alta

Hóquei - Calafell-2 Sporting-3

Sporting ao mais alto nível na Catalunha, naquele que foi o regresso às competições europeias, 19 anos depois da última participação. A formação de Nuno Lopes venceu por 3-2 em casa do Calafell, na primeira mão da primeira eliminatória da Taça CERS.

Os catalães até começaram melhor, com um tento aos quatro minutos. Ao minuto sete, João Pinto empata com uma excelente execução de uma ‘picadinha’, fixando o resultado ao intervalo.

No segundo tempo os ‘leões’ confirmaram a superioridade que já haviam demonstrado no primeiro tempo, marcando dois tentos. O primeiro por André Moreira, após assistência de Poka, e o segundo novamente por João Pinto, numa excelente iniciativa individual.

A 11 minutos do final o Calafell reduz na marcação de uma grande penalidade, fixando o resultado final. De destacar a grande exibição de Ângelo Girão que, após o 2-3, defendeu uma grande penalidade e um livre directo, assegurando a vantagem ‘leonina’ para a segunda mão.

Andebol - Sporta Hlovec-33 Sporting-28

A equipa de Andebol do Sporting jogou, esta tarde, na Eslováquia para a segunda mão da 2ª eliminatória da EHF Cup frente ao Sporta Hlovec, onde perdeu por 28-33.

Ao intervalo, a equipa ‘leonina’ já perdia por 4 golos. Os jogadores Pedro Portela – 8 golos – e Pedro Solha – 6 golos – foram os melhores marcadores da equipa.

Na primeira mão da 2ª eliminatória, o Sporting venceu em casa o SVK HC Sporta Hlovec por 34-24, o que faz com que o total das duas partidas seja de 62-57 a favor dos ‘verde a brancos’.

Futsal - Rio Ave-2 Sporting-5

O Sporting venceu em casa do Rio Ave por 2-5, em jogo da sexta jornada da Liga SportZone de futsal.

Com este resultado, a formação de Nuno Dias continua invicta na competição, levando uma vantagem de cinco pontos sobre Benfica e Sporting de Braga, ambos com um encontro a menos.

Os ‘leões’ começaram a resolver bem cedo o encontro, com três tentos sem resposta. Fábio Aguiar ao minuto quatro, Pedro Cary três minutos depois e Diogo ao minuto nove, deram o mote para uma vitória merecida em Vila do Conde.

A equipa da casa ainda reduziu mas, ainda antes do intervalo, Diogo volta a marcar.

O Rio Ave voltou a marcar mas Alex dissipou qualquer dúvida quanto ao vencedor, fixando o 5-2 final a três minutos do fim.

Noticias retiradas  in "site oficial do Sporting CP"

domingo, 19 de outubro de 2014

Aritmética à moda do porco

Como é que é possível o porco alegar que estavam 2600 adeptos sportinguistas, quando os Leões pagaram 4 mil ingressos?

Simplesmente Magnifico

Que grande exibição, que categoria, que união do grupo, que maravilha...

são elogios que não me canso de repetir umas horas depois da grande vitória no porto, sim fomos melhores, sem dúvida que fomos melhores e a vitória assenta-nos que nem uma luva.

Nós Sportinguistas merecíamos uma vitória destas, com estes contornos, na casa de um clube que usa a corrupção para vencer há anos, os adeptos que se deslocaram ao porto sabíam que era um dos campos mais complicados para ir apoiar e....foram mais de 4000 mil que se ouviram durante o jogo todo e abafaram os atònitos adeptos contrários.

O Sporting jogou como um todo, (pondo de lado as tácticas), pois esta equipa está trabalhada por Marco Silva de forma a usar vários modelos de jogo durante a mesma partida e ontem isso foi notório.
Um meio campo de luxo (made in Alcochete) a jogar como se fosse um carrossel deixou os adversários á beira de um ataque de nervos, (não é pauliteiro Casemiro?).

Rui Patricio voltou a ser imperial com uma presença enorme na baliza dando uma segurança enorme á equipa, a defesa do penalty (inventado, pois Jacksson estava fora-de-jogo quando recebeu o passe e simulou contacto com Maurício) foi um dos momentos do jogo pois salvou o empate (na altura sería o 2-2) e passou para o adversário uma pressão e desmoralização maior.

A defesa esteve num excelente plano, tendo em conta a qualidade individual do adversário, Maurício mais uma vez (o ano passado fez um penalty igual) foi imprudente ao deslizar na relva num local onde Jacksson já pouco podería fazer senão cavar uma grande penalidade, em que o árbitro foi enganado (?), Paulo Oliveira sobe de jogo para jogo e já não sairá da equipa e os laterias...esses são autênticos extremos.

No meio campo é notória a subida de rendimento do King William e o futebol torna-se arte simplista nos pés de Adrien, João Mário e Nani, que fortuna nos custaría este sector se os tivessémos que ter contratado e não tivessem saído da melhor academia do mundo. Ontem viu-se também que Rosell é um up-grade muito valioso para ir entrando aos poucos, aguardando que Slavchev cumpra o que prometeu e se adapte o mais depressa possível.

No ataque Capel, Montero e depois Slimani, Carrillo foram os primeiros de uma equipa que pressionava no meio campo adversário. Em suma, o Sporting apresentou uma equipa fortissíma que suplantou o porto com muita categoría.

Os jornalistas/comentadores/paineleiros etc podem dizer o que quiserem, mas nunca vão conseguír minimizar a nossa vitória por um simples motivo...nós Sportinguistas, temos olhos na cara e pensamos pela nossa própria cabeça e o que se viu foi um Sporting que foi ganhar ao dragão e não um porto que perdeu por sua culpa.

As mexidas (poupanças ou como lhes quiserem chamar) nas equipas foram semelhantes, Braihmi/Slimani, Quaresma/Carrillo, José Angel/Jonathan Silva...por aqui não há desculpa...
o resto são balelas e azias "Pategas"...

No futebol praticado, esteve a diferença...MAGNIFICO!!!

porco 1 - Sporting 3 - Avaliação: 18 valores

Vitória importante frente à sobranceria porquista, numa exibição de grande maturidade e vontade de vencer.

Nani e Patrício guiaram o Leão até à vitória, bem secundados com um William em crescendo. Paulo Oliveira parece agarrar a titularidade (embora tenha tido algumas falhas no posicionamento), estabilizando o centro da defesa. Os laterais estiveram em bom plano, sustentando a movimentação ofensiva da equipa.

Também João Mário aproveitou para consolidar a sua posição na equipa, ajudando a fortalecer um miolo que nos dará muitas alegrias.

Em suma, temos uma equipa que está numa fase de solidificação de processos, apresentando uma melhoria competitiva acentuada.

Nota final: 18 valores!

Nas antípodas da euforia

Perdoem-me a tendência para contrariar o ambiente vibrante que vivemos hoje, é, de facto, defeito de fabrico, mas não tenho como evitar.

Depois da jornada épica que vergou o porco peseta, dei por mim invadido por uma sensação amarga. Uma sensação de despojo de quem viu o clube vilipendiado por anos por uma corja de filhos de puta que tentaram fazer do Sporting uma coutada confortável.

De onde vem semelhante ironia? Dum ultraje que se foi supurando ao longo das épocas perdidas por via do oportunismo, da corrupção, da intrujice. Duma angústia em ver o meu clube açaimado, muito por responsabilidade de crápulas que se dizem sportinguistas.

Desejo que o grito que ecoou hoje na capital da fruta varra este país de uma vez por todas. Uma batalha foi conseguida, mas a guerra está às nossas portas!

sábado, 18 de outubro de 2014

porco 1 - Sporting 3

Fantástica vitória do Leão marca, para além de qualquer dúvida, o processo de crescimento do nosso grande clube. Marco Silva, a pouco e pouco, começa a transmitir a sua identidade competitiva para a equipa, contribuindo para um registo cada vez mais coeso e acutilante.

Contra a equipa dos corruptos, o Sporting nunca perdeu o norte (lol), e soube gerir os diferentes momentos do jogo. Mesmo em momentos de adversidade, a equipa soube manter atitude e concentração no jogo, marcando a diferença para a equipa da peseta.

Nani continua a ser uma enorme mais valia, este Sporting cresce em seu torno. Mas é a equipa, o plantel, no seu todo que está a subir, degrau a degrau, para o seu posto no futebol lusitano, limpando as cagadas da cartilha croquette.

sporting

Promiscuidade ás claras

Esta foto foi hoje publicada na capa de um jornal diário desportivo da nossa praça.
Vê-se nela o árbitro internacional Pedro Proença com o lider da principal claque portista Madureira.
O clima de grande descontração é notório, são amigos do peito? duvido!

A promiscuidade está ás claras...

Como diz o "sócio que é sócio" do clube rival de Lisboa - "Proencinha já te tinha dito que não é bonito andares a roubar..."

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Entre o absurdo e a comédia

A entrevista de godinho lopes compreende uma completa ausência de conteúdo, pelo que não é por aí que sinto necessidade neste post. Nem, tão pouco, me sinto animado por uma possível defesa em nome do atual Presidente do Sporting Club de Portugal. Não existem aqui maniqueísmos de qualquer espécie.

Mas ouvir um indivíduo que, por MUITO POUCO, não deu cabo do meu clube falar como se nada fosse, mete-me ASCO.

Errare humanum est, e todos estamos sujeitos a esta condição, mas godinho lopes conseguiu demonstrar uma completa ausência de escrúpulos, perfeitamente visível nesta frase: "Quis fazer do Sporting um grande clube".

Seu merdas, o Sporting É um grande clube.

E continuará a sê-lo, apesar dos esforços da corja que tão bem representas!

Se o ridículo matasse....

Godinho Lopes não sobreviveria a este dia....

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Portugal ao quadrado

Portugal hoje esteve em grande plano no que diz respeito ao futebol.
Durante a tarde os sub-21 (com Esgaio, Paulo Oliveira, Iuri Medeiros e Carlos Mané) tiveram um jogo louco que selou a qualificação para o campeonato da Europa ao baterem a Holanda por 5-4 com golos de Ruben Vezo, Ruben Neves, Bernardo Silva e Ricardo por duas vezes.
Depois da vitória na primeira mão em terras das túlipas por 0-2, este resultado em Paços de Ferreira carimbou definitivamente o brilhante apuramento, já que Portugal sub-21 em 10 jogos obteve outras tantas vitórias.
Ao início da noite em Copenhaga, o engenheiro Fernando Santos estreava-se em jogos a doer, a selecção principal com Rui Patricio, Cédric, William Carvalho, Nani e depois João Mário, tentava deitar para trás das costas o resultado extremamente negativo com a Albânia, o jogo era teóricamente dificil e isso confirmou-se no terreno, mas Cristiano Ronaldo (quem havería de ser) aos 95 minutos inaugurou e fechou o marcador dando assim a primeira vitória a Portugal nesta fase de apuramento.

domingo, 12 de outubro de 2014

Com modalidades assim, o pavilhão João Rocha é uma urgência

Hóquei em Patins
Sporting-4 Valongo-1
O Sporting venceu este domingo o campeão nacional Valongo, por 4-1, partida disputada no pavilhão do Livramento, em Mafra, que encerrou a 2.ª jornada do Campeonato de hóquei em patins.

André Moreira, André Pimenta, Daniel Oliveira e Ricardo Figueira foram os autores dos golos da equipa leonina, pertencendo a Hugo Azevedo o tento solitário do visitante.



Andebol
Sporting-34 Sporta Hlohovec-24
O Sporting derrotou a equipa eslovaca do Sporta Hlohovec por 34-24, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, num jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça EHF.

Na primeira parte, Pedro Solha foi o marcador de serviço com 8 tentos, levando a equipa a vencer por 15-8 ao intervalo, e contribuiu de forma significativa para impor a superioridade do Sporting no encontro. O Sporta Hlohovec nunca conseguiu recuperar a desvantagem, muito por culpa das três expulsões que ocorreram até aos 18 minutos.

Na segunda parte, a equipa portuguesa aumentou a diferença de golos e terminou a partida com uma diferença de dez golos para a formação eslovaca. Um resultado muito positivo para o Sporting que, no próximo sábado, se desloca à Eslováquia para disputar a segunda eliminatória da Taça EHF.

Futsal
Sporting-7 Leões de Porto Salvo-1
Mais um jogo, mais uma vitória. O Sporting está em pleno na Liga Sport Zone Futsal e conquistou a quinta vitória em cinco jogos, desta feita em Odivelas frente aos Leões de Porto Salvo, por 7-1.

Um jogo sempre dominado pelos ‘leões’ – os de Portugal –, foram dois reforços desta época a abrir caminho para a goleada: primeiro Diogo (7’) e depois Cássio (12’). A equipa de Oeiras ainda reduziu por Tuca, na marcação de um penalty, mas a 2.ª parte do Sporting foi avassaladora, e os golos de Alex, Pedro Cary, Fábio Aguiar (2) e Varela construíram um resultado gordo e mantiveram o Sporting no 1.º lugar do Campeonato Nacional com o melhor ataque e a melhor defesa da prova. 
Na próxima jornada a equipa ‘leonina’ desloca-se até Vila do Conde para defrontar o Rio Ave.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Análise do hóquei Leonino 2014/15 ao pormenor

O plantel de hóquei em patins do Sporting analisado ao pormenor pelo colaborador do nosso blog, João Fazendeiro, ex-jogador de hóquei das camadas jovens do Turquel...desfrutem da análise de quem sabe...

Plantel do Sporting C. P. Hóquei em Patins 2014/2015

Ângelo Girão (GR) – Guarda-redes que está no top 10 mundial. Melhor guardião português da atualidade. A forma como consegue ocupar a baliza sem ter um grande volume corporal é realmente fantástica. Muitas vezes torna-se elástico na forma de abordar os lances, conseguindo defesas de grande nível. O excelente jogo de mãos e o seu bom posicionamento fazem dele um enorme esteio para qualquer equipa. Grande mais-valia para o plantel do Sporting 2014/2015.

André Pimenta – Jogador formado na “cantera” leonina e um dos que se manteve no plantel da época passada. Joga maioritariamente na posição 3 (defesa-médio móvel), função que desempenha com alguma consistência e correção. Rápido e ágil, passa e corta, joga sem bola e não inventa nada. Pimenta é um daqueles atletas úteis para qualquer treinador, isto porque faz o que lhe é pedido na grande maioria das vezes.

Daniel Oliveira “Poka” – Jogador que iniciou o seu percurso nas escolas da A.C.R. Gulpilhares, clube que reside em Gaia. É uma das apostas para a nova época por parte da direção leonina. Atleta que ocupa sempre a posição 4 (defesa-médio mais fixo), muito forte na marcação defensiva com e sem bola. Poka é um elemento que poderá vir a ser preponderante na manobra defensiva da equipa. Tem uma stickada fortíssima e excelente qualidade de passe. Vai com certeza, depois da natural adaptação, ser um dos indiscutíveis de Nuno Lopes.

Ricardo Figueira (Capitão) – Jogador formado nas escolas do F.C. Porto e um dos que se manteve em relação ao plantel da época passada. O capitão dos leões é dono de uma violentíssima stickada e muitas vezes consegue fazer a diferença por aí, marcando golos em situações de bola parada na sua grande maioria. Algo lento na sua patinagem, consegue compensar essa lentidão com um bom sentido posicional. É um jogador que ocupa sempre a posição 4, forte na marcação na área, fato que o torna útil para a equipa.

Carlos “Carlitos” Martins – Jogador muito experimentado, com passagens por S.L. Benfica, C.D. Paço d’ Arcos, entre outros. Gosta de controlar as operações em ataque organizado, na maioria das vezes atuando como 4º ou 3º jogador. Tem uma boa visão de jogo e remata muito forte. Atleta agressivo, tornando-se por vezes demasiado impetuoso mas ao mesmo tempo imperial. A qualidade que lhe é reconhecida não é por acaso, sendo um jogador consistente e importante na manobra ofensiva da equipa. É mais uma das novas contratações deste Sporting renovado.

João Pinto “Mustang” – Atleta formado nas escolas do F.C. Porto e que tem a alcunha de “Mustang” porque executa com uma rapidez extraordinária. Uma das fortes apostas da direção para esta época, João Pinto espera-se, será o maestro desta equipa, jogando normalmente na posição 2 ou 3 (Médio-avançado móvel) conforme o que lhe seja pedido. Imprevisível e com uma capacidade técnica notável, é um desequilibrador nato capaz de decidir jogos. Alia a tudo isto, uma excelente visão de jogo e muita qualidade no último passe. O seu temperamento por vezes prejudica-o, revelando-se explosivo em situações de maior stress competitivo. Sem dúvida alguma, uma mais-valia para o plantel 2014/2015.

Tiago Losna – Mais uma das contratações para a nova época, ex-F.C. Porto, clube no qual teve sempre escassa utilização. Atleta forte fisicamente que atua normalmente como 2º ou mesmo 1º jogador. Gosta de ocupar terrenos mais adiantados, procurando sempre dar trabalho às defesas contrárias. Finaliza bem e tem boa capacidade para se posicionar no 2º poste esperando a assistência. Quando embalado é difícil de parar pois decide muito bem quando tem espaço para executar. Será mais um para ajudar na campanha leonina num campeonato que é bastante exigente.

André Moreira – Outro dos atletas que se manteve do plantel da época passada. Um dos jogadores mais trabalhadores e ao mesmo tempo talentoso desta equipa. Forte no um contra um, decide bem com pouco espaço e remata muito bem. Muito completo, é rápido, defende bem e pode jogar como 2º, 3º ou
mesmo como 1º jogador, o que por si só mostra a sua polivalência. Qualquer treinador gostaria de poder contar com um jogador tão multifacetado. Será muito importante nesta época para dar algum equilíbrio à equipa nos momentos em que esta possa estar mais exposta. Sem dúvida alguma, foi uma boa decisão manter um jogador como André Moreira.

Pedro Delgado “Bekas” – Mais um produto da formação leonina, jogador com características interessantes. É um interior puro ou jogador 1 (médio-avançado Mais fixo (pivot)), como lhe quiserem chamar. Desempenha funções de pivô, procurando bloquear para depois aparecer em zonas de finalização, onde costuma ter um aproveitamento acima da média. Dono de uma técnica apurada, é um finalizador refinado. Não é muito rápido mas compensa com pormenores técnicos de grande qualidade que lhe permitem disfarçar essa mesma falta de velocidade. Depois de uma época emprestado, este jovem jogador procura o seu espaço num plantel muito competitivo.

Nicolás “Nico” Férnandez – Foi o último a chegar e é um dos reforços de quem se espera mais. Com passagens pelo hóquei espanhol e italiano, este chileno tem algumas provas dadas. À semelhança de “Bekas”, é um interior puro, jogando sempre na posição 1. Forte na movimentação na sua área de ação, desvia com muita astúcia as bolas colocadas na área, tanto pelo chão como pelo ar, fazendo do seu stick uma autêntica raquete. Finaliza com critério e a qualidade técnica que lhe é reconhecida é um bom cartão de visita para este “estrangeiro” à procura da sua sorte neste renovado Sporting.

José Diogo Macedo (GR) – Guarda-redes formado nas escolas do Sporting C.P. e que tem vindo a evoluir de forma favorável, sendo esta a sua segunda época como sénior, salvo erro. Guardião com características interessantes, tais como, o seu posicionamento e as suas saídas para encurtar o ângulo ao adversário. Qualidades que fazem dele o substituto de Girão mas que lhe permitem responder afirmativamente sempre que for chamado

posições de campo

colaborador de hóquei do blog - João Fazendeiro (ex-hoquista)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mané marca golaço na vitória dos sub-21 na Holanda

 A selecção nacional de sub-21 praticamente carimbou o passaporte para o Campeonato da Europa do escalão ao vencer na Holanda por 2-0 com golos de Sérgio Oliveira (penalty aos 45m) e de Carlos Mané que depois de ter passado por três defesas holandeses rematou para o golo, um golaço que a poucos minutos do fim sentenciou o jogo e quiçá este play-off.

Na próxima terça-feira em Paços de Ferreira pelas 17 horas, acontecerá a segunda mão onde tudo se decidirá em definitivo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Última hora - o Sporting vai organizar uma das fases de grupos da UEFA Futsal Cup

A notícia foi dada na Sporting TV, e revela em primeira mão que a candidatura do Sporting a organizar uma das fases de grupos da UEFA Futsal Cup ganhou.
Assim sendo vamos ter a Ronda de Elite a ser disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas, entre 20 e 23 de Outubro.

O Sporting só ficará a conhecer os adversários no próximo dia 17, mas o facto de organizar esta prova irá certamente entusiasmar os adeptos leoninos.

Pensamento estratégico

É certo que nos encontramos em outubro, mas dou por mim a antecipar uma dor de cabeça a surgir no final do ano...

A chegada de Nani a Alvalade pôs a nu a necessidade de maior capacidade técnico/tática no último terço do terreno. A sua capacidade em gerar movimentos ofensivos ameaça guindar o futebol leonino para um nível completamente diferente.

A minha pergunta é: e depois de Nani?

terça-feira, 7 de outubro de 2014

(andebol) Sp. Horta-27 Sporting-27

O Sporting empatou nos Açores, depois de ter estado a perder durante a primeira parte da partida, deu a volta ao jogo na segunda metade e controlou sempre o placard, até que nos instantes finais deixou-se empatar a 27 bolas.

Os golos foram marcados por Pedro Solha (8), Frankis Marzo (5), Pedro Portela (5), Fábio Magalhães (3),  Rui Silva, Pedro Spinola e Bruno Moreira (2 golos cada).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sobre a Equipa B

Aproveito este momento de transição na Equipa B leonina para me alongar sobre a filosofia que gostaria de ver implementada no nosso clube e que, infelizmente, não tem sido seguida nas últimas décadas.

Na minha opinião, um dos grandes problemas do Sporting é falta de uma estrutura consolidada pelo saber, pela qualidade e pela experiência. Enquanto clube eminentemente formador, seria fundamental que o Sporting canalizasse parte importante dos seus recursos. Tentar formar, simultaneamente, jogadores e técnicos parece-me um erro crasso e pelo qual pagámos caro em momentos anteriores.

Regressando à questão atual da Equipa B (alargada à estrutura técnica das camadas jovens), penso que o Sporting precisa de treinadores de grande qualidade e experiência para podermos lapidar convenientemente os diamantes que vamos criando em Alcochete. Neste contexto, tive pena que Jesualdo não tivesse querido abraçar essa função (curiosamente engendrada pelo inenarrável godinho flopes na figura de "treinador residente").

Não tenho uma ideia consolidada sobre João de Deus. Fez um trabalho razoável em Barcelos no ano transato, mas não deixou nada de memorável. Sei que encontrar o perfil que defini anteriormente não é nada fácil, mas acredito que é o caminho mais adequado para uma maior fluidez na transição dos nossos jovens para a alta competição. 

OFICIAL - João de Deus na equipa B

O técnico João de Deus que esteve ao serviço do Gil Vicente vai orientar a equipa B do Sporting.
Os resultados e as fracas exibições sem fio de jogo deverão ter sido as razões lógicas para que Francisco Barão deixasse o comando da equipa, passando a adjunto.

João de Deus além de ter treinado os gilistas ainda orientou Oliveirense, Atlético, Farense, Ceuta e a selecção de Cabo Verde, tendo começado a sua carreira depois de ter deixado de jogar futebol, como preparador físico no Vitória de Setúbal.

domingo, 5 de outubro de 2014

Assembleia geral - Sócios aprovam ações contra antigos membros dos Órgãos Sociais

Os sócios do Sporting, reunidos este domingo em Assembleia Geral, aprovaram por larga maioria a proposta da Direção em mover ações contra antigos membros dos Órgãos Sociais do clube.

A proposta foi aprovada com 91 por cento dos votos, sendo a única votada em urna, enquanto os restantes pontos, nomeadamente sobre o Relatório e Contas, assim como a construção do novo pavilhão, foram votados de braços no ar.

Estiveram presentes na Assembleia 360 sócios, que corresponderam total de 2.128 votos.

De lembrar que acção idêntica tinha também sido aprovada na passada quarta-feira, mas referente a antigos administradores da SAD.

(futsal) Boavista-1 Sporting-3

O Sporting foi ganhar ao pavilhão do Boavista por 1-3, num jogo muitíssimo disputado do principio ao fim e onde nas alturas cruciais a posse de bola e troca da mesma dos jogadores do Sporting, fazendo um autêntico carrossel ditaram a lei do jogo.
Os golos leoninos foram marcados por Pedro Cary, Caio Japa e Diogo

Sporting B-2 Trofense-1

O Sporting B voltou ás vitórias, 2-1 sobre o Trofense (auto-golo de Papa Allasane e Wallyson Mallmann) tendo Ricardo Esgaio sido expulso aos 50 minutos lance que dá penalty aos forasteiros que nessa altura reduziram a desvantagem.
Pouco depois, novo penalty assinalado contra o Sporting, tendo o guardião Luis Ribeiro (na foto) defendido e conservando a vantagem que se manteve até final.

Penafiel 0 - Sporting 4 - Avaliação: 15 valores

O Sporting logrou uma vitória expressiva frente aos durienses em que a força dos números superou largamente o brilhantismo da exibição.

Até cerca dos 70 minutos, o nulo pairou sobre o jogo numa ameaça latente e indesejada. André Martins confirmava inépcias antigas, William Carvalho continuava estranhamente letárgico e a equipa parecia carregar esse sofrido desfasamento pela baliza.

Até que Slimani, primorosamente assistido pelo retornado Jefferson, dissipou as dúvidas, cabeceando sem apelo para o primeiro golo da noite. O mais difícil estava feito, mas poucos imaginariam que nos vinte minutos seguintes mais três golos se seguiriam, conduzindo o Sporting para uma vitória com números esclarecedores, onde até deu para Montero regressar aos golos.

Foi uma vitória brilhante? Não, certamente. Mas confirmou um Sporting em crescendo, com tudo para ser feliz. Espero que Paulo Oliveira se mantenha e continue a mostrar a tranquilidade que tanta falta faz ao centro da defesa.

E Nani? Ainda há alguém que goze com o regresse do filho pródigo a Alvalade?

Nota final: 15 valores!

Penafiel-0 Sporting-4 "Leão acordou esfomeado e..."

O resultado final não revela as dificuldades encontradas no jogo e foi só nos últimos 30 minutos da partida que o Sporting desmontou o segredo defensivo dos donos da casa.

Marco Silva mais uma vez apostou em André Martins, deixando Adrien no banco (talvez para o fazer descansar dos últimos jogos intensos) e mais uma vez André Martins passou pelo jogo como se não tivesse lá estado.
O médio foi uma nulidade durante a primeira parte onde João Mário ía fazendo pela vida, sem uma ajuda efectiva no miolo e o jogo atacante do Sporting raramente saía fluído e quando se conseguía chegar á linha os cruzamentos eram invariavelmente mal executados.
Ainda assim Nani dispôs de uma excelente oportunidade de cabeça falhando o alvo e Slimani rematou ao lado depois de defesa incompleta de Haghighi.

Na segunda parte entrou Adrien para o seu lugar de origem, ficando André Martins no balneário e o futebol Sportinguista melhorou a olhos vistos, o Penafiel cada vez menos tinha condições de se chegar á frente com perigo (como por um par de ocasiões aconteceu na primeira metade), e a bola era trabalhada, agora por um meio campo com ideias mais claras.

Faltavam 21 minutos para o termo do jogo quando Slimani saltou entre os centrais respondendo a um cruzamento milimétrico de Jefferson e fez o 0-1 para grande festa dos milhares de leões que encheram o estádio 25 de Abril, passados dois minutos o mesmo Slimani recebeu um passe em profundidade de Cédric, ganhou no corpo-a-corpo com os defesas e rematou para o segundo golo...definitivamente o caminho do golo estava encontrado.

O Sporting não parava de atacar e os 82 minutos foi a vez de Freddy Montero voltar aos golos a passe de Capel, golo muito festejado pela importância que pode ter para o avançado que já não fazia o gosto ao pé há 3 centenas de dias.
Para acabar em beleza, desta vez foi Montero a solicitar Nani que á saída do guardião penafidelense e com arte fez o 0-4 e selou a goleada leonina.
O leão acordou tarde e esfomeado, não dando hipótese ao adversário.

sábado, 4 de outubro de 2014

(hóquei) benfica-3 Sporting-2

Começou hoje o campeonato do hóquei em patins com o Sporting logo a ter uma deslocação dificil ao pavilhão da Luz.
Jogo marcado por uma agressão de um "boi" adepto encarnado ao jogador João Pinto que quando tentava apanhar a bola fora do recinto foi socado pelo "anormalóide" que curiosamente permaneceu na bancada sem que ninguém o identificasse, de salientar também, os relatadores da "a bola TV" branquearam a situação de uma forma vergonhosa, pois enquanto o jogador estava no recinto a ser assistido falavam de outros assuntos relacionados com o jogo, como que se o incidente fosse uma coisa normalissíma.

Arbitragem a todos os níveis vergonhosa, só faltando o árbitro pegar na bola e colocá-la dentro da baliza leonina, com o jogo em 3-2 não marcou um penalty escandaloso contra o benfica e como se isso não fosse o suficiente mostrou cartão amarelo por alegada simulação...VERGONHOSO!
Nos dois penaltys que este energumeno marcou contra o Sporting não teve dúvidas em marcá-los.

De resto o jogo foi equilibrado e de parada e resposta com o Sporting a mostrar que este ano já tem uma equipa capaz de disputar todos os jogos com um grau de exigência admirável.

Os golos do Sporting foram marcados por André Pimenta, André Moreira.

(andebol) Sporting-31 Belenenses-25

O Sporting venceu este sábado o Belenenses por 31-25, em encontro referente à quarta jornada do campeonato.

Frankis Marzo, dos leões, marcou por 10 ocasiões, tantas como Edvaldo Ferreira, dos azuis, partilhando o título de melhores marcadores do encontro.

Com o triunfo, o Sporting soma 12 pontos e comanda o campeonato com os mesmos pontos do porto, mas com mais golos marcados.

isto é o resultado de agora haver um selecionador

O novo seleccionador nacional, Fernando Santos, fez a sua primeira convocatória para a selecção nacional, saúde-se os regressos de Tiago, Bruno Alves, Ricardo carvalho, Danny e a inclusão de José Fonte e Ivo Pinto, assim como os seis atletas que representam o Sporting, que assim é o clube com mais seleccionáveis.

Esta convocatória é claramente o romper com o passado, onde a selecção era a "equipa dos amigos" onde os ditos amigos jogavam sempre em detrimento dos que estavam em melhores condições de forma e exibicionais para jogar.

O resultado de agora termos um seleccionador que pensa pela sua própria cabeça é esta que está mencionado abaixo...

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Beto (Sevilha);

Defesas: Bruno Alves (Fenerbahle), Cédric (Sporting), Eliseu (Benfica), Fábio Coentrão (Real Madrid), Ivo Pinto (Dínamo Zagreb), José Fonte (Southampton), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Mónaco) e Antunes (Málaga);

Médios: Adrien (Sporting), André Gomes (Valência), João Moutinho (Mónaco), João Mário (Sporting), Tiago (Atlético Madrid) e William Carvalho (Sporting);

Avançados: Vieirinha (Wolfsburgo), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (SC Braga), Nani (Sporting) e Ricardo Quaresma (FC Porto).

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

É assim que se fazem os "projectos de campeão em Portugal" TAKE 2 por green mind jr

não vou entrar na análise (sempre subjectiva) aos jogadores, mas para quem acha que as arbitragens não estão a “mamar, forte e feio, na teta da galinha”, queria só lembrar isto:

J2: boavista – benfica (0-1)
- 1 golo mal anulado ao Boavista aos 83′
- árbitro: marco ferreira (lampião)

J4: setúbal – boifica (0-5)
- 1golo mal anulado ao Vitória, aos 19′, quando o resultado estava em 0-1
- árbitro: joão capela (lampião)

J5: boifica – moreirense (3-1)
- expulsão perdoada a Enzo aos 22′, quando o Moreirense vencia por 0-1
- ainda na 1ª parte, por uma falta muito menos grave, é mostrado o 1º amarelo a Marcelo Oliveira, que depois leva um 2º amarelo justo (e é expulso), quando o resultado ainda se mantinha em 0-1
- aos 83′, Lima simula um penalty, o árbitro marca e o boifica fecha o jogo com o 3-1 final
- árbitro: luis ferreira (lampião da nova geração)

J6: estoril-boifica (2-3)
- 1º golo do boifica (aos 3′) precedido de falta de Luisão
- aos 48′, mais uma expulsão perdoada a Enzo, por rasteira sobre Kléber (que daria o 2º amarelo)
- aos 66′, expulsão de Cabrera, depois de Enzo simular uma falta, atirando-se para a piscina
- árbitro: Vasco Santos (lampião)

resumindo, e dando de barato o jogo em setúbal que o boifica acabou por ganhar por 5, nos outros 3 jogos que referi (Boavista, Moreirense e Estoril) os lãpiursos podiam ter perdido 6 pontos, se o rigor tivesse sido o mesmo que tem havido nos nossos jogos ou nos do porto (que até aqui só se podem queixar de um golo mal anulado em guimarães).

por green mind jr in "A tasca do Cherba"

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Avaliação: Suficiente (12 valores)

Na "ressaca" de dois desafios particularmente importantes para esta época, a "nota" merecida atinge o satisfatório.

Frente ao porco, a primeira parte leonina roçou o brilhante, mas não fomos capazes de sentenciar o encontro. A divisão de pontos soube a pouco, mas houve um desempenho global bastante positivo.

Já não consigo ser tão generoso na análise à derrota europeia. É verdade que o Chelsea é um tubarão, mas houve demasiadas falhas defensivas para que possa estar satisfeito. A segunda parte foi mais equilibrada, mas o Sporting foi permeável.

Como já tive a oportunidade de defender, Sarr deve deixar a titularidade. Não se trata de punir o jogador em causa (bem pelo contrário). O Sporting não se pode dar ao luxo de juntar Maurício e o jovem francês, uma dupla que tem enormes dificuldades em acompanhar movimentações ofensivas em amplitude e em velocidade. Manifestamente uma debilidade a rever, com URGÊNCIA.

De resto, Marco Silva conseguiu consolidar a sua ideia de jogo, nomeadamente com a chamada de Jonathan e João Mário à titularidade (Paulo Oliveira será, indubitavelmente, o senhor que se segue). 

Desafios importantes se avizinham. Não acredito em facilidades em Penafiel e frente ao Shalke o Sporting jogará a permanência na Champions. Acredito em duas vitórias e a arrancada plena para uma temporada de sucesso. É notório que a equipa tem muito potencial, mas precisa consolidar processos e acabar com as paragens cerebrais!

Eu acredito!