-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

segunda-feira, 28 de abril de 2014

que marca gostarías que equipasse o Sporting em 2014/15?


A verdade da época 2013/14 por Sá

  1. 1) No campeonato, quando as coisas estavam disputadas, o Carnide não foi melhor do que o Sporting. A coisa esteve sempre taco a taco (insisto nisto: vejam os golos marcados e sofridos +3 e -2 se não estou em erro).
    Em duas jornadas seguidas ofereceram, não digo o campeonato, mas a possibilidade de jogarem sem a pressão de sentir o bafo do Sporting no pescoço e sem o trauma que os fodeu no ano passado.
    Curiosamente foi apenas a partir dessas duas jornadas que vimos a qualidade de jogo aumentar. O tal passeio. Pudera, 7 pontos não são 2 ou 3.

    2) Na taça, o Carnide só esteve na meia final porque teve um sócio do seu clube a apitar a eliminatória contra o Sporting.
    Depois disso, podia ter sido goleado no Ladrão e no galinheiro fez um grande jogo depois de estar com menos um jogador.

    3) Na taça da cerveja, o Carnide devia ter jogado contra o Sporting que foi eliminado directamente pelo Sistema Azul. Depois dessa vergonha herculaniana, podia ter ido para o intervalo com 4 ou 5 no bucho.
    Depois teve uma expulsão e a partir daí meteu o autocarro, o que é normal. Foi a penaltys e teve o incrível paio de, quando um jogador seu falhou (e foram dois) logo no penalty a seguir falhou o corrupto. Isto não é mérito, é pura caga.

    4) Na Champions fez uma boa pontuação (10 pontos) mas foi incapaz de ultrapassar o poderoso Olympiakos.
    Na Liga Europa, os únicos adversários de jeito que apanharam foi o Tottenham em plena crise de resultados mas que, mesmo assim, fez tremer o Carnide por todo o lado mesmo depois de terem, teoricamente, resolvido a eliminatória em Londres.
    E depois, com a Juventus, tiveram o paio de marcar aos 3 min, embalarem para uma boa primeira parte mas depois disso nem cheiraram a menina. Já contra todas as expectativas, marcaram um golo que lhes deu a vantagem.

    Esta é a verdade da época do Carnide. Alguém que tenha os tomates para o dizer, porque se é para meter 5 gajos a repetir a mesma ladainha mais vale mudar para a Carnidetv que é rigorosamente a mesma merda.

    Comentário de Sá retirado em "a tasca do Cherba"

domingo, 27 de abril de 2014

(hóquei) Sporting-4 porto-3

A equipa de hóquei em patins venceu hoje o porto por 4-3 dando assim um firme passo em direcção á manutenção.
Vitória importantissíma em encontro jogado no pavilhão municipal de Alenquer com golos de Ricardo Figueira, Carlos Trindade, Marinho e Filipe Bernardino.

(andebol) Pick Szeged-28 Sporting-22

O Sporting partia com ligeira vantagem da primeira volta (29-27, em Mafra), mas a derrota com o Pick Szeged na Hungria, por 28-22, acabou por ditar o afastamento da Final four da EHF Cup. 
Ainda assim, fica o registo de uma campanha meritória - atingiu pela primeira vez a fase de grupos da competição - numa época onde a equipa já conquistou a Supertaça e a Taça de Portugal.

Sporting B-3 porto B-3

A equipa B do Sporting recebeu o porto na Academía e empatou a três bolas depois de ter estado a vencer por 3-0 aos 50 minutos de jogo com golos de Iuri Medeiros, Dramé (na foto) e Ricardo Esgaio.
Inexplicavelmente houve jogadores que "desligaram o botão" depois dos 3 golos de vantagem e as substituíções realizadas pela equipa técnica não foram proveitosas, fazendo com que os forasteiros reagissem e acreditassem num resultado positivo, o que veio a acontecer.

Começar a arrumar a casa...

O Sporting começa atempadamente a arrumar a casa, as renovações de Leonardo Jardim, Cédric, Dier e Carrillo estão a ser tratadas, ao que parece o treinador conta também com Magrão, jogador que tem sido sempre convocado e que tem um peso de balneário bastante grande.
A recompra do que resta dos passes de jogadores como por exemplo de Rui Patrício e de William Carvalho estão também a ser tratados.

Antes de "atacar" o mercado Bruno de Carvalho e sua equipa directiva têm a noção que é por dentro que se começa a preparar a próxima época...por tudo o que tem sido feito por esta direcção só me leva a ter um pensamento,  - "estou tranquilo!"

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril SEMPRE!

Comemoram-se hoje os 40 anos da revolução dos cravos que nos devolveu a LIBERDADE, 25 de Abril SEMPRE!

(particular) Sporting-2 Sp. Farense-0

O Sporting aproveitou o interregno do campeonato para jogar na Academía em Alcochete um encontro particular á porta fechada contra o Farense, tendo vencido por 2-0 com golos de Jefferson e Montero.

Leonardo Jardim aproveitou para testar algumas soluções no onze. Shikabala foi a jogo nos últimos quinze minutos da partida.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Eles são uma família

A união deste plantel do Sporting é uma das armas do mesmo, são muitas as imagens que têm provado isso durante a época...aqui fica mais uma prova de que assim se está a construír um grupo campeão!

(hóquei - Taça de Portugal) Sporting-3 HC Braga-6

A equipa de hóquei em patins do Sporting foi eliminada da taça de Portugal pelo HC Braga ao perder em "casa" por 3-6.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Maritimo B-1 Sporting B-3

A equipa B do Sporting foi esta tarde á Madeira jogar contra o Maritimo B e venceu por 1-3 com dois golos de Dramé (6m, 74m) e um de Iuri Medeiros (52m).

Com este resultado, o Sporting B passa a somar 65 pontos e está no quinto lugar da tabela classificativa.

domingo, 20 de abril de 2014

Ordem & Progresso

O lema canarinho é um excelente mote para caracterizar a época leonina. Depois da derrocada colossal que assumiu o extertor do roquettismo, o Sporting encontrou-se à beira dum abismo que ameaçava a nossa própria existência.

Bruno de Carvalho, Leonardo Jardim, Virgílio, Inácio foram os líderes da revolução que recuperou o Leão para níveis condignos com a sua história. E a nossa equipa deixou de ser o bombo da festa que muitos, tantos, desejavam.

Há espaço para contentamento, mas não para descanso. A recuperação será longa e penosa. O próximo ano trará novos desafios, de exigência superior. A temporada será mais extensa e exigirá aos nossos líderes redobrado esforço para confirmarmos o nosso ressurgimento.

Com o alargamento do campeonato para 18 equipas resultará em mais quatro jornadas e, dependendo do rácio subidas/descidas, poderá trazer maior luta. A fase de grupos da Champions garante, à cabeça, mais meia dúzia de encontros com os maiores da Europa. Almejando uma presença mais prolongada nas Taças, poderemos ainda somar mais alguns jogos. 

Logo, em termos quantitativos, poderemos esperar, no mínimo, mais dez jogos. Qualitativamente, o acesso à Champions fala por si...

Escutando Bruno de Carvalho e Leonardo Jardim, é possível descobrir a consciência e a preocupação perante este novo desafio. E é curioso (e motivo de orgulho para todos os sportinguistas) que a primeira e principal preocupação passa por manter a atual estrutura. 

Jogadores como William Carvalho, Marcos Rojo ou Rui Patrício deverão estar presentes no próximo ano. Só perante propostas irrecusáveis poderão fazer repensar este cenário.

Mas não será possível enfrentar uma época longa e difícil com cerca de 15 jogadores. Será necessário alargar o espectro, chamando ao plantel principal jogadores como Esgaio ou João Mário. Acredito, também, que temos jogadores emprestados que poderão ser úteis no próximo ano (Rinaudo, Viola e mesmo Zezinho).

E existirá espaço, claro, para reforços. Como diz o nosso presidente, as alterações deverão ser cirúrgicas. Pessoalmente, tentaria reforçar a posição 8/10 e um ala sólido e desequilibrador (que, consequentemente, poderia até abrir espaço para a venda de um dos nossos extremos).

Creio, também, que necessitamos duma nova liderança nos BB. Abel não me transmite confiança com o seu discurso lateral, como quem sacode a água do capote. A equipa B existe para que os nossos jovens progridam, e não consigo compreender que o responsável considere normal existirem jogadores (João Mário), desmotivados. Especialmente quando a sua principal tarefa é consolidar o processo evolutivo dos nossos jogadores.

A esperança é VERDE!

(andebol - Taça EHF) Sporting 29 - SC PICK SZEGED 27

Os nossos leões ganham vantagem nos quartos de final, vencendo a equipa húngara por dois golos de diferença. Mais um passo numa época absolutamente notável do andebol leonino!
Pedro Portela, com 9 golos, foi o melhor marcador dos leões, que se deslocam à Hungria no próximo fim de semana para o encontro da segunda mão.

Belenenses 0 - Sporting 1

Tal como se esperava, o Sporting confirmou a presença na fase de grupos da Champions depois de vencer os azuis do Restelo por uma bola a zero.

Num jogo típico de fim de época, os nossos leões fizeram o suficiente para vergar o adversário, não escapando, todavia, a uma exibição pouco colorida. Adrien converteu um castigo máximo com a eficiência do costume, depois de, uma vez mais, Carlos Mané ter sido o saca-rolhas deste jogo.

Os bois de negro, também, como de costume, ainda quiseram equilibrar as contas (se calhar queriam festa ao sábado...), expulsando Rojo num lance absolutamente ridículo. 

Enfim, nada a que não estejamos habituados...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sporting vence Taça de Portugal (ANDEBOL)

Sporting conquista Taça de Portugal de andebol (Lusa)

Pela terceira vez consecutiva, o Sporting arrebatou a Taça de Portugal em Andebol! Desta vez, a vítima foi o ABC, com um resultado de 34-29! Grandes leões!!!!

sábado, 12 de abril de 2014

Sporting derrota Gil Vicente por 2-0 (Slimani e Heldon)

O nosso Sporting confirmou o bom momento de forma, vergando os galos de Barcelos por 2-0.

Chegámos à vantagem muito cedo (dois minutos), mercê duma boa jogada de Carrillo, concluído por uma cabeçada irrepreensível de Super Slimani. Este excelente começo foi seguido por um domínio forte dos nossos leões, que não ampliaram a vantagem por manifesta infelicidade. O extremo peruano desequilibrou várias vezes, pecando, no entanto, na definição das jogadas.

A partir da meia hora, o Sporting adormeceu um pouco, permitindo ao Gil Vicente algum atrevimento (sem, no entanto, causar mossa). William esteve menos clarividente que o habitual e Carlos Mané pareceu pouco fresco.

O segundo tempo confirmou a toada morna, quebrada apenas pelo coice de Rojo (que golo seria!) e a entrada de André Martins. O pequeno médio aumentou as rotações ao jogo e o Gil viu-se em palpos de aranha para nos segurar. Silmani este muito bem tentando sempre jogar ao primeiro toque e Adrien aproveitou para aparecer mais à frente.

O segundo golo chega no fim do encontro, com mais uma assistência de Carrillo. Heldon marcou o seu primeiro golo de verde e branco com grande comoção.

Em suma, vitória tranquila que impede os lampiões de qualquer esperança de festejo amanhã. Eu cá, confio que o Arouca vai molhar a sopa!


Sporting derrota lampiões e segue em frente na Taça (ANDEBOL)

Grande vitória leonina, que assim acede à Final da Taça de Portugal. Num jogo muito equilibrado, os leões tiveram alma para corrigir uma desvantagem de três golos, vencendo por 23-22!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

(hóquei) Sporting-HC Braga para os oitavos de final da Taça de Portugal

Realizou-se esta sexta-feira o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, sendo que o Sporting vai receber o HC Braga, jogo a ser disputado a 23 de Abril.

A leoa Sílvia Saiote é campeã europeia de trampolim

Sílvia Saiote, ginasta do Sporting, tem estado em plano de grande destaque no 24.º Campeonato Europeu de Trampolins, que decorre em Guimarães.
Esta sexta-feira, a «leoa» sagrou-se campeã europeia, ao fazer parte da equipa portuguesa que conseguiu o ouro em duplo mini-trampolim, juntamente com Ana Robalo, Joana Pereira e Mafalda Prazeres. As portuguesas totalizaram 101,900 pontos, batendo a Rússia (100,900) e a Grã-Bretanha (98,400).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

(hóquei - Taça de Portugal) Sporting-4 Candelária-3

O Sporting venceu esta noite o Candelária SC, no encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal, disputado esta noite no Pavilhão Municipal José Gouveia, em São João da Talha.
Nuno Lopes fez alinhar de início Carlos Coelho, André Pimenta, Carlos Trindade, André Moreira e Diogo Lã.
Num jogo com um claro caudal ofensivo por parte da equipa leonina, marcaram para o Sporting André Moreira, Diogo Lã, Marinho e Filipe Bernardino.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Soltas de Bruno de Carvalho em Bruxelas

"Com certeza absoluta que haverá mexidas cirúrgicas no plantel, perante uma realidade que felizmente é diferente da deste ano, em que não fomos às competições europeias, um dado que foi muito mau para nós, pela segunda vez na história, e não queremos repetir. Haverá de forma cirúrgica uma melhoria, tendo em conta as responsabilidades acrescidas da próxima época"

"não contamos com saída absolutamente nenhuma,
 existem as cláusulas de rescisão que todos sabemos. A partir daí as direcções não têm nada a dizer sobre uma situação em que apareça alguém a cobrir a cláusula, mas não contamos com saída nenhuma, nós não necessitamos, não contamos, não faz parte dos nossos planos a saída de atletas com quem sabemos e queremos que sejam uma mais-valia para a próxima época"

"É essa a nossa meta, é acabarmos a época e a partir daí pensarmos em conjunto, porque aqui há sempre a vontade de todos e perante a vontade de todos, e de um projecto de que não abdicamos, logo veremos, não temos pressa em renovar com o treinador"

"Independentemente de tudo, das rivalidades, é com muita tristeza que vemos adeptos que vão partindo, faleceu um adepto do Benfica no jogo, facto que lamentamos e enviamos os nossos pesares à família, acima de tudo somos uma comunidade, somos cidadãos, devemos respeito a todos os que amam o futebol"

terça-feira, 8 de abril de 2014

Dom Bruno Sebastião


No dia/noite de 26 de Março de 2011 depois de umas eleições altamente duvidosas em que Bruno de Carvalho á uma da manhã era o vencedor e passadas duas horas depois de uma recontagemde votos habilidosa o vencedor já era Godinho Lopes com 36,55% dos votos contra 36,15% de Bruno de Carvalho, o actual presidente não se deu por vencido e voltou a concorrer a novas eleições depois de Godinho Lopes se ter demitido resultado de um abaixo assinado para uma assembleia geral extraodinaria promovida pelos sócios André Patrão e Miguel Paím, desta vez contra José Couceiro a 23 de Março de 2013.
Bruno de Carvalho venceu com 53% dos votos.

O objectivo era ainda mais vincado que há dois anos atrás, era preciso tirar o Sporting das mãos de direcções incompetentes que íam acabando com o clube, e reestruturá-lo de forma a que voltasse a ser dos sócios, desde esse dia o trabalho foi árduo para encontrar soluções para os mais diversos problemas financeiros.

Num ápice começaram a chover criticas, desde que "o garoto não tem estofo", "não aguenta três meses", "com ele o Sporting acaba", coisa curiosa, até porque esse rol de parvoíces vinha precisamente de quem tinha praticamente arruinado o clube.

Bruno de Carvalho, ciente do trabalho que tinha pela frente, não lhes deu ouvidos, arregaçou as mangas e foi á luta, reestruturação a fundo com a banca, limpeza no clube de figuras que estavam a ganhar bons ordenados sem fazer absolutamente nada, reestruturação do plantel tanto em saídas como depois em entradas, definição do novo treinador, auditoria externa á gestão do clube (que fará certamente rolar muita cabeça), chamada dos sócios e adeptos para junto do clube (incluíndo a junção de todas as claques no topo sul), repor em dia ordenados em atraso e incutir no clube uma regra fundamental para o sucesso...DAR O MÁXIMO PELO SPORTING!

Os jogadores recrutados na sua maioría foram excelentes contratações e a custo baixo, e os jogadores que tinham sido contratados a peso de ouro e que usufruíam ordenados brutais foram sendo "despachados" aos poucos, tal é que neste momento apenas Labyad continua a ser jogador do Sporting mas com empréstimo de uma época e meia ao Vitesse, isto porque esta noite, Elias foi transferido por 4 milhões de euros para os brasileiros do Corinthians.

Os resultados estão á vista de todos, a época (o tal ANO ZERO) só não está a correr melhor porque o Sporting foi autênticamente ROUBADO em muitos jogos, se não fosse assim estaría a lutar neste momento taco-a-taco pelo título com a equipa dos milhões.

Por tudo isto e por mais outras coisas, nós Sportinguistas devemos estar felizes e tranquilos, pois está á vista de todos que decidimos bem nas últimas eleições e na assembleia geral em que foi aprovada por esmagadora maioria a reestruturação financeira apresentada pelo elenco directivo presidido por Bruno de Carvalho.

O Sporting é nosso outra vez graças a um jovem presidente que tem como objectivo primordial, SERVIR O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e não servir-se dele.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Elias vendido ao Corinthians por 4 milhões de euros

COMUNICADO

- Transferência de Elias A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD

nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que, no seguimento do comunicado da Sporting Cube de Portugal – Futebol SAD de 03 de Abril de 2014 e do comunicado do Sport Clube Corinthians Paulista do dia seguinte, foram reatadas as negociações entre as duas entidades, as quais ... culminaram com a transferência para este clube de 100% dos direitos desportivos e de 50% dos direitos económicos do jogador Elias Mendes Trindade, detidos pela Sociedade, pelo valor de 4 milhões de euros.

 O Contrato de Trabalho Desportivo que se encontrava registado na Liga Portuguesa de Futebol Profissional tinha o seu termo previsto para 30 de Junho de 2016, e termina assim na presente data.

 Na sequência desta transferência, a Sociedade não irá assumir quaisquer custos adicionais com o atleta a partir da presente data.
Com o presente acordo, a poupança total que a Sporting SAD logrou obter em termos de salários e direitos de imagem até final do referido contrato foi de 8 milhões de euros.

 Lisboa, 07 de Abril de 2014

 O Conselho de Administração da Sporting SAD

Almas gémeas

No início da época o argentino Marcos Rojo vinha de uma temporada de estreia desastrosa com muitos erros pessoais, muitas paragens cerebrais que custaram por vezes caro á equipa e por isso era olhado com muita desconfiança pelos adeptos, o brasileiro Maurício era contratação para o eixo da defesa, veio do Sport Recife que militava na 2ª divisão brasileira, longe de gerar concenso na opinião dos sportinguistas, pedia-se mais contratações de centrais pois além destes dois, ainda havia a grande esperança, Eric Dier e o inexperiente nestas andanças de 1ª Liga, Ruben Semedo.

Leonardo Jardim depois de ter trabalhado com os seus novos pupilos durante a pré-época não teve dúvidas em colocar no centro da defesa a dupla Rojo-Maurício e os dois foram-se conhecendo, ganharam rotinas e cumplicidade, provavelmente pessoal e futebolística, e salvo lesões ou castigos em que Eric Dier as colmatou sempre em grande nível, foram titulares indiscutíveis.

Hoje são "a dupla", Rojo cresceu muito com o decorrer da temporada, deixou de inventar, começou a jogar prático e simples e marca golos (6 em todas as competições), Maurício tem outro estilo, é combativo, vai a todas, é daquele estilo de central que prefere jogar a bola para a bancada do que dar "nota artistica" ao lance, é duro na marcação, conseguíu retemperar a sua impetuosidade que no início da época o fez provocar muitas faltas, já ganhou a alcunha do Xerife, e também já fez o gosto ao pé por duas vezes (Liga e taça de Portugal).
Além de tudo isto que foi mencionado, estes dois centrais têm uma caracteristica muito importante no futebol moderno, dobram muito bem os laterais ofensivos que a equipa possui, neste caso Jefferson e Cédric, que sobem no terreno sabendo que as suas acções atacantes estão salvaguardadas na defesa.

Há quantos anos não temos uma dupla de centrais que marque golos?
Esta dupla foi mais uma aposta ganha do treinador, mais uma, entre muitas...

São as "almas gémeas" porque se complementam extraordinariamente bem e até pelas tatuagens que ambos exibem.

domingo, 6 de abril de 2014

para a próxima época lá estaremos!


Feirense-1 Sporting B-2

A equipa do Sporting foi vencer a Santa Maria da Feira por 1-2 (0-0 ao intervalo) com golos de Wallyson (52m) e Wilson Eduardo (60m), de destacar também a grande exibição do guardião leonino Luís Ribeiro, que defendeu até um penalty em que a falta aconteceu fora da área.

Os leões vão subindo na tabela e ocupam agora a 5ª posição na classificação.

(hóquei) benfica-8 Sporting-2

Paços de Ferreira-1 Sporting-3 " e a Champions ali ao virar da esquina em mais uma exibição adulta"

Em Paços de Ferreira, campo tradicionalmente dificil, e com um relvado estranhamente aceitável para a prática do futebol, o Sporting colocou o primeiro pé na fase de grupos da Champions, já que o play-off está desde já garantido.
O Sporting á semelhança que aconteceu na Madeira com o Maritimo, entrou mandão e a dizer que este era mais um jogo para ganhar, o meio-campo com Adrien, William e André Martins controlava o jogo, Capel e Mané aceleravam nas alas e Slimani na frente era o guerreiro do costume.
Isto tudo assente numa defesa cada vez mais sólida onde Rojo e Mauricio cada vez mais parecem irmãos gémeos e os laterais Jefferson e Cédric a fazerem o corredor todo que até cansa só de ver, lá atrás como último homem, Rui Patrício é o senhor das redes e está lá para o que der e vier.
Tudo isto tem uma mão engenhosa, que colocou cada jogador no seu lugar, cada um a saber o que deve executar em campo, todos direccionados para o mesmo lado e...sem vedetismos, essa mão engenhosa é de Leonardo Jardim, quiçá a melhor contratação de 2013/14.

Voltando ao jogo, a primeira parte foi uma delicia, futebol ao primeiro toque apoiado em tabelas entre os jogadores para progredirem no terreno, pressão constante sobre o adversário e foi cedo que esta forma de jogar deu frutos, William progrediu entregou a bola a Slimani que á entrada da área, segura-a até William chegar e toca de calcanhar deixando o Rei na cara de Degra, escolheu o sitio onde colocar a bola e lá vai disto...golo!
Entretanto Rui Patricio fez defesa enorme a remate de Bébe evitando assim o empate, pouco tempo depois num canto batido por Adrien (Paulo Bento abre os olhos!) o esférico sobrou ao segundo poste para Rojo que elevou para 0-2, resultado com que se chegou ao intervalo.
No segundo tempo o Sporting entrou a controlar o jogo mais no seu meio campo, dando o dominio ao Paços que por intermédio de Bébe (quem mais podería ser) reduziu para 1-2.
Esse lance animou os da casa que acreditavam que era possivel algo mais, mas depois de uma grande jogada que começou em André Martins, a bola foi passada a Slimani que tocou para a entrada da área e Adrien (Paulo Bento abre os olhos! parte II) que disparou um míssil ao ângulo superior da baliza defendida pelo argentino Degra, golaço momumental!
O jogo aí ficou de uma vez por todas decidido e mais ficou quando o caceteiro de serviço (Filipe Anunciação) foi expulso por 2º amarelo ao colocar a mão na bola numa jogada em que os leões saíam para o contra golpe.

Vitória justíssima da melhor equipa sobre o relativamente bem tratado relvado (tendo em conta as chuvadas dos últimos dias no norte) e cada vez mais perto está o apuramento directo para a fase de grupos da Champions, já que não nos deixam chegar mais além.

sábado, 5 de abril de 2014

(andebol) Águas Santas-29 Sporting-36

A equipa de andebol do Sporting deslocou-se ao recinto do Águas Santas e venceu por 36-29 (20-12 ao intervalo).
Uma exibição segura da turma verde-branca vale a liderança provisória á 6ª jornada da fase final do campeonato nacional.
Frankis Marzo com 9 golos foi o homem em destaque

Sporting: Luís Oliveira, Ricardo Candeias, Pedro Portela (8), Bruno Moreira (4), Sérgio Barros (1), João Ligeiro, Frankis Carol (9), Rui Silva (2), Pedro Solha (4), Nuno Gonçalves, Ricardo Dias (2), João Antunes e Fábio Magalhães.

(futsal) Sporting-6 Olivais-2

O Sporting recebeu e bateu o Olivais por 6-2 (1-1 ao intervalo) continuando na luta "taco-a-taco" com o rival da 2ª circular pela liderança da Liga, faltam duas jornadas para terminar a fase regular.

Golos: Pedro Cary (8 m), Marcelinho (22 e 28 m), Alex (27 m), Paulinho (30 m) e Caio Japa (32 m).

sexta-feira, 4 de abril de 2014

André Sousa reforça a baliza do Sporting

André Sousa, guarda-redes do Fundão, tem acordo para representar o Sporting, pelo menos, até 2016.

Merci Monsieur Houllier

Recebido por Bruno de Carvalho, Artur Torres Pereira e José Quintela, o atual diretor desportivo do Salzburgo, do Leipzig e das academias da Red Bull no Brasil e no Gana sublinhou que «os dirigentes do Sporting querem muito que o clube progrida», atitude que suscita «muito orgulho» entre todos os sportinguistas.
Houllier enalteceu ainda «o destaque que o Sporting dá aos seus antigos jogadores, com muitas imagens no Museu e espalhadas pelo estádio», louvando «a aposta na juventude e em jogadores da casa, o que é sempre positivo e espelha bem a reputação do clube na formação de grandes futebolistas».

Sporting relata a "história de Elias" á CMVM em comunicado

«A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, vem prestar esclarecimentos sobre as negociações levadas a curso até à madrugada de 02 de Abril de 2014 e que conduziram à não concretização da transferência do jogador Elias Mendes Trindade.

O Jogador Elias Mendes Trindade foi emprestado ao Club de Regatas do Flamengo (Flamengo) no período de Janeiro a Dezembro de 2013, ficando no contrato de empréstimo definida uma cláusula de opção de compra dos seus direitos desportivos por um valor de 15 milhões de euros.

Em Outubro de 2013, a Sporting SAD estabeleceu um acordo de intenções com Eliseu Trindade, na qualidade de representante do jogador e da empresa detentora dos direitos de imagem deste último, com o intuito de concretizar a transferência do jogador Elias para um clube brasileiro no período de transferências seguinte por montantes situados entre 3 e 6 milhões de euros acrescidos da transferência de um jogador do Clube que viesse a concretizar a compra, para os 50% dos direitos económicos detidos pelo Sporting.

Em Dezembro de 2013 o Flamengo manifestou interesse na aquisição dos direitos desportivos do jogador, tendo apresentado, ainda antes da abertura da janela de mercado de inverno, uma proposta no valor de 1,5 milhões de euros.

Wallim Vasconcelos, dirigente do Flamengo e Eliseu Trindade, sabendo do valor da proposta, semearam e empolaram publicamente, através dos meios de comunicação social, outros valores, muitas vezes superiores aos da proposta efetuada, indiciando uma prática de desinformação e manipulação do mercado,
condicionando o negócio.

Acrescem ainda as afirmações de Wallim Vasconcelos em que o jogador Elias só iria para o Flamengo e que o negócio estaria já fechado: «O atleta está acertado há mais de um mês,…O Flamengo fez uma proposta excelente para ele, e acreditamos que fizemos uma proposta justa para o Sporting» (Fonte: www.futnet.com.br em 30/12/2013, às 21h32).

A situação descrita anteriormente - negociar com o jogador, antes do período definido nos regulamentos internacionais, sem permissão da Sporting SAD, fora dos termos autorizados - consubstancia uma prática ilegal ao nível desportivo.

Ainda no mesmo período de transferências, o Flamengo reiterou a sua proposta financeira anterior no valor de 1,5 milhões de euros, ainda longe dos valores mínimos aceitáveis pela Sporting SAD e muito longe do valor do direito de opção existente. A partir daqui seguiu-se a mesma prática anteriormente verificada, indiciando uma manipulação de informação, com divulgação pública de valores inflacionados, sem qualquer correspondência com a proposta real, condicionando o negócio e afastando outros interessados que julgariam que os
valores propostos seriam muito mais elevados do que eram na realidade.

Posteriormente, por informação de Eliseu Trindade, depois confirmada pela Sporting SAD através do empresário Jorge Mendes, foi conhecido que o Fundo Quality Football Ireland, Limited (“QFIL”), entidade com quem a Sporting SAD se encontra em regime de associação económica, detendo 50% dos direitos económicos do jogador, iria aceitar a troca dos referidos 50% por direitos económicos de outros jogadores do plantel do Flamengo, de forma direta ou indireta. O negócio acabou por não se concretizar devido aos valores diminutos
da proposta do Flamengo, a pagar à Sporting SAD.

Entretanto a Sporting SAD recepcionou uma proposta firme, por parte de um clube asiático, no valor de 7,3 milhões de euros, tendo a Sporting SAD sido informada que o valor que o atleta iria auferir seria na ordem dos 6 milhões de USD/ano, a qual foi liminarmente rejeitada por Eliseu Trindade.

Como culminar da estratégia de pressão sobre a Sporting SAD, com vista a que esta aceitasse a proposta do Flamengo, o Sporting é ameaçado por representantes do jogador com uma queixa na FIFA e na UEFA, com o fim último de obter uma rescisão do contrato de trabalho desportivo existente.

No decurso da janela do mercado brasileiro que agora terminou foram desenvolvidas negociações não só com o Flamengo mas também com o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”). Contrariamente ao que sempre afirmara, o Flamengo comunicou à Sporting SAD que não tinha qualquer acordo com o fundo QFIL, condição esta que sempre fora um dos pressupostos do negócio. Face à situação revelada, a Sporting SAD propôs ficar com percentagens de direitos económicos de jovens jogadores, para que no futuro pudesse vir a ser ressarcida, no valor que teria de pagar ao fundo QFIL, num montante que ascende a 3,85 milhões de euros.

A proposta apresentada pelo Flamengo foi agora de 4 milhões de euros, pagos em quatro partes iguais, sendo a primeira até dia 4 do corrente mês de Abril, e as seguintes em Março de 2015, 2016 e 2017 e prestando garantias apenas a posteriori. Face a estas condições a Sporting SAD rejeitou liminarmente a
proposta e o continuar das negociações, decidindo manter a queixa que anteriormente apresentara junto da FIFA.

A proposta do Corinthians evoluiu de um pedido de empréstimo até um valor base com o pagamento de 4 milhões de euros, sendo que as condições de pagamento seriam de 1 milhão de euros até ao final do corrente mês de Abril e os restantes 3 milhões de euros em parcelas mensais iguais até Março de 2015. Dado que esta proposta não tinha subjacente o acordo com o fundo QFIL, condição necessária para a concretização do negócio, a Sporting SAD utilizou a mesma solução que anteriormente avançara com o Flamengo,
propondo ficar com percentagens de jogadores do clube para fazer face ao valor a pagar ao fundo.

Às 22h00 (GMT), de 1 de Abril de 2014, foram dadas por encerradas as negociações com o Corinthians, em virtude deste se ter recusado a resolver a questão do fundo, ou em alternativa, aceitar a solução proposta pela Sporting SAD, vindo mesmo a regressar à sua proposta inicial de empréstimo do jogador.

Pelas 24h00 (GMT) reiniciou-se o processo negocial, tendo a Sporting SAD abdicado dos direitos dos jogadores, mas para espanto da Sporting SAD, a proposta de 4 milhões euros que tinha sido apresentada pelo Corinthians foi alterada para 3 milhões de euros passando o pagamento a ser realizado em 4 anos.

Às 03h00 (GMT), de 2 de Abril de 2014, o Corinthians comunicou à Sporting SAD que a sua oferta seria novamente de 4 milhões de euros mantendo-se o pagamento em quatro anos.

Pelas 03h30 (GMT) o Corinthians alertou a Sporting SAD que se recusava a prestar garantias nos moldes que tinha anteriormente proposto, ficando em definitivo afastada a possibilidade da transferência. As alterações sucessivas e incompreensíveis introduzidas não permitiam cumprir, em tempo útil, as formalidades necessárias antes do encerramento do mercado, pelas 04h00 (GMT).

Face ao exposto, a Sporting SAD entende que há indícios de que nem o Flamengo nem o Corinthians tiveram em tempo algum capacidade financeira para adquirirem o atleta, pretendendo sempre chegar a acordo para um
simples empréstimo. Parece assim tratar-se na realidade de uma manobra de diversão e de uma operação de marketing junto dos associados dos seus respetivos clubes, prejudicando gravemente a Sporting SAD e o jogador Elias.

Face a este comportamento e aos prejuízos deliberadamente provocados, as entidades referidas serão alvo das medidas legais que a Sporting SAD entenda por bem adotar.

A Sporting SAD, em defesa dos seus legítimos interesses, decidiu diferir a divulgação pública das negociações, designadamente ao ter recusado comentar as falsas notícias que circulavam na comunicação social.

Lisboa, 03 de Abril de 2014

O Conselho de Administração»

quinta-feira, 3 de abril de 2014

muita coisa fica explicada...

(R)Evolução

Num momento em que o Presidente Bruno de Carvalho cumpre o primeiro ano de mandato à frente dos destinos do Sporting, penso que é pertinente um breve balanço sobre tudo o que se tem passado.

Em primeiro lugar, a prestação da equipa melhorou extraordinariamente. A equipa liderada por Bruno de Carvalho merece particular destaque ao transfigurar um plantel para muito melhor em circunstâncias financeiras, no mínimo, difíceis.

A posição do clube no contexto que é o futebol português foi, igualmente, reforçada. Bruno de Carvalho terminou com uma inexplicável postura de subserviência e o Sporting é visto de outra forma.

A situação económica registou, também, notável melhoria, apetecendo perguntar por onde andam os arautos da desgraça?

Tudo isto... é suficiente?
Claro que não. Como o nosso Presidente referiu, o nosso ADN requer vitórias e a estrutura leonina terá que preparar-se para esse desiderato. Claro que as matrioskas do costume (aquelas que parecem uma coisa, mas que, por dentro, são outra...), vieram logo lançar presságios da desgraça. 

Às matrioskas apenas digo: cá estaremos para continuar este trabalho com afinco!

os matraquilhos

hoje a capa do jornal "o jogo" (de matraquilhos) vem com estas referências ao Sporting, e se vamos ver quem a proferiu deixam de ser ofensivas e passam a ser cómicas de certa forma...

começando por Rui Vitória em que trucida a arbitragem e pede sumário a Adrien (e o sumário a Quaresma?), já se sabia que o treinador do Guimarães era um tipo limitado, que a sua equipa joga pouco á bola e que o anti-jogo é nota dominante quando joga com os ditos grandes, agora o que ainda não se sabia é que o homem actuasse ao retardador, e que venha a falar de um jogo em que 80% do tempo esteve a defender e a queimar tempo atribuíndo ao lance de Adrien o relevo de "lance do jogo" (deve-se ter esquecido do golo limpo anulado ao Montero)...ó Ruizinho Águia Vitória, quando foste jogar ao dragão e o Proença assinalou um penalty inexistente contra a tua equipa que por acaso deu no golo que te derrotou, não piaste, pois não? vai mas é para o caralho que te f..... meu badameco, que não tenho paciência para atrasados mentais como tu!

Agora o intelectual do futebol Jorge Jesus, que a única coisa de positivo que fez na vida foi ser do Sporting (e sócio), vem a dizer que nós gostávamos de lá estar mas ficamos a ver na TV...tem razão, sim senhor, nós gostávamos de lá estar, assim como Jesus gostava de ter cérebro, a única diferença é que nós na próxima época lá estaremos, e o JJ cérebro nunca o terá!
Quando o presidente do Sporting disse que o benfica não merecia estar em primeiro lugar, referiu-se ao campeonato nacional e não á Liga Europa, mas o grande JJ não compreende, temos de lhe dar um desconto, para a próxima Bruno de Carvalho tem de acompanhar as suas opiniões com desenhos, é que daría jeito para alguns lentos de pensamento...

O pai do Elias, acha que foi vitima de traição por parte do Sporting na etapa negocial com os clubes brasileiros mas, devia de repensar e chegar á elementar conclusão que o seu filho foi um péssimo profissional quando serviu o Sporting, nunca deu o máximo e foi tratado como um principe, mas isso aconteceu com uma direcção (a tal que o contratou a peso de ouro) e que não zelava pelos interesses do clube...agora a história é outra, completamente diferente e essa coisa de fazer o que lhe dá na gana, ACABOU!
Elias e Eliseu rejeitaram pelos vistos propostas fantásticas (coisa que Bruno de Carvalho prometeu em entrevista na TV contar os contornos) só porque queria ir para o Fla, e....fodeu-se! agora vai continuar a dar voltas ao campo de treinos de Alcochete e a última réstia de esperança que podería ter em fazer parte do lote dos escolhidos por Scolari para o mundial...já era!

por fim...o Conselho de Justiça, mas qual justiça? os tipos que acham que um clube que atrasa-se propositadamente no início de um jogo crucial em cerca de 4 minutos, e que arranja uma desculpa esfarrapada para o que aconteceu, que acaba por garantir a passagem ás meias finais da prova quenado o jogo do adversário directo já há muito tinha terminado,ainda para mais com um penalty em que a falta começou fora da área e dentro dela só houve uma falta, a de Ghilas que pontapeou o adversário e já agora para apimentar esta receita, o apitador era um tal de Mota, são esses os justiceiros? conselho de justiça, bahhhhh!
São da linhagem de um tal individuo que só estava preocupado no pensamento e pergunta subjectiva de que "o atraso influênciou o resultado do jogo? só quero saber isso...mais nada", caro Herculano justiceiro és mais uma vergonha a juntar ás outras!

Afinal, a capa do jornal em questão acaba por ser hilariante, e...triste porque reflete o que é neste momento o futebol português!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Movimento BASTA entrega assinaturas na FPF

Ontem pelas 17:20 os membros do "Movimento BASTA" entregaram na Federação Portuguesa de Futebol as assinaturas recolhidas pela verdade no futebol português.
O acto simbólico (dia 1 de Abril - dia das mentiras) ocorreu sem problemas e sem "invasões" como lhe chamou um pasquim da nossa praça, a entrada dos elementos do "Movimento BASTA" foi feita com tranquilidade e consentida pela FPF.

Depois de entregues as assinaturas, Cherba (do blog "A Tasca do Cherba") falou para a comunicação social presente no local.