-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

quarta-feira, 18 de março de 2015

O fosso do nosso descontentamento

Um dos problemas que vem de longe no Sporting, chama-se fosso!

Sim, o fosso do nosso estádio é uma "arma" que joga sempre contra nós, é como ter um adversário constantemente em casa, que nos tira força todos os jogos.
Quando o estádio José Alvalade XXI foi pensado e depois edificado, contemplava um fosso que tería como finalidade, facilitar entrada e saída de viaturas quer de socorro, quer de material para espectáculos, mas foi esquecido o essencial...o apoio á equipa e a pressão que esse apoio pode provocar nos adversários e árbitros.

Esse factor já nos tem tirado pontos, já tem permitido que as mais variadas atrocidades sejam feitas por equipas de arbitragem sem escrúpulos.
Além disso, já gerou alguns acidentes com espectadores mais efusivos a caírem de uma altura de cerca de 3/4 metros sem que haja alguma protecção para nestes casos amparar a queda.
Acima de tudo é um espaço vazio que acaba por tirar algum poder ao "vulcão de Alvalade", vendo as coisas de forma mais cerebral, acaba por ser um aliado dos adversários que não sentem o público mais perto e quase em cima do relvado e também para as equipas de arbitragem, em que principalmente os fiscais de linha não se sentem pressionados por ter uma bancada com adeptos a escassos 2/3 metros, e isto, quer queiram quer não, dá pontos!

Soluções á primeira vista, existem duas:

- Rebaixamento do relvado e avanço de filas com cadeiras, que, além de ser uma obra dispendiosa, penso que não sería a melhor opção, até porque seríam lugares só procurados em último caso e em jogos de enchente, até por causa do ângulo de visão, como porventura da chuva na parte da temporada de Inverno.

- Cobrir o fosso com placa de betão, sería a melhor opção e a mais barata, pois além de o fosso passar a ser um túnel que podería albergar alguns ginásios e salas para as mais variadas necessidades, e em cima havería espaço para publicidade estática, zona para adeptos com deficiência motora, ou até mesmo locais de treino para salto em comprimento, salto á vara, pista de treino de velocidade, por exemplo.

Por tudo isto, o fosso é um descontentamento que deverá ser reavaliado com brevidade, qual a tua opinião sobre o assunto?

27 comentários:

  1. Olá Mário, Saudações Leoninas. Isto sim, é tema muito pertinente. Então e que tal fazer um pequeno/grande investimento que seria voltar a ter pista de atletismo? Talvez fosse a solução mais vantajosa para o clube na correcção de um erro que já tem mais de uma década, ainda me lembro do desgosto do prof. Moniz Pereira quando viu a maquete do estádio e percebeu que tinha ficado sem pista de atletismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas Filip, como estás?
      Eu também acho que a pista sería uma boa aposta, mas no outro dia do meu lugar no estádio, estive a reparar nesse pormenor e deu-me a ideia que existem zonas, por exemplo junto aos cantos, que parece não haver espaço para uma pista de 8 corredores.
      mas sería um estudo interessante, sem dúvida, e que iría fazer o Prof. Moniz Pereira rejuvenescer uns aninhos.

      Abraço e volta sempre!

      Eliminar
  2. Boas Mário

    Acho que a segunda proposta é a mais exequível e a que melhor servirá os interesses do clube pelas razões que bem referes. A parte de se criar novas zonas de treino na parte do atletismo/ginástica é muito boa. Resta saber se é possível.

    Uma outra parte que não gosto do estádio são as cadeiras. Quem sabe se com o naming do estádio não se possa resolver essa questão e aproveitar para colocar alguma pub na bancada nascente (como aconteceu com o velhinho Alvalade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Leão Portimonense, tudo bem?

      essa questão das cadeiras e do naming acho que poderão estar mesmo ligadas, pois acredito que qualquer logotipo de uma empresa nas bancadas nunca poderá sobressair com cadeiras ás cores, espero que tenham em atenção a isso sem dúvida e que os encargos fiquem do lado da empresa que for a patrocinadora.

      Imagino o que sería um Alvalade verde, sem fosse e com uma pista da atletismo.

      PS: ainda há o problema da aprovação do arquitecto (Taveira) nessa situação da mudança das cores das cadeiras...Godinhices.

      SL e vai comentando :)

      Eliminar
  3. Ai está uma das questões que mais descontentamento me dá (rivaliza com o nosso relvado estilo carpete velha e gasta...).

    Seja qual for a solução, será sempre um remendo e nunca ficará 100% bem.

    Aumentar a lotação do estádio com cadeiras a tapar essa zona? Provavelmente pouco uso teriam e era mais uma zona a dar despesa de manutenção. Com a agravante de ficar destapada e exposta á chuva.

    Cobrir aquilo com cimento? Seria interessante para poder ser potenciado com publicidade estática, mas visualmente não sei se não ficaria esquesito e nao teria o tal efeito de aproximação das pessoas ao relvado.

    Sei lá... nem sei o que diga! A porcaria está feita.

    Mas acredito que a Direcção esteja a pensar nisso ate porque já todos sabemos que este é um assunto que desagrada à maioria dos sócios e adeptos.

    E acima de tudo, mais do que a vontade, é preciso é dinheiro para resolver isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Jorge, tens razão mas repara que pior do que está não poderá ficar, eu acho que alguém entendido na matéria poderá potenciar aquele espaço de uma forma bastante razoável e de forma a que não pareça remendado, tenho confiança no trabalho da direcção e sei que não se pode resolver tudo em dois anos, quando há problemas mais urgentes a serem tratados...
      mas isto é o nós querermos sempre mais e melhor para o nosso clube.

      Abraço e SL

      Eliminar
  4. Acho que a questão infelizmente é muito mais vasta do que isso…para tirares o fosso tinhas de mudar montes de coisas uma vez que a circulação para dentro do estádio, as entradas para o Relvado seja de material, ambulâncias, relva e tudo mais se fazem pelo fosso! Ou seja tinhas de construir novos acessos, tinhas de criar novos espaços para o que está no fosso, etc, etc…
    Provavelmente é uma obra que nunca será feita (infelizmente)! A ser feita será caríssima, o que convenhamos nesta altura da vida do Sporting está longe de ser uma prioridade…Imaginem que estamos a falar de uma obra global a rondar os 10M! Nesta fase e com tanta coisas necessária na academia de infra-estruturas ou mesmo para as modalidades acham que o Sporting tem possibilidades de avançar para uma obra destas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, não sei se sería uma obra tão cara, mas será necessária, se não for agora terá de ser feita algum dia, pois está mais que visto que o fosso não serve para nada a não ser para nos lesar em todos os aspectos.
      Toda a parte interior tería de ser estudada por arquitectos que lhe dessem um uso aceitável, isto só para se aproveitar um espaço que sería um espaço útil ao clube.

      SL

      Eliminar
    2. A questão é a escassez de recursos com que vivemos...é um problema!

      Eu detesto aquele fosso mas se me perguntarem se prefiro tapar o fosso ou por exemplo fazer um pavilhão na Academia para escolas de modalidades nem penso 2 vezes! Para mim mais importante que o fosse era ter o Sporting todo junto (Futebol e outras modalidades) a beber o Sportinguismo e o espírito uns dos outros! Para já não ir a outras obras necessárias na manutenção da Academia, as condições do estádio de Alcochete, o Pavilhão João Rocha...

      Detesto o Fosso...mas questiono muito se o custo de tapar vale a pena porque estamos a precisar de muita coisa ...e acho que esta direcção acha o mesmo...é a ideia que eu tenho...

      Eliminar
    3. É verdade Tiago... e acredito que só mesmo por uma questão de prioridades e de escassez de recursos é que este assunto ainda não foi resolvido.

      Se a nós isto incomoda, então não havia de incomodar a Direcção, composta por sportinguistas como qualquer um de nós?

      Temo é que só daqui a muito tempo é que haverá € para olhar para isto com a devida atenção.

      Eliminar
  5. Preocupa-me mais o estado do relvado...vergonhoso para uma equipa como a nossa e que prejudica o nosso bom futebol!
    Quanto ao fosso voto na segunda opção até porque estamos longe de ter casa cheia infelizmente...e ainda há as cores das cadeiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Illuminator, o relvado provavelmente passará por um sintético de última geração, porque parece que a iluminação solar de Alvalade não é a suficiente para manter o relvado em condições dignas, é evidente que o nosso futebol sai prejudicado mas também me parece que já esteve pior.
      SL

      Eliminar
  6. Boas, penso que o fosso é um tema algo delicado de falar, porque existe coisas que nós nao sabemos se podem ser resolvidas. O fosso para além de vontade, é preciso dinheiro, e neste momento nao abunda para os nosso lados, apesar de achar que o fosso deverá ficar resolvido nos proximos "tempos". Acho que deve existir muitas pessoas que fariam coisas engraçadas com aquele espaço, mas é como já comentaram aqui, teria de ser feito um planeamento, porque tinha de se mudar muita coisa.
    A questão das cadeiras, é um sonho que tenho, ver o estadio todo de verde, como costumamos ver nos derbys, quando todos os adeptos tem aquelas cartolinas verde a brancas, poderá ficar resolvido com os tais patrocinadores novos, resta nos esperar.
    Bom tema para se falar, mais um vez bom trabalho :)
    Saudações Leoninas
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno

      Realmente com tempo e dinheiro, além de ideias tudo se poderá fazer, neste caso do fosso é preciso isso tudo sem dúvida.
      No que respeita as cadeiras ficará para um próximo post mas também estou convencido que um bom patrocinador trará a solucaopara esse problema.
      E pode ser que seja para breve uma vez que se começa a falar da venda do naming do estádio.

      Abraço e SL

      Eliminar
  7. Fala-se da possibilidade de rebaixar o relvado para poder implantar cadeiras no local onde agora está o malfadado fosso...
    Não sei se isso será técnicamente possivel (reabaixar o relvado), e digo isto porque quando foi da construção do estádio, lembro-me de por lá ter passado e pareceu-me que o relvado ia ser assente uma "caixa" de cimento, o que não sei é se essa caixa "tinha fundo" (uma placa) ou se encheram a caixa de terreno até ao fundo (acho isso pouco provável..)...
    Colocar cadeiras no local onde agora está o fosso, seria muito incómodo para os seus utilizadores porque ficavam ao sol e à chuva, além de que se não houver rebaixamento, ficarão à frente das primeiras cadeiras existentes...
    Por outro lado, não sei se valeria a pena gastar tanto dinheiro, para uma vez por ano haver a possibilidade de encher o Estádio...
    É necessário fechar o fosso, como e para quê é que eu não sei dizer...!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, a vontade de fechar o fosso penso que é de todos, mas também todos sabemos que é uma situação que vai levar o seu tempo até porque há prioridades, o problema vem desse cromo do Taveira que só gosta de buracos largos e do paspalho que aprovou tamanha bizarrice.
      Haverá coisas prioritárias mas o fosso terá de ser tapado, disso também não tenho dúvidas, além do mais será para o bem de todos.
      Abraço amigo e SL

      Eliminar
  8. Para mim a melhor solução seria prolongar as cadeiras até ao relvado onde fosse possivel, deixando apenas um espaço para acesso ao relvado de viaturas(existe uma rampa na central poente) , este prolongamento não teria de ser em betão poderia eventualmente ser construido em ferro,mais barato e mais ligeiro.
    Tenho lugar no setor A2 e quer-me parecer que poderiam ser criadas 4 ou 5 linhas suplementares de cadeiras até ao relvado.
    Como está dá a impressão que quem se encontra no relvado sente-se num castelo fortificado, incluindo a equipa de arbitragem, tornando muito fácil qualquer menor honestidade.
    Quanto à desvantagem da chuva, seria trocada pelo gosto da proximidade e sensação de estar no relvado, lembrando que quando chove, principalmente com vento, as 5,6 primeiras filas também são afetadas.
    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Leorodri, a sensação de impunidade para quem vai à nossa casa prejudicar-nos é gigantesca, a pressão saudavel do futebol é necessária e na nossa casa isso não acontece.
      Em relação as cadeiras até ao relvado poderão fazer com que as pessoas que ficarem nesses lugares não consigam ver nada a não ser que a publicidade seja pintada no chão e deixe de haver os painéis electricos em volta do relvado.

      No que respeita á chuva tens razão, já hoje se apanha chuvas nas primeiras 10 filas.

      SL

      Eliminar
  9. Sem ter em conta questões técnicas e baseando-me apenas na observação, parece-me haver um desnivel de cerca de 1,5 metros entre a bancada e o muro do relvado, o que daria cerca de 30 cm de desnivel entre cada uma das 5 filas, ficando a ultima atras do muro e à altura deste.

    Apenas seria necessário rebaixar os bancos de suplentes ou trazê-los para a bancada como nos estádios ingleses, quanto à publicidade poderia ser instalada mais proximo do muro.
    A grande vantagem é que teriamos um Estádio mais moderno, mais emotivo e menos perigoso para o público.

    Já alguém pensou se um dia houvesse um estado de pânico nas bancadas, como teve em vias de suceder no jogo com os carnidenses, quando da chuva de very lights, as pessoas vão saltar para o fosso?

    É claro que as condições económicas do clube não são propicias para grandes despesas neste momento, mas penso que este é um problema que mais cedo ou mais tarde tem que ser resolvido.

    S.L.

    ResponderEliminar
  10. "Apenas seria necessário rebaixar os bancos de suplentes ou trazê-los para a bancada como nos estádios ingleses, quanto à publicidade poderia ser instalada mais proximo do muro.
    A grande vantagem é que teriamos um Estádio mais moderno, mais emotivo e menos perigoso para o público."

    Gostei desta ideia Leorodri, realmente era capaz de ficar bem porreiro o estádio e com condições bem interessantes.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso julgo que a melhor solução será a que existe no estádio do benfica (desculpem trazer este exemplo). Neste também existe uma distância considerável entre as bancadas e o campo, mas a diferença é que está coberta com relva (acho eu) e não tem fosso. Para mim a solução seria esta, colocar uma cobertura no fosso e cobrir com relva (nem que fosse artificial) essa cobertura.
      Não concordo muito com a ideia de se colocar mais 2,3 ou 4 filas de bancadas pois a visibilidade iria sair prejudicada.

      Eliminar
  11. "Acendeu-se-me" uma luzinha...

    Arranjei "uma solução" para o fosso...:

    E que tal fechamos as portas, encher aquilo de água e montar lá uma exploração de aquacultura...?
    Se alguém cair...vai ao banho...
    Quando o calor aperta...vai ao banho...

    Podemos fazer concursos de pesca desportiva...e fazer uns trocados depois...na venda do peixe...!!
    Aposto que esta é uma ideia pioneira...!!
    Ninguém se lembrou ainda ...nem vai lembrar, é claro...!!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahaha só o Max para ter uma ideia destas...

      abraço e SL

      Eliminar
  12. boas pessoal, tive na ultima ag onde o presidente falou sobre o assunto, para ele a solução é baixar o relvado e completar com bancada mas depois temos um problema de visibilidade na bancada b, ele diz que isto tudo com milhoes se resolve mas nao é uma prioridade nos proximos anos.

    ResponderEliminar
  13. Na verdade não pode ser mesmo uma prioridade dos próximos anos...sendo necessários vários milhões para isso...vamos ter de esperar até nos sair o euromilhões...

    Tantos engenheiros, tantos arquitectos ...tanto "especialista" em obras de grande envergadura...e fazem uma "trampa" daquelas...
    Alguém concerteza deve ter ganho bom dinheiro com "negociatas" que nunca saberemos...mesmo com auditorias...
    Ainda se poderia colocar a toda a volta uma rede, mas isso iria prejudicar a visão das cadeiras nas primeiras filas, para além de ninguém conseguir evitar que houvessem sempre alguns a subir para o topo da rede e ficarem em perigo de cair ao fosso...

    Sl

    ResponderEliminar
  14. E que tal colocar uma estrela no topo do emblema para assim facturar mais 1 milhão ou mais em camisolas, cachecóis e afins, e dessa forma ajudar à colocação de mais 3000 cadeiras por cima de uma placa que seria colocada a tapar o fosso. Essa era a melhor solução porque se rebaixarem o relvado vai prejudicar a viaibilidade na bancada B. Qualquer estádio de um grande clube na Europa tem as bancadas proximas do relvado e não à distãncia a que estão as nossas...Quanto à chuva e ao sol, no antigo estádio ninguém se queixava disso... https://www.facebook.com/joaonuno.ferreira.3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa da estrela no simbolo era uma boa jogada de marketing, muita gente ía querer o emblema com esse up-grade, bem pensado João.

      SL

      Eliminar