Num jogo de elevado grau de dificuldade, o Sporting deslocou-se até à cidade berço para defrontar o Vitória de Guimarães que, em casa, é sempre um adversário muito complicado para qualquer equipa.
O jogo, tal como se esperava, foi muito intenso e bem disputado, mas o Sporting teve sempre um claro ascendente sobre o adversário ao longo dos 90 minutos.
O Sporting foi melhor e isso traduziu-se em mais posse de bola (58% vs 42%), mais remates (14 vs 6) e até mais cantos (9 vs 4), mas, no futebol, para vencer é preciso marcar golos e nesse capítulo Sporting não esteve muito bem. As oportunidades criadas foram suficientes para vencer a partida, mas o jogadores leoninos revelaram-se sempre perdulários no momento de rematar à baliza adversária.
E é esta a imagem com que fico do jogo: um Sporting que conseguiu dominar o adversário num campo difícil, nem sempre jogando muito bem (é certo), mas sempre com a garra e empenho necessário para trazer os 3 pontos para casa. Só que falhou no capítulo final e, para a história, fica um empate sem golos com um sabor amargo que nos deixa com apenas 1 ponto de vantagem sobre o rival que vamos receber em Alvalade no derby de Lisboa.
Sinceramente, a minha confiança na equipa não se alterou depois deste jogo. Não entro em depressões ou crises desnecessárias só porque vamos receber o Benfica com 1 ponto de avanço em vez de 3. A verdade é que continuamos em primeiro lugar e vamos defender essa mesma liderança com a confiança de quem quer vencer e dar um passo importante rumo ao título. Mas são apenas 3 pontos que de nada nos valerão se no jogo seguinte não vencermos o Estoril.
Agora existe um facto ao qual devemos dar muito valor que é a excelente época que estamos a fazer no campeonato.
O Sporting segue na liderança com 59 pontos, fruto de 18 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota. Isto tem que ser realçado para que tudo aquilo que de bom foi feito não seja colocado em causa por um ou outro resultado mesmo positivo.
A título de comparação, nos últimos 4 títulos nacionais que Sporting conquistou, a performance leonina a 10 jornadas do fim era a seguinte:
2001/2012
5 empates e 3 derrotas (19 pontos desperdiçados)
1999/2000
7 empates e 2 derrotas (20 pontos desperdiçados)
1981/1982
5 empates e 0 derrotas (10 pontos desperdiçados)
5 empates e 0 derrotas (10 pontos desperdiçados)
1979/1980
2 empates e 2 derrotas (10 pontos desperdiçados)
2 empates e 2 derrotas (10 pontos desperdiçados)
Na corrente época, o Sporting já desperdiçou 13 pontos, o que nos coloca praticamente ao nível dos títulos da década de 80 e claramente acima do que Augusto Inácio e Lazlo Boloni conseguiram fazer.
Estamos a disputar o título quando, num passado bem recente, estávamos já completamente afastado das contas e a Liga dos Campeões era apenas uma miragem.
Daqui até final, tudo pode correr bem ou correr mal, porque os nossos rivais também estão a fazer um bom campeonato, mas aquilo que já fizemos este ano não pode ser esquecido...
E que não seja pelos adeptos que o sucesso não seja atingido. Por isso, vamos apoiar a equipa mais do que nunca e gritar bem alto o que nos vai na alma:
EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!!!
O que vi ontem foi um Sporting a dominar em todo o terreno, a desperdiçar oportunidades que davam para ganhar três jogos, umas por mérito do guarda-redes da casa, outras por demérito e outras ainda por manifesto azar.
ResponderEliminarEsta equipa joga futebol de qualidade em qualquer campo em portugal e tem sido sempre melhor que os adversários até hoje e penso que continuará a sê-lo, por isso mesmo estou plenamente confiante para o derby de sábado.
Vamos encher Alvalade e apoiar a equipa do primeiro segundo em que entremos nas bancadas para que tenhamos um final de noite excelente.
SPOOOOOOOOORTING!!!